Titulo Original: Mechanique A Tale of the Circus Tresaulti
Autora: Genevive Valentine
Páginas: 320
Editora: Darkside Books
Ano: 2016
Comprar: Submarino, Americanas

Sinopse: Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!

Respeitável público, sejam todos bem vindos ao Circo Mecânico Tresaulti!
Fazia tempo que queria ler esse livro, desde quando a primeira edição foi lançada mais especificamente, porém sempre deixei as oportunidades de compra passar e assim que soube da parceria com a Darkside Books, fiquei louca, desesperada, para pedir. 

Entretanto, quando recebi o livro e comecei a ler, me deparei com a história mais louca e estranha que já li. Jamais poderia imaginar, por mais que tenha lido a sinopse, que a história seria dessa forma. Leiam abaixo e vocês vão entender o que estou querendo dizer.

Imaginem um mundo pós-apocalíptico, onde nada é o que parece ser, um lugar devastado, cheio de radiação e desolado, onde a escuridao se faz presente de forma constante, o Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e da início á um belo espetáculo. 

No livro somos apresentados a Boss, uma das principais responsável por toda a magia do circo e por transformar todos que passam por ele, substituindo ossos por peças mecânicas, criando diferentes criaturas que antes eram conhecidos como meros humanos. Desde trapezitas mecânicos a homens com asas, algo quase impossível de imaginar a olhos humanos.

O circo não tem destino certo, por onde passa os integrantes bizarros, despertam a curiosidade das pessoas, levando elas a fazerem muitas perguntas sobre.

Bizarro, diferente, incômodo, perturbador, louco, acho que posso defirnir a leitura deste livro dessa forma, ao mesmo tempo que adentramos um mundo completamente novo, mágico e ao mesmo tempo sombrio.

Falar desse livro é extremamente difícil pra mim, pois não há como explicar a história em si, ela é pra ser vívida enquanto lemos, tornando o espetáculo todo em uma experiência única.

A escrita de Genevive é maravilhosa, singular e ao mesmo tempo possui algo sombrio e singular. Acho que se tivesse que classificar o livro dessa autora em um genero, diria que é um livro de fantasia, pois não tem gênero melhor ao qual ele se encaixe.

"O Circo Mecânico Tresaulti" é narrado em primeira pessoa e por um personagem que de início demoramos muito para indetificar, pois são muitos, tantos que em determinados momentos criam uma certa confusão e não sabemos quem é quem, porém é uma narrativa que flui facilmente.

Já da edição da Darkside não tenho o que falar, esse foi o primeiro livro que li publicado pela editora e o trabalho deles é perfeito demais, isso só serviu para aumentar ainda mais meu amor pela editora.

Enfim, não tenho muito mais o que falar. Dizer que eu recomendo a leitura desse livro é pouco e dizer que seria apenas uma leitura seria injustiça da minha parte, então, leiam e deixem-se levar por essa sombria carava circense!

NOTA: 

Genevieve Valentine já participou de várias coletâneas de novos autores e antologias ao lado de autores consagrados como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe McKinney. O Circo Mecânico Tresaulti, seu primeiro romance, ganhou o Crawford Award 2012 e foi indicado para o Prêmio Nebula. O conto “Light on the Water” foi indicado ao World Fantasia Award 2009 e outro conto, “Things to Know about Being Dead”, foi indicado ao Shirley Jackson Awards 2012. Contribui com sites de cultura pop e é amante insaciável de filmes B. Seu segundo romance, Glad Rags, está programado para 2014.

Beijos, Fer! 

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi!
    Que livro mais lindo!! Tá dmais essa capa o enredo tbm mto bacana!
    Qro mto conferir!!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      E um livro incrível mesmo, vale muito a pena ler!

      Bjs!

      Excluir
  2. Livro lindo, fiquei curiosa com a leitura, porém acho que não seria algo que compraria de primeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que de primeira também não, mas com certeza se comprasse, não me arrependeria :)

      Bjs!

      Excluir
  3. Eu estou morreeeendo de vontade de ler esse livro desde que li a sinopse pela primeira vez...E lendo as resenhas e vendo as notas que o povo vai publicando só me deixa mais certa de querer ler hehehe Eu gosto que o livro tenha maravilhas mas ao mesmo tempo seja sombrio, sabe? Não consigo imaginar um mundo pos-apocaliptico que nao seja sombrio e meio estranho eheheh

    ResponderExcluir
  4. Respeitável livro maravilhoso que já me conquista com resenhas e não vejo a hora de ler!
    Quero conferir se a escrita dela é tudo isso mesmo. O mundo criado ali parece ser incrível e o legal é que tem bastante detalhe gráfico para entrar no clima da história. Muito lindo, estou louca pra ler *-*

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!