Titulo Original: Ghost Tracks
Autor: Cheryl A. Wicks com Ed e Lorraine Warren
Editora: Pensamento
Ano: 2016
Páginas: 280
Gênero: Parapsicologia, Exoterismo
Comprar: Saraiva

Sinopse: A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente. Por meio de milhares de palestras, estudos de caso e análise de cartas de clientes, eles revelam o que é conviver com fantasmas, poltergeists e infestações malignas, como investigá-los e solucionar seus mistérios.

Não sei se vocês se lembram, há quase dois meses atrás quando fiz um post com os lançamentos do mês do Grupo Pensamento, apresentei a vocês várias opções tentadoras e comentei que dentre elas a qual mais me chamou atenção foi "Invocadores do Mal", livro o qual resenho hoje para vocês ;)

Demorou um bom tempo até que este livro chegasse em minhas mãos, era para ele ter sido resenhado a muito tempo porém o mesmo demorou a ser enviado e só agora praticamente 2 meses depois é que venho aqui contar mais sobre o livro para vocês.


Em primeiro contato somos introduzidos na vida de Ed e Lorraine Warren, casal mundialmente famoso pela excelência de seus dons e trabalho para com assuntos de paranormalidade. Lorraine é uma médium clarividente que teve seus dons testados e comprovados pela ciência na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); desde sua infância Lorraine via e sentia coisas diferentes, em sua inocência de criança ela achava que as outras pessoas também viam e sentiam as mesmas coisas por esse motivo achava que era normal, com o passar do tempo e com maior manifestação de seus dons Lorraine foi percebendo que era diferente das demais pessoas; um de seus sons mais frequentes é o de ver a aura das pessoas, ela explica que aura é uma corrente de energia que emana de cada pessoa, algumas são de cor clara outras são de tonalidades mais escuras e transmitem frio, pode-se obter inúmeras interpretações através da aura de alguém, nem sempre o mal se esconde atrás de cores escuras e de pessoas com personalidades difíceis, o mal é espero e gosta de brincar. Durante seu crescimento seus dons se intensificavam cada vez mais, na idade adulta Lorraine soube que a Universidade da Califórnia estava fazendo estudos especiais com pessoas que diziam ter dons sobrenaturais, logo entraram em contato com ela para que participasse das pesquisas, posteriormente os dons de Lorraine foram cientificamente comprovados causando uma espécie de afrontamento tanto da Igreja Católica quanto da própria ciência que é totalmente descrente.


Ed Warren nasceu em 1926 e desde pequeno tinha a sensação de que algo o vigiava, também escutava passos na casa onde morava, certa noite Ed teve de ficar sozinho com sua irmã enquanto sua mãe estivera fora, ambos começaram a ouvir passos na escada e estavam sozinhos na casa, algo de errado estava acontecendo; hoje Ed interpreta o fato como um fantasma que estivera preso á casa e que tinha intenções de assustar o garoto, ainda naquela noite enquanto ouvia passos constantes na escada junto de sua irmã eles foram acalmados e acolhidos por uma figura que transmitia calor e compaixão e que tinha o semblante de sua mãe, enquanto estavam envolvidos no braço daquele ser presente, os barulhos de passos cessaram e ambos adormeceram, ao acordar Ed soube que sua mãe ainda não havia retornado para casa e que esteve fora a noite toda; a figura a qual acolheu o medo que ele e sua irmã estavam sentindo era o seu anjo da guarda. 

O casal se conheceu no cinema Colonial, localizado na Boston Avenue quando ambos tinham 16 anos, Ed trabalhava no local como lanterninha e Lorraine fora acompanhada de algumas amigas da igreja a qual frequentava; enquanto o filme estava sendo rodado aconteceu um ataque aéreo que obrigou todos que estavam no cinema a abandonar o local; tendo o cavalheirismo como uma de suas qualidades Ed convidou Lorraine e suas amigas para irem até uma lanchonete que aparentemente era o lugar mais seguro para se estar caso outro ataque acontecesse. Mais tarde, quando as coisas se ''normalizaram'' foram todos embora a pé, ao ser deixada na porta de casa, Lorraine teve uma visão de Ed como adulto; ela costuma escrever em um diário logo que não eram todos que entendiam os seus dons, escrever era uma forma de desabafar, naquela noite ao entrar em casa Lorraine escreveu:
Acabei de conhecer Ed. Vou passar o resto de minha vida com ele.
E assim estão juntos desde então, poucos anos mais tarde se casaram e passaram a investigar casos sobrenaturais juntos,  logo o casal foi se tornando reconhecido e sendo chamado para inúmeros programas de Rádio e TV, passaram a dar palestras para jovens e a desvendar casos mundo afora, logo que não paravam de receber telefonemas e cartas com pedido de ajuda vindos de pessoas que estavam passando por tormentos em suas casas, onde coisas inexplicáveis aconteciam. Hoje em sua casa, Ed e Lorraine abrigam o ''Museu do Ocultismo'', onde guardam objetos com forças malignas que recolheram durante os diversos trabalhos que fizeram, tais como: crânios, caixas de música, estátuas e até mesmo um caixão, mas o mais famoso de todos esses objetos é uma boneca de pano, mais conhecida como Annabelle.


