Titulo Original: O Amor nos Tempos de #Likes
Autora: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni, Pedro Pereira
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 272
Gênero: Ficção Brasileira
Comprar: Submarino, Americanas, Saraiva
Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo). (SKOOB)
Tendo uma leitura rápida, envolvente e apaixonante, 'O Amor nos Tempos de #Likes' me surpreendeu bastante e de uma forma bem positiva já que vivemos em tempos que basta ter milhares de fãs, visualizações ou likes, para publicar um livro, motivo do qual meu receio com esses contos era grande no começo. Além do mais eu não conhecia o canal da Bel nem do Pedro e do Hugo, no entanto a minha curiosidade e o fato de acreditar bastante no trabalho da Pam, me convenceram.
Em 'O Amor nos Tempos de #Likes' temos três contos diferentes, escrito por Youtubers diferentes, mas com um mesmo propósito, o de mostrar como em meio a uma era digital o amor ainda pode ser tão arrebatador quanto aos romances de Jane Austen, Machado de Assis ou até mesmo Shakespeare.
O primeiro conto é escrito pela Pam Gonçalves, se chama 'Próximo Destino' e se baseia em 'Orgulho e Preconceito'. Aqui conhecemos Liz, uma Youtuber famosa, que mesmo em meio aos obstáculos não desiste dos seus sonhos. Seu próximo trabalho é um vídeo sobre o dia dos namorados, mas o fato de ser uma garota insegura nesse assunto e que nunca sonhou com o amor, vem dificultando um pouco as coisas. Como tudo ainda pode ficar pior (ou melhor), seu voo atrasa, ela fica presa no aeroporto e sentada ao lado de William, que faz algo que Liz detesta: - não só na internet como pessoalmente - julga-la sem fazer a menor ideia de quem ela realmente é.
O conto da Pam foi o meu preferido entre os três, tanto pela escrita em primeira pessoa alternada nos dois pontos de vista, como pelo sentimento que seus personagens me transmitiram durante um enredo tão curto. Eu queria conhecer cada vez mais da Liz, do William e da irmã dele que é uma peça chave nessa história. E o fato de eu ter desejado que tudo isso se estendesse por muitas e muitas páginas, me mostrou o quanto a Pam leva jeito para prender seus leitores. Eu ficarei - e estou - muito empolgada em adquirir um outro livro dela, e curiosa para ver com que maestria ela desenvolverá alguma outra ideia.
O segundo conto é o da Bel Rodrigues, se chama '(Re) Começo' e se baseia em 'Dom Casmurro'.
Nesse conto conhecemos Madu, uma garota de olhar marcante, personalidade forte, e que trás na bagagem um ex relacionamento muito perturbador. Ela está saindo de férias e faz uma viagem bem diferente dessa vez, pois vai sozinha para Búzios. Lá ela acaba conhecendo um pub que promove encontros literalmente a cegas, e para matar sua curiosidade resolve se arriscar. Nisso acaba vivendo uma experiência totalmente nova, conhecendo uma pessoa sem nem ao menos vê-la, o que no fim se transforma em algo totalmente inesperado para ambos.
Esse foi meu primeiro contato com a Bel, eu ainda não conhecia seu canal e quando comecei acompanhar a história de Madu, fiz questão de ir lá visitar. E o que eu percebi foi que a Bel aparentemente colocou algumas de suas características em sua personagem, e eu achei isso bem legal. Além do mais, ela construiu uma personagem forte, que pode virar o 'espelho' ou 'heroína' de muitas garotas que enfrentam os mesmo tipo de decepções que Madu enfrentou, e buscam por um (Re) Começo.
Por ultimo, mas não menos importante, temos o conto do Pedro e do Hugo, que se chama '337 Km', e foi baseado em 'Romeu e Julieta'. Mas calma que aqui o final não é tão trágico assim (hahah).
Nessa história acompanhamos o amor nascer entre dois garotos que estão a quilômetros de distância e não tem muitas coisas a favor para que isso dê certo. No entanto, quando ambos sabem que o que sentem é retribuído pelo outro, eles fazem o possível e o impossível para que esse contato vá além da tela de um computador/celular.
Eu gostei muito deste conto, a forma com que os meninos conduziram a história foi bem leve e ao mesmo tempo divertida. Eu também não acompanhava o canal Pedrugo, mas no momento dessa leitura decidi ir lá conferir e simplesmente amei, eles são um arraso! E o mais interessante em 'O Amor nos Tempos de #Likes' não é só o fato de enxergamos romances clássicos dentro de uma era digital, ou ver que ainda é possível sim viver um romance como o dos livros antigos, mas a forma como um conto está de certa forma relacionado ao outro. As três histórias me deixaram com aquela sensação de quero mais, e seria incrível ver outros trabalhos assim surgirem a partir desse.
Como eu disse anteriormente, nós estamos vivendo algo muito polêmico no mundo literário ultimamente, e sei que o receio de muitos dos fãs de livros vem do fato de alguns Youtubers estarem publicando livros sem nem ao menos saberem o que está sendo escrito ali. Quando digo isso não quero parecer uma pessoa preconceituosa, que julga um livro sem nem ao menos ter lido, mas o fato é que algumas editoras as vezes só querem vender, e eu entendo quem encara um livro de um Youtuber vindo desse ponto de vista. No entanto levei muito em consideração o fato de já conhecer o trabalho da Pam como blogueira literária, e desde que ela anunciou que escreveria esse livro eu fiquei muito contente e com vontade de lê-lo. Fora isso eu acredito muito no trabalho do Grupo Editorial Record, e que eles teriam algo de muito positivo a passar com mais essa publicação. E foi exatamente isso o que aconteceu, por isso se você gosta de ler, a minha dica é que deixe o preconceito um pouco de lado, pois esse livro não só irá abrir caminho para novos autores nacionais (e isso é um máximo) como irá abrir caminho para novos jovens leitores, que já acompanhavam esses canais e que passarão a gostar de ler cada vez mais e mais, e principalmente se interessarão pelos clássicos dos quais vieram esses contos e desejarão se entregar a novos livros a partir desses.
Por tanto 'O Amor nos Tempos de #Likes' é sim um livro juvenil e que veio para abrir as portas do mundo literário para mais jovens leitores. Veio para quebrar pré conceitos bobos, mostrar o como acreditar em seus sonhos e se esforçar para realiza-los valem muito a pena, mas principalmente veio para mostrar que amar e acreditar no amor, independente de tudo e de todos, é o que pode fazer o grande diferencial em nossas vidas, sempre! Por isso eu recomendo bastante essa leitura, não só para o publico alvo mas para você que acredita nas mais diversas formas do amor, e não dispensa um bom e leve romance jamais.
NOTA:

Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que era feito por Youtubers. Conheço a Pam também, mas os outros não conhecia. Muito bom a sua resenha sobre o livro e alguns detalhes que nos deixam saber o que esperar do livro sem nos deixar desanimados com a leitura. Espero ler esse livro em breve.
ResponderExcluirEu tbm só conhecia a Pam até ler o livro, mas adorei os outros canais, super indico!!
Excluirxoxo
Ainnn quero esse livro... é tão lindo, Pedro e Hugo são uns amores, Pam e Bel também... bjus
ResponderExcluir