Titulo Original: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Ano: 2016
Páginas: 352
Gênero: Ficção Juvenil Brasileira
Comprar: Submarino, Saraiva, Americanas, Extra, Shoptime, Ponto Frio, Casas Bahia
Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares. (SKOOB)
O Bruno Miranda foi um dos primeiro blogueiros literários que conheci na internet, eu sempre gostei de assistir seus vídeos cheios de humor, e quando soube do livro fiquei super ansiosa para ver o que ele iria aprontar. Então hoje venho contar para vocês o que achei de 'Azeitona'.
Tudo começa com Ian na sala de espera de um hospital sendo convidado para participar do Novos Pais, um reality show que acompanha a trajetória de pais adolescentes. No entanto tudo não passava de um grande engano, Ian só estava ali acompanhando a irmã grávida em uma consulta, mas o cachê oferecido pelo programa era tão alto, capaz de resolver todos os seus problemas, que o garoto não pensou duas vezes antes de aceitar e embarcar na confusão de que ele estava ali com sua namorada grávida.
A vida de Ian nunca foi muito fácil, sem pai e sem mãe, ele foi criado desde pequeno pela irmã Iris, que sempre batalhou para manter a casa e ao mesmo tempo seguir com os estudos. Agora prestes a se formar, a garota descobre que tem um bebê a caminho, e Ian não quer ser mais um fardo na vida dela, ele quer poder ajuda-la a dar uma vida melhor ao sobrinho, por isso coloca em prática o seu plano de participar desse reality show. O único problema é que ele não tem uma namorada, muito menos uma namorada grávida, e ao ter que dar o nome da mãe de seu filho na inscrição do programa, só lhe vem a cabeça a colega de classe Emília. Daí por diante os problemas de Ian só estão começando, ele agora terá que convencer uma menina da qual mal trocava meia duzia de palavras, a enganar não só seus amigos e familiares como também o país inteiro.
Com uma narração em terceira pessoa, Bruno Miranda abriu espaço não só para o drama familiar de Ian, como também para o de vários outros personagens dessa história, o que de certa forma enriqueceu o enredo do livro. Enquanto o leitor se diverte com as trapalhadas de Ian e Emília para sustentar uma mentira tão cabeluda, os problemas dos outros adolescentes dessa história vão ganhando foco também e nos fazendo envolver com cada um deles.
Minha relação com os personagens foram do amor ao ódio em vários momentos, inclusive tive vontade de esganar Emília algumas vezes, mas no fim tudo acabou no seu devido lugar, eu realmente adorei o desfecho que o Bruno deu a essa história, eu mesma não faria diferente.
Com certeza é o tipo de leitura que indico para todo adolescente pois é impossível não se identificar dentre aos vários dramas familiares que temos aqui, sem falar que é uma romance divertido, que além de trazer assuntos importantes ainda é capaz de arrancar boas risadas e até algumas lágrimas dos leitores. Eu admito que chorei na reta final da leitura, e que passei a me envolver mais com a história e seus personagens da metade do livro em diante, mas em nenhum momento foi algo arrastado ou que eu cogitei desistir, pelo contrário, a narração do Bruno veio cheia de referências e eu sempre estava dando risada de um desvaneio ou outro de seus personagens.
PS: Existe uma razão do livro se chamar 'Azeitona', mas você vai ter que ler para descobrir! Os agradecimentos do Bruno no fim do livro me fizeram rir, foi o Bruno sendo Bruno! E preciso ressaltar que essa capa está M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, a Editora Planeta caprichou bastante na edição, amei!
NOTA:

Bruno Miranda nasceu em 23 de novembro de 1996 em Içara (SC) e estreou como booktuber em 2012, com o canal Minha Estante, que se tornou referência do gênero. Em 2015, passou a se dedicar exclusivamente ao canal de humor sobre cotidiano e cultura pop Bubarim, que hoje tem mais de 100 mil inscritos, e no qual pôde juntar suas paixões: atuar e escrever roteiros. Azeitona é seu primeiro romance.
Por acompanhar esse universo Booktuber eu pirei quando soube desse lançamento, mas infelizmente ainda não consegui ler, gostei da premissa do livro, Bruno foi muito criativo e tenho certeza que terá um bom desenvolvimento, e alem de tudo mostrar sobre o relacionamento fiel de dois irmãos, agora fiquei curiosa para saber sobre o significado do título, e vou ler para descobrir
ResponderExcluirRealmente Ma, a premissa do livro foi algo inovador, o Bruno arrasou na criatividade com esse tema!
ExcluirDepois que vc conseguir ler vem me falar o que achou ;)
xoxo
Sua resenha do livro me deixou curiosa e quando a estava lendo e também quando ouvir outras resenhas a respeito do livro fiquei me perguntando o porquê do nome Azeitona, acho que terei de ler para descobrir e acredito que gostarei do livro.
ResponderExcluirHahaha ... tem um vídeo no canal do Bruno que ele explica o motivo. Pode soar um pouco como spoiler para algumas pessoas, mas eu assisti esse vídeo mesmo sabendo que ele ia dar esse spoiler pq queria entender (hahaha). Na minha resenha eu preferi não escrever pq nem todo mun do gosta de tanto detalhe antes de ler o livro né.
ExcluirOii Thais! Assim não vale, qro saber o motivo!Contaaaaa contaaaaa!!! :)
ResponderExcluirAmeeeei sua resenha! O livro parece ser bem divertido e interessante, em alguns pontos me identifiquei tbm com Ian, espero conseguir ler e descobriu então o motivo do título ser Azeitona!
Bjs!
Acompanho o canal do Bruno e se ele trouxe metade do humor que ele usa nos vídeos para o livro aposto que deve ser uma leitura divertida. Fiquei curiosa pela partes emocionantes da história.
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
Oi Thais, eu adoro o Bruno, ele é único kkkkk Me divirto só de lembrar dos vídeos dele. Espero que eu goste do livro também. Quero ler o mais rápido possível.
ResponderExcluirBeijos
Quanto Mais Livros Melhor
não tinha ouvido falar sobre ele ,fiquei curiosa pra saber mais e suas fotos ficaram muito boas.
ResponderExcluirnão tinha ouvido falar sobre ele ,fiquei curiosa pra saber mais e suas fotos ficaram muito boas.
ResponderExcluir