O ponto forte desse livro, além de sermos introduzidos na vida do casal Warren é que temos uma aula fantástica sobre coisas que por mais que muitos sejam descrentes em relação, estão presentes no mundo tanto material quanto espiritual, Ed e Lorraine usam alguns dos casos em que trabalharam para explicar ao leitor diferenças e fatos, como:
  • Fantasmas, aparições e impressões parapsíquicas
  • Condições, comportamentos e situações que provocam os fenômenos paranormais.
  • Detalhes sobre encontros com seres demoníacos por meio de testemunho das próprias vítimas.
  • A verdade por trás da ficção sobre o famoso caso de Amityville e as fotos impressionantes do local.
  • O estranho caso de possessão demoníaca envolvendo a boneca Annabelle.
  • Mistérios inexplicáveis que abarcam culturas diversas, ao longo dos séculos.
  • Explicações surpreendentes e reveladoras que a ciência moderna pode nos dar sobre fenômenos paranormais.
  • Como identificar as experiências paranormais que você mesmo pode ter vivido ou presenciado.
A leitura foi super fluída e confesso que não esperava tanta coisa do livro, fiquei surpreendido com tamanho esplendor e inteligência. Quando o solicitei fui pela incrível arte de capa feita pelo Grupo Pensamento e não esperava que a história envolvida fosse de tamanha sabedoria. No decorrer dos estudos sobre os casos o leitor passa a entender o quão incalculável o mal é, e entender que ele se apresenta em inúmeras formas, que jamais devem ser aceitas, uma vez em que uma pessoa aceite o mal em sua vida, é de tamanha dificuldade expulsá-lo.

O único ponto negativo que encontrei não tem haver com a história mas sim com a revisão do livro, erros de gramática estão espalhados pelo livro, Grupo Pensamento vamos nos dedicar mais à revisão dos livros? Fora isso, o trabalho está INCRÍVEL!

Apesar de abordar um tema complexo que pode ser mal interpretado por muitos, recomendo a leitura principalmente para os descrentes para com coisas sobrenaturais, o livro pode mudar seus conceitos ;)

NOTA: 
Ed e Lorraine Warren, são considerados dois dos mais proeminentes especialistas em investigação paranormal. Conferencistas respeitados, foram entrevistados em inúmeros programas de rádio e televisão. Seus trabalho de investigação tem sido objeto de centenas de artigos em revistas e jornais, de uma dezena de livros e de sete adaptações cinematográficas: Horror em Amityville, Horro em Amytiville 2: A Possessão, A Casa das Almas Perdidas, Evocando Espíritos, Invocação do Mal, Annabelle e Invocação do Mal 2. Na década de 1950, fundaram a Sociedade de Pesquisas Psíquicas da Nova Inglaterra (NESPR) e posteriormente criaram o Museu de Ocultismo, em Connecticut, Ed faleceu em 23 de agosto de 2006. Lorraine se aposentou das investigações paranormais, mas ainda é consultora da NESPR, agora em parceria com seu cunhado, Tony Spera.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Não é o meu tipo de leitura, mas as resenhas de vocês sobre esses tipo de livros são ótimas e, portanto, me deixam sempre curiosas sobre eles. Embora eu não tenha muita coragem para ler este livro, talvez em algum momento eu consiga lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ler esse tipo de comentário Viviane ♥ aaah, consegue ler sim haha

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Eu não tenho coragem nenhuma para ler esse tipo de livro, mas achei super interessante!

    https://falateenblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha obrigado! Olha, confesso que amo livros assim =D

      Excluir
  4. Meu problema para ler livros assim é que eu acredito na existencia do mal ( não fantasmas, mas demônios, o que é bem pior kkkkk ) . Entao se eu quiser passar algumas noites dormindo com a luz acesa é só abrir a primeira página.

    ResponderExcluir
  5. Excelente esse livro... o melhor de tudo, é que são -- pelo menos é o que dizem -- histórias reais. Não duvido. O casal Warren passou décadas de suas vidas estudando e tentando entender o MAL... então, para quem quer saber mais sobre isso (deixem o medo de lado, rss) , leiam com atenção. O Mal existe, mas o Bem está aí, justamente para derrotá-lo! Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!