Título Original: Social Media Monsters: Internet Killers
Autores: R.J Parker e J.J Slate
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Páginas: 272
Gênero: Investigação, Criminologia, Psicologia
Comprar: Americanas, Submarino, Saraiva, Shoptime

Sinopse: Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um livro assustadoramente verdadeiro. Seus autores, R. J. Parker e J. J. Slate, reúnem alguns dos casos mais angustiantes de criminosos que usaram as redes sociais para se aproximar de suas vítimas. Stalkers, predadores sexuais, assassinos, canibais, torturadores. A lista, infelizmente, não é pequena. E novas solicitações de amizade continuam chegando a cada dia. Parker e Slate deixam claro que esse não é um fenômeno novo. Muito antes da internet, criminosos usavam classificados de jornal para descobrir e atrair suas presas. Mas o anonimato da web permite que cada vez mais lobos usem roupas de cordeiro nas suas fotos de perfil. Mas existe luz no fim do túnel. Analisando mais de trinta casos famosos, os autores demonstram como as forças da lei estão usando, com sucesso, as novas ferramentas de comunicação para investigar e prender foras da lei e desmantelar quadrilhas. E ainda ensinam dicas de segurança. Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um alerta para todos nós, que passamos tanto tempo conectados. (SKOOB).

Há um tempo atrás a editora DarkSide em parceria com o Submarino, promoveram uma super promoção em que 'casaram' os livros, se lembra? Eu até fiz um post aqui no blog sobre, e claro que sendo um grande fã da editora, eu não poderia deixar de aproveitar. Sempre tive grande interesse para assuntos voltados à criminologia, psicologia jurídica e comportamento humano, me lembro que nos tempos de colégio quando os professores vinham com aquela velha pergunta: ''O que você quer ser quando crescer?''; eu respondia que queria trabalhar com essas áreas, hoje, esse desejo continua tão forte como nunca.


Não sei se vocês sabem, mas a editora DarkSide possuí uma coleção de livros que abordam esses temas, Crime Scene como é chamada, apresenta ao leitor obras sobre crimes que aconteceram na vida real, sobre serial killers que apesar de serem quem são se tornaram 'famosos' pelas barbaridades que cometeram e também sobre assassinatos em série. Este livro que resenho hoje, estava incluso na promoção promovida tempos atrás, havia um bom tempo que eu 'o namorava' e resolvi comprá-lo de uma vez, e com toda convicção digo a vocês, não me arrependo.

Em Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais o leitor entra no mundo e na mente dos psicopatas que cometeram crimes bárbaros por intermédio da Internet. O livro começa com um quote fantástico que dá tapas na cara do leitor logo na primeira página:
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
- Albert Einstein
Além de relatar os crimes bárbaros cometidos por esses serial killers, o livro em si serve como um grande alerta àqueles que compartilham todos os detalhes de suas vidas pessoais nas redes sociais, onde geralmente se sentem livres e seguros e devido a isso se sentem à vontade para compartilhar tudo e mais um pouco.


Nunca se sabe quem é a pessoa que está do outro lado da tela do computador, os criminosos citados no livro usaram a internet para 'caçar' suas vítimas, em grande parte detinham o site americano Craiglist como uma ferramente de caça. Para quem não conhece, este é um site gratuito onde as pessoas podem publicar anúncios de emprego, oferecer serviços etc. Além de sites de anúncios os criminosos também passaram a usar as redes sociais como intermediação entre eles e suas vítimas, onde fingiam ser anjos caídos na terra de tão bondosos que aparentavam ser através das telas de computador e celular. 

Três dos casos apresentados no livro me chamaram mais a atenção devido tamanha barbaridade dos fatos, sendo eles:
  • Thomas Montgomery - Um estranho Triângulo Amoroso
  • John Edward Robinson - ''O primeiro Serial Killer da Internet''
  • Lisa M. Montgomery - Fixação por Gravidez

A leitura serviu como um material complementar de estudo para mim, pois como citei no início do post, esta é uma área que chama muito minha atenção, área a qual irei começar minha graduação no próximo ano. O livro é explicitamente PROIBIDO para menores de 18 por seu conteúdo extremamente violento, se você é maior de idade e assim como eu se interessa por esses assuntos, lhe recomendo a leitura deste, minhas expectativas em relação ao livro foram todas supridas, creio que você não irá se arrepender de lê-lo.
NOTA:

RJ PARKER é formado pelo Canadian Institute of Management. Autor premiado e best-seller de livros sobre crimes reais, especialista em serial killers. Já escreveu 15 livros sobre o assunto, publicados em mais de 80 países. Sua editora, a RJ Parker Publishing, Inc., publica diversos autores e livros sobre o tema.
JJ SLATE nasceu em Massachusetts e sempre foi fascinada por histórias de crimes reais. Seu primeiro livro sobre o tema, Missing Wives, Missing Lives (2014), compila casos reais de esposas desaparecidas. Social Killers, escrito com RJ Parker, destaca casos de assassinos que utilizaram as redes sociais para localizar e atrair suas vítimas.
See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Eu gosto desse tipo de livro, porém o que me falta é coragem de ler e me aprofundar na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é preciso ter mente forte para lê-lo.

      Excluir
  2. Oie!! Gostei mto do livro, me prendeu atenção já na capa, lendo a resenha, fiquei morrendo de curiosidade pra ler todo o conteúdo, parece ser mto booom msm! É extenso mas vale a pena!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. UAU me interessei bastante pelo livro, por ser da área de informática e por ter um leve interesse por histórias deste tipo, irei adicionar o mesmo em minha lista de leituras! Ótima resenha, bjss
    http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então você irá adorar Nicole! Depois me conte oque achou ;)

      Excluir
  4. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Adorei o livro American Crime Story. Traz um relato completo sobre o caso do O. J. Simpson. Também quero ler os livros da Ilana Casoy ♥
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ben, como vai?

      No momento estou lendo o novo livro da Ilana 'Casos de Família'; essa mulher é incrível!

      Quando ler 'Social Killers' volte por aqui para debatermos sobre, caso queira!

      Abraços!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!