Titulo Original: Carry On
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2016
Páginas: 480
Gênero: New Adult, Romance, Fantasia
Sinopse: Simon Snow é um bruxo que estuda numa escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até estar pensando que já conhece uma história parecida. O que você não sabe é que Simon Snow é o pior escolhido que alguém já escolheu. Poderosíssimo, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar sequer sua própria varinha, Simon está tendo um ano difícil na Escola de Magia de Watford. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu antagonista e colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo. Carry On é uma história de fantasma, de amor e de mistério. Tem todos os beijos e diálogos que se pode esperar de uma história de Rainbow Rowell, mas com muito, muito mais monstros. (SKOOB)
Mesmo depois de ler todos os livros que Rainbow Rowell já publicou na vida, eu não conseguia parar de desejar mais. Eu leria até a lista de super mercado dessa mulher - como já confessei para vocês em alguns post aqui do blog. No entanto saber que o tão esperado próximo livro a ser publicado por Rainbow fugiria bastante de tudo que ela já tinha escrito até o momento, me deixou sim com um certo receio, mas não mais do que a necessidade que eu tinha de ler algo novo da autora.
'Carry On' trás a história de Saimon Snow que é um personagem fictício de uma outra história fictícia de Rainbow, chamada 'Fangirl', que também já tem resenha aqui no blog. Em 'Fangirl', Simon é herói de uma série de livros infantis de aventura, e acaba sendo objeto de muitas fanfics escritas pela personagem principal, Cath. Mas aqui, nesse novo livro, a rainha Rainbow decidiu escrever as aventuras de Simon através de sua perspectiva, e não da de Cath ou da história original que levou Cath a escrever suas fics. E isso foi genial, pois em 'Fangirl' eu não me senti tão atraída assim pelas fanfics de Cath, então esse foi mais um ponto que me fez querer ler esse livro novo desesperadamente.
Nesse novo enredo Simon Snow é um jovem bruxo muito poderoso, o escolhido que faz parte de uma importante profecia, e deve salvar o mundo dos bruxos de um mal terrível. Ele estuda na escola de magia Watford, e vem salvando o mundo da magia com a ajuda de sua melhor amiga Penelopy e - as vezes sem querer - sua namorada Aghata, já faz alguns anos.
Como se isso não fosse pouco, Simon tem como colega de quarto seu arqui-inimigo Baz, que justamente no ultimo ano letivo em Watford resolve não dar as caras. Atitude que deixa Simon totalmente desnorteado, sem saber o que Baz está tramando, visto que no final do ano anterior ele flagrou Aghata e Baz de mãos dadas, e desde aí não teve a oportunidade de os reencontrar novamente. Além disso, Baz jurou fazer desse o pior ano da vida de Simon, ele não desistiria tão fácil assim de uma oportunidade como essa.
Os dias vão se passando e não só Simon, mas também Aghata, está cada vez mais intrigado com a falta de noticia do colega. Nesse meio de tempo acontece um fenômeno que só ocorre a cada 20 anos, e que tem como objetivo dar uma chance aos mortos de se comunicarem com os vivos. É aí que o fantasma da mãe de Baz aparece e deixa um recado com Simon para seu filho: seu assassino ainda anda por aí, e o filho deve encontrá-lo para dar paz a sua alma.
Após dois meses longe da escola Baz retorna, ele não quer contar para ninguém por onde andou, e isso só aumenta a desconfiança de Simon, que mesmo tendo muitos motivos para se manter longe, decide ajudar Baz a resolver o mistério da morte de sua mãe. Agora os dois que usavam a inimizade para se protegerem de certos sentimentos, terão que andar do mesmo lado, abrindo espaço para a enorme atração que sentem um pelo outro.
Eu sei que você deve ter sentindo uma certa familiaridade nesse lance de bruxos, escola de magias e um certo trio de amigos salvando o mundo, mas não deixe se levar pelas aparências, pois a história que Rainbow criou aqui, vai muito além que isso. Ao chegar no fim dessa leitura só me restou a certeza de que não há nada que quando escrito por essa mulher não fique simplesmente perfeito, irresistível, inovador e admirável. Eu tenho orgulho de já ter lido tudo que Rainbow publicou até hoje, e não canso de recomendar a todo mundo.
Eu não quero deixar essa resenha enorme, fazendo algumas pessoas se afastarem por causa do tamanho do texto, por isso resumi bastante a minha sinopse do livro, mas temos aqui uma enredo rico não só em acontecimentos como em personagens, e uma autora que abriu espaço para todos eles. Os capítulos são curtos, e narrados em primeira pessoa, variando o ponto de vista de vários personagens e não só dos principais, e isso deu efeito maravilhoso na história, tornando possível entender as atitudes de cada um deles, até mesmo dos vilões.
Como de costume Rainbow trouxe muitas referencias do mundo geek para dentro desse livro, estando as maiorias delas em feitiços pronunciados pelos personagens, e eu achei hilário. Em vários momentos é possível enxergar o humor da autora ao associar cenas de seu livro com cenas famosas de outras sagas, como Crepúsculo por exemplo. Algo totalmente proposital, um humor que eu espero que todos os leitores sejam capazes de entender.
Entre tudo isso ainda poderia falar de mais algumas coisas, pois 'Carry On' é mais uma obra de Rainbow rica em diversos sentidos. Seus personagens são bem construídos, o triangulo amoroso é algo totalmente inovador, com garotos que estão descobrindo sua sexualidade e precisam lidar com isso em meio a coisas muito piores. Temos também uma pegada de suspense, enquanto uma certa amizade entre pessoas que não poderiam se imaginarem juntas começa a nascer. É definitivamente um livro de fantasia mas com um pé na realidade que envolve os problemas enfrentados por muitos jovens hoje em dia perante a uma sociedade cheia de julgamentos e pré-conceitos. O tipo de leitura que eu recomendo para todo tipo de leitor, pois Rainbow o conduz com maestria passando por vários gêneros, e arrancando do leitor diversos sentimentos.
PS: Foi um presente a Editora Novo Século me permitir ler este livro antes mesmo de sua publicação oficial aqui no Brasil, e eu poder publicar essa resenha em pleno o dia do orgulho gay, estou vomitando arco-iris e derrubando todos os forninhos desde que recebi o convite. Em breve estarei com meu exemplar em mãos, e farei muitas fotos dignas de 'Carry On', mas enquanto isso as imagens que compõe esse post foram toda extraídas do Google Imagens.
NOTA:
NOTA:

Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline). Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens para a Disney e discute sobre coisas que não são muito importantes. Ela vive em Nebraska com seu marido e dois filhos.
Eu também pude ler Carry On antes do lançamento oficial (graças à linda Novo Século) e amei completamente! O romance é mesmo uma maravilha e eu tenho vontade de guardar Simon e Baz num potinho <3
ResponderExcluirBeijos, Ju!
naosepreocupecomisso.blogspot.com
Não li nenhum livro da Rainbow Rowell, porém já li alguns trechos dos livros dela e estou louca para comprar Eleonor e Park, para descobrir e ama a escrita dela também. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirEu to morrendo de vontade de ler esse livro por unir dois assuntos que eu amo, orgulho LGBT e Harry Potter! Adorei a resenha e já estou contando o tempo para ler esse livro!
ResponderExcluirBeijinhos <3
http://livrosamoremais.blogspot.com.br/