[Resenha] Achados e Perdidos - @editorarecord

postado dia 22 setembro 2016

Titulo Original: Lost & Found
Autora: Brooke Davis
Editora: Record
Ano: 2016
Páginas: 252
Gênero: Literatura Estrangeira,
Comprar: Lojas Americanas, Submarino.

Sinopse: Millie Bird é uma garotinha de apenas 7 anos que já sabe muita coisa. Ela já descobriu que todos nós um dia vamos morrer. Em seu Livro das Coisas Mortas, ela registra tudo o que não existe mais. No número 28 ela escreveu “Meu Pai". Millie descobriu também, da pior forma possível, que um dia as pessoas simplesmente vão embora, pois a mãe dela, abalada com a morte do marido, a abandona numa grande loja de departamentos. Ela só não está triste porque conheceu Karl, o Digitador, um senhor de 87 anos que costumava digitar com os próprios dedos frases românticas na pele macia de sua mulher. Mas, agora que ela se foi, ele digita as palavras no ar enquanto fala. Ele foi colocado pelo filho em uma casa de repouso, porém, em um momento de clareza e êxtase, ele escapa, tornando-se então um fugitivo. Agatha Pantha é uma senhora de 82 anos que mora na casa em frente à de Millie e que não sai mais, nem conversa com ninguém, há sete anos. Desde que o marido morreu, ela passou a viver num mundinho só dela. Agatha preenche o silêncio gritando, pela janela, com as pessoas que passam na rua, assistindo à estática na televisão e anotando em seu diário tudo o que faz. Mas, quando descobre que a mãe de Millie desapareceu, ela decide que vai ajudar a menina a encontrá-la. Então, a adorável garotinha, o velhinho aventureiro e a senhorinha rabugenta partem em uma busca repleta de confusões e ensinamentos, que vai revelar muito mais do que eles imaginam encontrar. (SKOOB)

Hello people! Feliz Primavera! ♥

Hoje resenho para vocês o livro 'Achados e Perdidos' da autora Brooke Davis que foi lançado em uma edição fofa pela Editora Record, livro o qual em primeiro contato me conquistou pela capa e depois pela profundidade da estória. Não sai daí não, vamos à resenha! =)


Conheçam Millie Bird, uma garotinha esperta por de mais de apenas 7 anos. Mesmo sendo uma criança, Millie trata certos assuntos da vida com mais maturidade do que os adultos, quando não entende algo ela questiona, argumenta, questiona novamente até chegar em uma resposta que lhe pareça correta. Ela mora com seus pais que não dão muita atenção à ela, ou até mesmo não são pacientes o suficiente para responder as inúmeras perguntas da filha.

As pessoas tem costume de colecionar algo, Millie coleciona coisas mortas e as detalha em seu ''Livro das Coisas Mortas'', ela sabe sobre e trata com normalidade o fato de que todos nós vamos morrer um dia; mas o animais, as plantas e as coisas também, por isso não só as pessoas merecem cuidado e atenção quando esse momento chegar, tudo deve ser igual. 

Vítima de um câncer, o pai de Millie acaba falecendo e no número 28 do seu livro ela escreveu em grandes letras MEU PAI!' O tamanho das letras deveriam fazer jus ao sentimento de tristeza que sentia, uma pena as folhas do livro não serem do tamanho de uma cartolina. Como manda a 'tradição', após a morte de seu pai, a casa de Millie virou 'ponto de encontro' dos vizinhos que vinham com bandejas e travesas de comida para dizer um simples: -  ''Sinto muito pela sua perda''; afinal de contas oque é que se diz para alguém que acabou de perder uma pessoa querida? Essa pergunta era uma das mais frequentes que nossa garotinha fazia e com o tempo ela aprendeu que as pessoas simplesmente dizem isso...


Com o intuito de não se abalar profundamente, a mãe de Millie a leva para uma loja de departamentos dando a desculpa de que iria comprar algumas calcinhas e pediu para a filha ficar esperando em determinado local, se passa 1 hora, 2, 3, a primeira noite, a segunda noite e Millie ainda está a espera de sua mãe e nada. Logo se entende que tudo estava planejado, a mãe da garota ficou extremamente abalada e sem rumo após a morte do marido. Sendo assim ela colocou comida e bebida na mochila da filha a levou até uma loja e simplesmente a deixou lá e fugiu, como se 'livrar' da filha poderia amenizar o seu sofrimento.

