Título Original: The Last Time We Say Goodbye
Autor: Cynthia Hand
Editora: DarkSide
Ano: 2016
Páginas: 368 (estimadas)
Gênero: Literatura Norte-Americana, Romance, Drama
Comprar: Americanas, Submarino, Shoptime, Saraiva

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes. (SKOOB)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje tenho uma tarefa difícil por aqui, tentar resenhar esse livro sem ter ondas de arrepios correndo por meu corpo; toda vez que vou me referir a estória um mix de emoções toma conta de mim e olha que isso é raro de acontecer, um livro ser tão profundo á ponto de me emocionar. Não quero que pensem que sou um crítico renomado da literatura ou um colunista de grande influência, nada disso. Mas acreditem, esse livro merece estar no topo da sua lista caso você não tenho lido ainda, vá por mim e não se arrependerá.


Mês passado fiz aqui no blog uma ''Whishlist Dark Love'' na qual compartilhei com vocês a imensa ansiedade que estava sentindo em relação ao livro, desde que soube da notícia que a editora DarkSide o publicaria no selo Dark Love, a ansiedade para que eu pudesse lê-lo tomou conta de mim. E olha, não me arrependo nem um pouco de ter lido, muito pelo contrário, a estória narrada nessa magnífica obra literária fez com que parasse e refletisse sobre diversas coisas. Ouso dizer que Cynthia Hand foi consagrada com o dom da escrita, fui teletransportado para dentro do livro e as emoções e dramas que os personagens estavam passando eu sentia como se fosse um deles.

Somos apresentado a Lex, uma jovem de 18 anos que teve sua vida transformada por completo após o suicídio de seu irmão mais novo Tyler. Desde pequenos os dois eram muito ligados um ao outro mas não deixavam transparecer os sentimentos que sentiam, não demonstrar os sentimentos era uma das características não só dos irmão, mas da família inteira. Os pais de Lex e Tyler vinham passando por tribulações no casamento oque desencadeou o divórcio, o pai deles simplesmente abondou de supetão a família para ir morar com uma outra mulher. Como é de se imaginar isso abalou as estruturas emocionais de todos, para os irmãos não havia explicação plausível para o que o pai deles fez, consequentemente uma espécie de desprezo e raiva nasceu dentro deles pois jamais chegaram a pensar que o pai deles, que fora um homem super presente na infância dos filhos, fosse capaz de fazer uma atrocidade dessas sem se preocupar com os sentimentos dos envolvidos, ele não estava se divorciando apenas da esposa, mas também dos filhos.


Por mais que o divórcio fosse ruim, o pior ainda estava por vir, certa noite inconformado com a situação, Tyler tomou um frasco todo de comprimidos e foi se deitar, ao acordar na manhã seguinte a decepção de ter despertado tomou conta dele; esta foi a sua primeira tentativa de suicídio. Lex e sua mãe ficaram inconformadas com a atitude que ele tomara e passaram a ter mais cuidados com ele para que não viesse a cometer essa estupidez mais uma vez, e ele prometera que não  faria. O tempo passou e aparentemente as coisas estavam se normalizando novamente naquela família, quando de repente aconteceu, Tyler suicidou-se na garagem da casa com uma das armas que pertencia a seu pai. 

A partir daqui, a vida de Lex e sua mãe perde todos os sentidos, não havia explicação para o que ele fez e por isso elas passam a procurar por culpados, digo, elas se culpavam por não terem dado mais atenção ao garoto logo na primeira tentativa de suicídio. Tudo que Tyler deixara foi um post-it amarelo colado no espelho com as seguintes palavras:
Desculpa mãe, mas eu estava muito vazio.

Em busca de superar o trágico acontecimento, Lex passa a se consultar com um terapeuta, que a aconselhou escreve um diário para expressar suas emoções, logo que ela não conseguia e evitava falar sobre seu irmão, em primeiro tempo ela recusa a ideia mas após insistências de Dave ela passa a escrever sobre suas emoções e dificuldades em entender o porque de seu irmão ter se matado. A mãe de Lex, teve sua alma arrancada do corpo, antes ela era uma figura animada, esbelta e otimista que fazia com que todos se sentissem bem perto dela, mas agora todo o seu brilho lhe foi roubado, ela anda se escondendo pela casa e não para de chorar. Semanas após  Tyler ter cometido suicídio Lex e sua mãe começam a sentir a presença do garoto na casa, eventualmente Lex começa a vê-lo e não comenta com ninguém que esta vendo o irmão morto na sua casa, sua válvula de escape é escrever no diário que o terapeuta recomendou.

No decorrer do livro temos acesso às escritas dela, dentre elas há uma mensagem de texto que poderia mudar tudo; Lex começa a descobrir e a entender coisas que começaram a acontecer após a morte de seu irmão, e acredite em mim você se emocionará com o desenrolar da narrativa, esse livro é a busca por conforto de Lex e sua mãe, e o final é de amolecer corações :'(


Sem sombras de dúvidas este livro entrou para meus favoritos da vida, o conjunto todo da obra está fantástico; a arte que a DarkSide produziu merece aplausos por traduzir perfeitamente a situação da estória. Torno a falar sobre a escrita da autora, inteligência e profundidade são sinônimos do trabalho de Cynthia Hand. 

PS: Foi produzida uma playlist do livro, para conferir basta clicar AQUI.

NOTA:  +  

Escritora best seller do New York Times, autora de vários livros de Young Adult: a Trilogia Unearthly, The Last Time We Say Goodbye, My Lady Jane e The Afterlife of Holly Chase. Cynthia Cynthia Hand divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Sempre que leio as resenhas dos livros da DarkSide de vocês eu vou na amazona e coloco eles na minha lista de desejados, pois sempre me deixa curiosa em ler os livros.

    ResponderExcluir
  2. Aaawn tão bom ler comentários assim, Viviane! Digo com toda convicção, você não vai se arrepender ;)

    ResponderExcluir
  3. Essa aposta da DarkSide parece ser realmente uma montanha de emoções ! Estou ansiosa para a leitura.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!