[Resenha] Como Ser Solteira - @EditoraRecord

postado dia 02 maio 2016

Titulo Original: How to be Single
Autora: Liz Tuccillo
Editora: Record
Páginas: 434
Ano: 2016

Comprar: Saraiva, Submarino, Livraria da Folha
Sinopse: Depois de alguns drinques e uma péssima noite com as amigas, Julie Jenson chega à conclusão de que elas estão fazendo algo errado. Por que elas sempre se desapontam com os relacionamentos e não conseguem encontrar um único homem legal? Num rompante, Julie pede demissão e pega a estrada. De Paris ao Rio passando por Sidney, Bali, Pequim, ela viaja pelo mundo para descobrir se alguém tem uma maneira melhor de lidar com a solteirice. Julie se apaixona, tem o coração partido, conhece o mundo e aprende mais do que achava possível em uma viagem. (SKOOB)

'Como ser Solteira' já tinha sido lançado no ano de 2010 aqui no Brasil pela Editora Record, e agora em 2016, ganhou uma nova edição com capa nova depois do lançamento do filme de mesmo nome. Eu confesso que fui mais influenciada pelo trailer da adaptação cinematográfica do que pela própria sinopse deste livro. Que por sinal, mesmo estando ligados, são bem diferentes um do outro. Coisa que eu só descobri depois de começar a leitura.


O livro conta a história de cinco amigas solteiras, cada uma com um 'drama' diferente da outra, mas todos relacionados com a vida da mulher solteira em Nova York.


Nossa protagonista é Julie, a mentora do encontro que reuniu o grupo (Julie, Georgia, Alice, Seerena e Ruby) pela primeira vez para dar a Georgia, uma noite divertida e entre solteiras.
Georgia é a mais nova solteira do grupo, seu marido acabou de troca-la por uma mulher mais nova, Brasileira e professora de samba. E mesmo sendo mãe de duas crianças, ela acredita que essa nova vida pode ser tão boa quanto as histórias que Julie lhe contava.


Julie não acredita muito em romances, ela trabalha em uma editora de livros de auto ajuda, e já está se cansando dessa vida de noitadas. Mas é a partir do momento em que sai com esse grupo de garotas, que descobre o quanto estão 'ferradas'. Ser solteira, com quase quarenta anos e uma bunda cheia de celulite em Nova York, não é tão bom quanto parece. Mas e fora de Nova York? Será que em outros países as mulheres passam pelo mesmo que Julie e suas amigas, ao ter que esperar que o homem que pediu seu número de telefone realmente te ligue? Que o primeiro encontro acabe em um segundo encontro? Ou que os homens não saiam correndo quando descobrem que você é mãe solteira?

Essas dúvidas acabam dando a Julie a ideia de viajar o mundo para descobrir e escrever um livro sobre como ser solteira pelos mais diferentes canto do mundo.


'Como ser Solteira' tem um pouco mais de quatrocentas páginas e uma história singular para cada uma dessas cinco personagens, que é narrada de uma vez só nesse único livro. Então temos aquele começo de leitura com muita informação, onde só depois de um certo número de páginas lidas poderemos juntar os pontinhos, criar afinidade com as personagens e começar entrar na história para valer. E comigo foram necessárias um pouco mais de cem páginas para a leitura começar a fluir. Algo que aconteceu a partir do momento em que Julie viaja pelo mundo, e acaba de certa forma, deixando cada uma dessas quatro garotas ligadas as outras.

O que eu achei mais incrível nesse enredo foi a maneira com que pude viajar ao redor do mundo com a personagem. As descrições de monumentos, paisagens e cultura, me fizeram sentir na pele da própria Julie. Que através dessa viagem pode ir bem mais além do que a experiência cultural, pode pela primeira vez na vida acreditar no amor.


Com certeza 'Como ser Solteira' é um livro que vai muito mais além do mostrar as várias facetas de estar solteiro pelos mais variados lugares do mundo. Este é um livro que vai mostrar um pouco de várias culturas e falar sobre amor próprio, auto confiança, fé e motivação na vida de diferentes tipos de mulheres. Recomendo para as mulheres em geral que apreciam um romance suave, daqueles que é capaz de fazer rir e emocionar. Mas recomendo ainda mais, para as mulheres solteiras, que saíram recentemente de um relacionamento ou que perderam a fé naquela história de que 'existe um par de chinelo velho para todo pé cansado'. Pois afinal de contas, as coisas são menos difíceis quando você tem algo em que acreditar.

NOTA:

Liz Tuccillo é uma escritora, produtora e atriz americana mais conhecida pelo seu trabalho na série de comédia Sex and the City, da HBO e pela coautoria (com Gteg Behrendt) do livro Ele simplesmente não está a fim de você. Seu primeiro romance, Como ser Solteira foi publicado em 2008.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oie,
    Amei a capa do livro e a resenha :). Quero ver o filme agora rsrs.
    O livro parece ser bacana também.
    Adorei as fotos.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou ansiosa pelo filme amiga, mas ainda não consegui ver =S

      Excluir
  2. Olá!
    Esse livro tá incrível! Tenho acompanhado comentários sobre ele, só coisas positivas, aro mto conferir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito bom, mas confesso que não fiquei com vontade de ler quando vi...É o gênero que não me chama muita atenção.
    Mas ele vale a pena, acho que leria mais pra frente, é só que no momento não deu muita vontade de pegar uns assim. O que achei bacana nele é a parte das viagens, ainda mais se for tão bem descrito assim que dá até a sensação de estar no lugar da garota. Narração assim é muito boa. Vou deixar como dica, quem sabe uma hora animo e pego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente surtei na parte que ela passa por Roma, deu mais vontade ainda de viajar para Italia <3

      Excluir
  4. Confesso que não tinha me chamado muito atenção o livro e mesmo vendo uma coisa o outra sobre o filme, não despertou a minha curiosidade pelo história. Mas agora lendo sua resenha fiquei interessando em conhecer o enredo e viajar através da leitura.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ... foi ao contrário do que me chamou a atenção!
      Li as cegas, sem reparar na sinopse ou ler resenhas. Fui pelo trailer do filme mesmo ... aloka!! Agora preciso ver o filme, que parece ser comédia pura <3

      Excluir
  5. Ameeeei o enredo de livro e fiquei com muita vontade de ler! <3
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar do filme nem do livro, mas me interessei bastante pela sua resenha! Eu sonho em viajar ao mundo e tenho certeza que vou gostar de conhecer um pouquinho dele por meio da leitura desse livro!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então livro assim são ideias para ir entrando no clima de volta ao mundo <3

      Excluir
  7. Que livro ótimo, não vi o trailer o filme, mas amei o livro e as frases que pelas fotos da pra ver, acho que tem em todos os capítulos né?! Com certeza uma ótima leitura!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!