Titulo Original: Confusões de um Garoto
Autora: Patrícia Barboza
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 168
Gênero: Ficção Juvenil Brasileira
Comprar: Americanas, Submarino.
Sinopse: Conheça Zeca nesta divertida história sobre as confusões de um adolescente. Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca... Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele? E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela? Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos. (SKOOB)
Pensem em uma história onde narra-se a vida de uma jovem que assim como o maioria dos adolescentes, passa por autos e baixos durante sua transição da adolescência para a 'maturidade', uma jovem que está no 9º ano e que aos poucos passa a perceber que seu corpo e seus atos tais como pensamentos e vontades estão mudando; agora transforme essa jovem em um garoto, transformou? Pois bem a seguir, vou apresentar vocês ao Zeca.
Que introdução maluca né hahaha mas é aí que está o ponto alto do livro. Pode ser que assim como eu, muito de vocês leitores estejam acostumados a ler ou ver livros sobre adolescentes onde a narrativa é centralizada na menina, por exemplo os livros do gênero ''Chick Lit'', nessas estórias o leitor é envolvido por todos os tramas que a jovem menina passa, por exemplo: espinhas, namorados, amigas e falsianes, mas e se o ''jogo'' virasse e surgisse um ''Chick Lit Masculino'' o que será que isso iria dar? Será que a transição da puberdade de um garoto faz com que ele crie dramas, assim como as meninas? A resposta é sim, e é isso que a autora Patrícia Baboza nos apresenta no livro ''Confusões de um Garoto''.
Achei de tamanha inteligência e criatividade da autora escrever um livro com essa abordagem de tema, como comentei acima, durante toda minha vida (calma, não tenho 70 e tantos anos haha), me acostumei a conhecer livros com temas voltados aos adolescentes onde a vida da garota era o foco central, não sei se existem outros livros que inverteram os papéis, este foi o primeiro que li e confesso a vocês que simplesmente adorei ler! Me reconheci no livro em diversas passagens pois também fui um adolescente um dia e sei o quão dramática a passagem pela puberdade de um garoto é, diferentemente do que muitos podem pensar nós homens também temos nossos momentos de fazer birra hahaha enfim, ainda sobre o livro é super válido comentar que as técnicas de escrita da Patrícia são admiráveis, em nenhum momento durante a leitura me senti cansado, muito pelo contrário eu devorei o livro e fiquem querendo bis. Sem sombras de dúvidas recomendo para todos os tipos de leitores, mesmo se você já passou desse época garanto que o livro te causará muitas lembranças. Sem dúvidas valerá a pena conhecer um pouquinho mais do universo adolescente dos meninos. Sem mais delongas, vamos à resenha ;)
Zeca é um garoto de 14 anos que vive com sua mãe e duas irmãs gêmeas, os pais dele são separados, tiveram uma linda união enquanto durou, certo dia amigavelmente decidiram se afastar um do outro. Como é de se esperar, o divórcio dos pais mexeu muito com as crianças, digo adolescentes pois as irmãs de Zeca são apenas dois anos mais novas que ele; viver em uma casa com 3 mulheres não é nada fácil para o nosso protagonista, ver pelos cômodos revistas de moda e decoração, maquiagens e outros artifícios femininos o constrangia de certa forma, o divórcio afetou em maior parte o Zeca, logo que a falta da presença masculina de seu pai na casa o deixa um tanto triste.
