Titulo Original: Autumn Falls
Série: Livro #01
Autora: Bella Thorne
Editora: Fundamento
Ano: 2016
Páginas: 176
Gênero: Literatura Juvenil, Literatura Infanto-juvenil 
Sinopse: Com cabelos vermelhos vibrantes, uma certa tendência ao desastre e a condição de aluna nova, Autumn Falls está bem longe de passar despercebida na escola. Por sorte, ela logo encontra boas amizades em Aventura High. Mas, por azar, acaba ficando no caminho de Marina Tresca, a “rainha” da escola, e se envolvendo com o doce e engraçado Sean, que – azar, de novo! – faz parte da turma dos descolados e populares. Em pouco tempo, a reputação e vida amorosa de Autumn ficam ameaçadas. É um pesadelo! Autumn acha que atingiu o fundo do poço quando sua avó lhe entrega um presente muito especial: um diário que pertenceu ao pai da menina, que tinha falecido em um acidente há pouco tempo. Mas, à medida que Autumn desabafa sobre seus problemas naquelas páginas, seus desejos mais secretos começam a virar realidade. Será magia? Ou apenas coincidência? Será que o diário pode solucionar todos os problemas dela? O livro de estreia da atriz Bella Thorne traz vários elementos de sua vida pessoal, acompanhados de magia, romance e diversão, mas também trata de assuntos sérios, como bullying, perdas e como os adolescentes tentam descobrir quem realmente são. (SKOOB)

Se um dia eu fosse escrever um livro, com certeza traria nele elementos da minha vida pessoal, que tem uma boa bagagem de drama diga-se de passagem. Isso foi exatamente o que Bella Thorne fez com seu livro de estréia, mas sem esquecer de acrescentar uma boa dose de magia, romance e diversão.


Em 'Temporada de Mudanças' conhecemos Autumn Falls, uma adolescente que está tendo que lidar com a morte do pai, a mudança de cidade e colégio, além do drama de ter que se descobrir em meio a tantos problemas.

Por mais que algumas pessoas na escola nova tenham sido bem receptivas, sem querer Autumn pisou feio no calo de Marina Tresca, a garota mais popular e bajulada do colégio, ao se envolver com o sonho de consumo Sean. Daí por diante ela começa a enfrentar constantes ataques de bullying, e mesmo sabendo que Tresca é a responsável por todos eles, o fato de não haver provas faz com que a diretoria da Aventura High não possa tomar as devidas providencias.


Em meio aos acontecimentos ela recebe um diário de sua avó, que no momento se encontra em uma casa de repouso e não tem uma mente tão instável. A avó de Autumn lhe explica que o tal diário concede desejos - ideia da qual só poderia ter saído de uma mente alucinada - mas ao mencionar seu antigo dono, Autumn decide aceita-lo e assim ter uma recordação do pai falecido recentemente.
Nele a garota passou a escrever de uma forma em que estivesse conversando com o próprio pai, e sem se dar conta passou a mencionar seus mais profundos desejos, que coincidentemente ou não, começaram a ser realizados. Seria um diário magico mesmo possível ou o que Autumn vem desejando já estava prestes a acontecer??

Quem me conhece sabe que eu amo o Disney Channel, e pra quem não sabe Bella Thorne é uma atriz da Disney. Além de atuar ela ainda canta e dança, e agora acabei de descobrir mais uma de suas qualidades: a ruivinha escreve muito bem! É o tipo de escrita que conversa perfeitamente com o seu publico alvo, capaz de fazer o leitor rir, se identificar e se emocionar em diversas situações.


A personagem principal recebeu não só características físicas da autora como também de sua vida pessoal, assim como Bella Thorne, a protagonista enfrenta assuntos sérios como dislexia, bullying e a morte do pai. No entanto, com um 'pezinho' no mundo mágico de Disney, era de se imaginar que a autora conseguiria conduzir com muita maestria a parte mágica e romântica da história. Ter um diário que realiza desejos em meio a um enredo repleto de coisas reais, não pareceu em nenhum momento algo fora do lugar, pelo contrário, só fez do livro algo impossível de se largar.

Os personagens secundários são tão apaixonantes quanto os principais, e a leitura é capaz de fazer o leitor refletir na própria vida, e o quanto cabe só a nós sermos diferentes daqueles que nos faz algum tipo de mal. Pois as vezes condenamos uma atitude alheia enquanto basta termos uma oportunidade para revidar este ato, fazendo algo semelhante ou as vezes até pior. Neste livro Bella Thorne mostrou que o ser humano é sim cheio de falhas, principalmente quando se é tão jovem, mas que mesmo assim ainda podemos nos conscientizar e corrigir nossos erros, buscando sempre ser alguém melhor, fonte de luz e esperança em um mundo tão errado.


'Temporada de Mudanças' é o primeiro livro de uma série que veio para fazer melhor os dias daqueles jovens que ainda passam pelo ensino médio. É um livro indicado para seu publico alvo, mas capaz de agradar todos os adultos que já passaram por mudanças, percas, distúrbios de aprendizagem entre outros dramas comuns dessa fase da vida, que naquele momento parecia ser o maior problema do planeta terra. Você com certeza vai se identificar, se divertir e amar cada pedacinho dessa história.

NOTA:

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Participando!
    Samira Alves
    saa.alvs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve enviar os dados no post de top comentarista ;)

      Excluir
  2. Nossa Thais, que livro perfeito! Eu qro! Eu preciso ler pra me dar uma inspiração á mais na minha mudança! Preciso e mto!!
    Anotadinho na listinha dos desejados que não para de crescer!
    Eu amei sua resenha!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Aline! Vai se mudar ou já mudou?
      É complicado né, eu tbm passei por isso quando tinha 14 anos, não é fácil.

      xoxo

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!