Titulo Original: The Impossible Lives of Greta Wells
Autor: Andrew Sean Greer
Editora: Grupo Pensamento / Jangada
Ano: 2016
Páginas: 256
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Comprar: Submarino, Americanas
Sinopse: Durante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar? (SKOOB)
Nesse livro somos apresentados à Greta Wells, uma mulher de 31 que tem seu irmão gêmeo Felix como seu fiel confidente. Apesar de serem gêmeos, Felix era quem aparentava ter mais idade e Greta se 'divertia' com isso. Certa noite enquanto caminhavam com o cachorro na neve, o casal de irmãos foram surpreendidos por uma senhora histérica que 'ordenou' para que saíssem dali com o cachorro, Greta assentiu e Felix como era de seu feitio faria o mesmo, mas não. Ele concordou em retirar-se de lá, mas antes encarou a senhora e perguntou: ''Quando era garotinha, era nessa mulher que desejava se tornar?'' a partir daí, essa frase passar ter 'peso' na estória.
O destino resolvera pregar um 'peça' em Greta, que agora está passando por um momento nada fácil em sua vida. Seu irmão Felix morrera devido complicações em seu estado de saúde, parte de Greta parecia ter sido arrancada de sua essência e enterrada junto com o irmão. Greta mantinha um relacionamento com Nathan, homem o qual a ajudou muito durante período em que estiveram juntos, principalmente durante as complicações no estado de saúde de Felix, por mais que tudo parecia estar bem entre eles, Nathan desiste da relação e a abandona, causando-lhe traumas tão profundos quanto os que a morte do irmão fez.
Em busca de superar e até mesmo buscar forças para passar por essa fase de turbulências emocionais de sua vida, Greta decide buscar ajuda de um psicólogo pois acredita que uma boa sessão com especialista resolveria se não por completo, boa parte de seu problemas. Porém o tratamento proposto e executado pelo psicólogo não surge o efeito esperado, na verdade não surge efeito algum, sendo assim ele a encaminha para um psiquiatra que logo de cara diz ter o tratamento ideal para ajudá-la.
Eletrochoques, ou melhor, eletroconvulsivante como é chamado, fariam com que Greta fosse aos poucos relaxando e voltando a seu estado emocional normal. Antes de iniciar o tratamento o psiquiatra a informou que alguns efeitos poderiam surgir após dado início as sessões, mas que os mesmo seriam inofensivos. De fato Greta passa ter 'reações' ao eletroconvulsivante, porém as mesmas não são as quais o psiquiatra esperava.
Como resultado do tratamento, Greta passou a vivenciar inúmeras versões de sua vida, mas em tempos diferentes, 1918, 1941 e 1985 e em cada uma delas nossa protagonista passara por algum tipo de perda, tendo isso como reflexo de sua vida 'real'. Os eletroconvulsivante nunca tinham causado tais reações, para não ser tachada como louca, Greta engata por si só uma luta para entender oque está acontecendo, e é nessa busca por respostas que o leitor é absorvido e puxado para dentro da narrativa.
Primeiro livro que li do autor Andrew e confesso que não me arrependo. O foco central da estória é algo super criativo, nunca tinha lido ou até mesmo nunca soube sobre outros livros que abordem temas similares. Este livro serviu como uma espécie de desafio para mim, pois o mesmo demorou um pouquinho para chegar em minhas mãos, mas quando de fato o recebi fui correndo ler, porém confesso que não esperava que a leitura fluísse tão naturalmente. Este livro me instigou de tal forma que estou sentindo uma leve necessidade de ler outras obras do autor, farei assim que tiver a oportunidade. Se você busca uma estória original e envolvente, sem ligação alguma com demais obras literárias, este livro é o ideal. 'As Vidas Impossíveis de Greta Wells' recomendo!
Andrew Sean Greer é autor best-seller de cinco livros de ficção, incluindo The Confessions of Max Tivoli, considerado o melhor livro de 2004 pelos jornais Chicago Tribune e San Francisco Chronicle. Greer é ganhador de dois conceituados prêmios: California Book Award e o New York Public Library Young Lions Award. Ele mora em São Francisco. As Vidas Impossíveis de Greta Wells é o seu quinto livro.
See you soon, Lucas!
Oii Lucas! Adorei sua resenha, fazia tempo que estava aguardando resenhas desse livro, e claro, me surpreendi com a obra...Gostei mto do enredo tbm! Qro ler!
ResponderExcluirBjs!
Oee, Aline!
ExcluirFico feliz que tenha gostado :) vale super a pena, deixe-se envolver pela narrativa e quando perceber já estará finalizando hahaha