Com toda sua inocência de criança, mesmo estando há 2 dias esperando sua mãe voltar do provador, Millie não faz ideia de que fora abandona. Eis que a partir daqui conhecemos 2 personagens com características marcantes: Karl, o digitador e Agatha Pantha, ambos assim como Millie passaram por perdas em suas vidas, hoje estão idosos e sabem bem o quão avassaladora uma perda pode ser, pois as que sofreram mudaram suas vidas.


Uma longa narrativa se passa e Agatha resolve ajudar Millie ir até sua mãe, mesmo não tendo certeza de onde ela está, nesse momento descobrimos detalhes sobre os personagens e estória em geral que particularmente me surpreendeu e me deixou perguntando: ''Como é que a autora pensou nisso?' ♥

Sem sombra de dúvida recomendo esse livro para todo o universo literário! A técnica de escrita de Brooke Davis é admirável, o cuidado que ela teve com cada um dos personagens e com os detalhes que ajudam no desenrolar da narrativa me lembrou muito a escrita de R.J Palacio, autora de 'Extraordinário, Auggie & Eu', mesmo que os livros sejam completamente diferentes.

O tema central é inteligente e profundo, todos nós de fato passamos e/ou passaremos por algum tipo de perda em nossas vidas, aqui acompanhamos uma criança de apenas 7 anos passando por várias delas, é difícil não se emocionar.

NOTA:

Brooke Davis é uma romancista e autora do romance best-seller Achados e Perdidos sua primeira obra do gênero que fez parte de seu doutorado na Curtin University. Assim que foi lançado, tornou-se rapidamente um best-seller na Australia, entrou na lista de mais vendidos em diversos países, ganhou inúmeros prêmios e teve os direitos de publicação vendidos para 26 países.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Já vi muita gente falando desse livro, mas não consigo me animar para ler ele :/

    ResponderExcluir
  2. Não tinha dado muita moral pra ele quando vi, mas até que a resenha me deixou curiosa agora. Acho que pode ser um livro bem bonito e sensível. E o foco na garota deixa tudo mais leve, de certa forma, mesmo não sendo nem um pouco leve tudo com o que ela tem de lidar e sendo tão jovem.
    O que a autora fez e como lidou com a história é que me deixou curiosa. Será que surpreende mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Cristiane, esse é um dos livros mais controversos para com o público que já vi. 50% curte, 50% nem tanto, então espero que goste e aproveite caso o leia :)

      Excluir
  3. Oi, Lucas!!
    O livro é bem interessante é já varias pessoas falando desse livro, a maioria das resenhas que li foram bem positivas. Acho que a leitura desse livro vai ser muito instigante!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii Lucas! Esse livro tá lindo, emocionante...É a segunda resenha que leio dle, e pra ser sincera, me fez ainda mais curiosa pra ler...Qro mto conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas,
    Esse livro também me conquistou pela capa e fico animada em saber que tem uma história profunda e tocante nessas páginas. Estou com tantas expectativas com o livro, pois a sinopse fez com que eu acreditasse que teria uma bela história repleta de ensinamentos e lições. Adoro livros narradas sobre a perspectiva de uma criança, a inocência desses personagens toca o leitor de um jeito, sempre me emociono com livros nesse estilo. Parabéns pela resenha, fiquei bem empolgada de ler esse livro ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul! Micheli, lendo seu comentário arrisco dizer que será uma ótima leitura para você. Aproveite ♥

      Excluir
  6. Oi, Lucas.
    Suas resenhas são sempre muito bem elaboradas e motivadoras! Tenho encontrado resenhas positivas e outras nem tanto, sobre a obra. Mas se tiver oportunidade, vou conferir e tirar minhas próprias conclusões. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! ♥

      Não se esqueça de voltar aqui para debatermos sobre ;)

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!