Título Original: Os Bons Suicidas
Autora: Toni Hill
Editora: Tordesilhas
Ano: 2014
Páginas: 392
Gênero: Investigação, Drama, Romance Policial
Comprar: Americanas, Submarino

Sinopse: Noite de Reis, 2011. No meio da madrugada, o inspetor Héctor Salgado recebe um telefonema: a secretária do diretor-geral de uma conhecida fábrica de cosméticos de Barcelona se jogara nos trilhos do metrô. Com a investigação em curso, Salgado vai descobrindo por trás desse suicídio a complexa e perigosa rede de mentiras que envolve um grupo de funcionários da empresa. Segundo volume da série que se iniciou com a publicação de O verão das bonecas mortas, Os bons suicidas não decepcionará os leitores que se encantaram com o ritmo ágil e a escrita elegante de Toni Hill – e também com sua capacidade de criar finais desconcertantes. (SKOOB)
Olá pessoas, semana passada resenhei para vocês o livro "O Verão das Bonecas Mortas", primeiro livro de uma trilogia do autor Toni Hill, ainda não viu a resenha? Então clique aqui, para ser redirecionado para outra página, e depois volte aqui para conferir a resenha do segundo livro "Os Bons Suicidas" ;)

Quando finalizei a leitura do primeiro livro da trilogia, não consegui esperar ou até mesmo "descansar" um pouco e logo peguei este, pois a vibe da leitura ainda se fazia presente em mim, o modo inteligente de escrita do autor e o desenrolar da história me surpreenderam; logo que não apostava tantos créditos assim nos livros, eu estava super ansioso para começar a ler o segundo livro. É impressionante a forma com que Toni Hill mantém as histórias niveladas, não temos oscilações entre boas e más partes, ao meu ver tanto o livro 1 quanto o 2, tem grandes chances de conquistar os leitores despertando neles, assim como em mim, uma grande curiosidade em saber mais sobre as obras literárias do autor. 

Em "Os Bons Suicidas", o personagem principal continua o mesmo de "O Verão das Bonecas Mortas", no livro 1, vimos que a vida do inspetor Hector Salgado não estava totalmente nos eixos devido as excessivas preocupações que vinha passando tanto no trabalho quanto em relação a sua ex-mulher e seu filho adolescente, no livro 2 vamos um pouco mais afundo na vida do inspetor que continua de cabeça quente.


Durante uma madrugada Hector é alertado por um de seus parceiros da polícia que um suicídio havia ocorrido, aparentemente era apenas "mais um caso" mas precisaria de uma investigação mais afundo para conclusão final, assim justificando o que de fato pode ter acontecido; o investigador fora designado para o caso "Sara Mahler", pois apesar do fato passado que abalou as estruturas de sua carreira, aos poucos o inspetor estava reconquistando o seu lugar e recuperando a sua boa fama pelo excelente desempenho que apresentava em todas as suas investigações, e não havia ninguém melhor do que ele para cuidar desse caso de suicídio, logo que no passado ele obtivera êxito em casos similares.


Aparentemente não havia muito oque se fazer neste caso, mas para Hector todo caso há de ter algo a se fazer, após iniciar a sua investigação ele checa o celular da suicida que minutos antes dela se matar, recebera um mensagem com uma foto macabra (ligada ao ato macabro da piscina no livro 1), onde cachorros estavam enforcados em árvores, acompanhando a imagem havia a seguinte frase ''nunca se esqueça"; a partir dessa pista o inspetor com toda sua profissionalidade passa a descobrir pontos que não só justificariam o suicídio em questão, mas que desencadeariam uma enorme parcela de crimes mal resolvidos e uma febre de suicídios que vinha ocorrendo na região de Barcelona.

Este livro é cheio de detalhes e pontos cruciais, se eu achava que no livro 1 a vida do inspetor estava complicada de mais, em "Os bons Suicidas" aprendemos o verdadeiro significado da palavra "complicada"; após pensar muito se este fato seria ou não uma espécie de spoiler, decidi que vale a pena mencioná-lo; a ex-mulher de Hector misteriosamente desapareceu, e durante o desenrolar dos casos em que Hector vinha trabalhando surgem novos personagens e fatos que indicavam que sua ex-mulher não desapareceu e/ou fugiu simplesmente, algo muito estranho havia acontecido com ela e misteriosamente se ligava a todos os casos de crimes bárbaros que não paravam de aparecer, a incessável onda de crimes apresentará ao inspetor o maior desafio de toda a sua carreira oque o faz julgar-se incapaz de resolvê-lo.


Das minhas impressões sobre o livro vale a pena comentar que achei a narrativa um pouco mais densa em comparação ao livro 1, talvez se deva ao fato de que nesse livro temos narrativas paralelas sobre o desvendar dos casos do inspetor Hector e de seus parceiros de trabalho; consequentemente a leitura foi em menor ritmo e em certas partes um tanto quanto entediante mas isso não abala o conjunto da obra. Para entender a história é indispensável a leitura do livro "O Verão das Bonecas Mortas", pois fatos inacabados voltam em "Os bons Suicidas", ao finalizar a leitura de ambas as obras creio que o leitor ficará (assim como eu fiquei) boquiaberto com o talento do autor.

NOTA:
Toni Hill nasceu em 1966, na cidade de Barcelona. Graduado em Psicologia, Toni Hill é tradutor de obras literárias há mais de dez anos e colaborador do meio editorial. Como romancista, estreou com o sucesso O verão das bonecas mortas, publicado em 2013 pelo Tordesilhas. Os bons suicidas é seu segundo livro.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Sua resenha nos deixa muito mais curiosa para ler os livros e provar a boa escrita do autor e com certeza ficarei á espera da resenha do terceiro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber disso! Em breve teremos a resenha do terceiro livro, fique ligada ;)

      Excluir
  2. Parece um bom livro, tem uma boa história aí. Ah, acho que mesmo que possa ter alguma coisa enrolada ali na narrativa e seja um tanto chatinho ainda vale a pena. Parece cumprir o papel. Gostei desses livros, estou pensando se leio. Seria legal pra mudar um pouco já que faz um tempinho que não pego nada assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo teremos a resenha do terceiro livro, mas já vou dizendo que os 2 primeiros merecem uma chance! Vamos ver o último ;)

      Excluir
  3. O Livro parece ser muito bom^^ Vou ler ele❤😊

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!