Zeca está prestes a entrar no 9º ano e estuda junto com sua melhor amiga de infância, Julia. Os dois se conheceram quando ele e sua família se mudaram para o aparatamento em que vivem, anos atrás, desde então fazem tudo juntos pois sempre estudarão na mesma sala. As férias de verão chegaram e se foram, durante esse período Zeca passou por algumas transformações, ele cresceu e muuito, aparentemente estava mais fortinho e sua voz havia ficado mais grave, mas não foram só transformações físicas, o modo de pensar de Zeca havia mudado também, de repente ele percebeu que não era mais criança e que algo de diferente estava acontecendo com ele, resumidamente ele não estava se reconhecendo. Durante as férias Zeca ficou um pouco ''ranzinza'' com sua mãe e irmãs, nem mesmo ele sabia o porque de estar agindo assim, talvez estivesse sentindo falta da sua melhor amiga que fora para o sítio dos avós em Minas Gerais; Julia praticamente sumiu da face da terra durante nas férias, não postava nada nas redes sociais, não respondia mensagens e afins, e isso incomodava Zeca, e por se incomodar tanto ele notou que ultimamente vinha pensando de mais em Julia, o que não costumava fazer.
Quando Julia retornou das férias, tanto ela quanto Zeca se surpreenderam um com o outro, ambos haviam mudado muito nesse período que não se viram. Ao abraçá-la Zeca ficou 'doidão' com o seu perfume haha. Ele precisava entender o que estava acontecendo consigo e com a ajuda de seu pai passaria a encontrar respostas, mal sabia ele que sua melhor amiga também vinha passando pelas mesmas mudanças e muito menos podia esperar que juntos, eles se descobririam ainda mais.
Patrícia Barboza é autora da série ''As Mais'' - que narra o dia a dia e as aventuras de quatro amigas, e do livro ''A consultora Teen''. Carioca, Patrícia música, pizza, chocolate, internet e é viciada em séries de TV. É formada em produção editorial e especializada em literatura infanto juvenil. É palestrante e coordenadora do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler.
See you soon, Lucas!
O livro parece ótimo e eu não li nenhum livro voltado para o universo dos meninos, muito bom perceber que os meninos podem ler e se identificar com uma leitura voltada para eles e também as meninas podem ver que não são só elas que tem dificuldades nessa fase.
ResponderExcluirSuper recomendo ;)
Excluiro livro parece ser muito bom .
ResponderExcluir-wesllya prado.
É sim Wesllya. Quando tiver a oportunidade leia, não vai se arrepender :)
Excluiro livro parece ser muito bom .
ResponderExcluir-wesllya prado.
É sim Wesllya. Quando tiver a oportunidade leia, não vai se arrepender :)
ExcluirOii Lucas!!
ResponderExcluirAmeei o livro! Enredo mto bom msm!
Penso q mtos garotos se identificam com Zeca e suas aventuras!
Bjs!
Sem dúvidas, Aline hahaha Quando tiver a oportunidade leia, não vai se arrepender :)
ExcluirOi Lucas, desde o dia em que eu vi esse livro pela primeira vez eu fiquei com vontade de ler, me parece ser um livro bem diferente, o que só aguça minha curiosidade. Adorei sua resenha, sobre esse livro, foi a melhor que eu vi até agora.
ResponderExcluirBeijos
Quanto Mais Livros Melhor
Uhuuuul, tão saber que as resenhas surgem esse efeito positivo nos leitores ♥
ExcluirPriscila, assim que puder, leia. É super envolvente :)
Que bacana, adorei! A resenha, as fotos, o entusiasmo dos comentários do Lucas. Obrigada pelo carinho. Sucesso ao blog! Beijos enormes!
ResponderExcluirEu que agradeço por todo seu carinho aos fãs! Simplesmente amei conhecer o seu trabalho e vou logo dizendo que quero maaaais! ♥♥♥
ExcluirEu que agradeço por todo seu carinho aos fãs! Simplesmente amei conhecer o seu trabalho e vou logo dizendo que quero maaaais! ♥♥♥
ExcluirGostei de um Chick Lit Masculino, até porque não só as meninas tem seus dramas ao passar pela puberdade, e deve ser igualmente divertida acompanhar as confusões de Zeca, quero muito ler, a capa chama a atenção
ResponderExcluirQue bom que gostou Maria :) é um livro super envolvendo, sem dúvida alguma lhe recomendo =)
ExcluirPs: Essa capa está fantásticaaaa!