Titulo Original: Virando Amor
Autora: Isadora Ferreira
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 200
Ano: 2015
Comprar: Submarino, Americanas, Extra, Ponto Frio, Shoptime, Casas Bahia.
Sinopse: Mudar bruscamente de cidade e passar a frequentar um novo colégio é complicado quando se é adolescente. Ainda mais quando é preciso alimentar um namoro a distância, algo muito desgastante. Priscila tem apenas 16 anos e tem de aprender a lidar com esses sentimentos, e começa a perceber que somente amar alguém não é suficiente para manter um relacionamento. No entanto, no momento em que se vê perdida e sem ação, ela se dá conta de que a vida em uma cidade grande não é tão ruim e que um novo amor pode surgir diante de tantas descobertas. (SKOOB)
Em 'Virando Amor' somos apresentados a Priscila, uma jovem de dezesseis anos que está deixando Curitiba, sua cidade natal, para ir morar na capital de São Paulo, por causa de uma promoção no trabalho do seu pai. O problema, é que além de deixar familiares e amigos de infância para trás, Pri terá que se conformar em manter seu namoro com Gabriel a distância.
Agora em uma nova cidade, e no auge de sua adolescência, Priscila terá que se adaptar a uma nova rotina, um novo colégio e fazer novos amigos. Mas como buscar o lado bom de tudo isso se a sua cabeça está lá em Curitiba? Como passar por essa fase tão 'complicada' da vida mantendo um relacionamento - o seu primeiro até então - a distância?
Assim como eu, nossa protagonista encarou essa mudança como uma bomba explodindo e destruindo o seu lindo mundinho. Pois não é nada fácil sair da nossa zona de conforto e ter que começar tudo de novo, praticamente do zero. Principalmente quando as pessoas mais experientes ao seu redor só sabem te dizer que com o tempo as coisas melhoram. Pois nessa fase da vida estamos vivendo o agora, o já, o pra ontem. Queremos que tudo se resolva em um piscar de olhos, e não acreditamos que o tempo é o tal senhor da razão. Qualquer dificuldade que enfrentamos parece ser o fim do mundo, mas depois, no futuro, rimos de tudo isso.
Essa é uma leitura bem juvenil, escrita em duzentas páginas, mas que te fará suspirar, rir e até querer chorar. É impossível acompanhar essa trajetória da vida de Priscila e não se identificar. Minha vontade era de entrar no livro e dizer 'Vem aqui amiga, me da um abraço, eu sei muito bem o que vocês está passando, e estou aqui para te ajudar'.
Eu me apeguei aos personagens, mesmo o livro tendo um enredo rápido, consegui me envolver com eles de uma certa forma que tive que ir dormir de madrugada para saber no que tudo isso ia dar. E vou confessar, o final é tão envolvente quanto o decorrer da estória. Quando li o ultimo paragrafo só conseguia me perguntar: 'porque você não escreveu pelo menos mais algumas páginas Isadora?'.
Recomendo 'Virando Amor' para todo jovem que está passando por esse tipo de transição na vida, mas também indico para aqueles que não estão, pois a leitura trás o drama vivido por muitas garotas e garotos dessa idade, como primeiro amor, desilusões, até onde vale a pena ir em um primeiro relacionamento e coisas do tipo.
O legal é que a Isadora usou trechos de músicas em cada começo de capitulo, e citou na leitura vários livros de autoras nacionais que também escrevem para o mesmo público que ela, o que de certa forma vai servir de referencia para aqueles que desejarão ler mais histórias como esta.
No geral o livro é um amorzinho, e se você já passou dessa fase da vida, recomendo que faça a leitura em um momento que precise de algo leve e rápido para espairecer. Tenho certeza que você vai se identificar com algumas coisas - se não todas - escritas aqui. Vai se lembrar de como alguns anos atrás, tomar certas atitudes era algo montuoso, impossível de se fazer da forma tão simples que fazemos/enfrentamos hoje.
PS: eu amei essa capa gente! ♥
NOTA:

Escritora e blogueira, Isadora Ferreira resolveu dividir seu tempo entre os estudos e se dedicar também à escrita. É nascida em Astolfo Dutra, interior de Minas Gerais. Atualmente ela sonha longe, pretende fazer faculdade de Artes Visuais e ainda viajar pelo mundo.
Não tinha visto nada sobre o livro até agora, e o enredo dele é bem simples, bem juvenil como o esperado, mas até que fiquei curiosa. Nem todo livro do tipo me conquista, mas tudo depende de como o autor trabalha sua história e seus personagens. Não sou muito mais velha que a protagonista e apesar de nunca ter me mudado, já passei algum tempo morando fora da minha cidade, então acho que sei um pouquinho como ela se sentiu.
ResponderExcluirFaz um tempo que não leio algo já que caí numa bela ressaca literária, mas talvez um livro leve como esse e ainda sim emocionante, possa me ajudar a sair. Anotarei a dica.
Abraços
Que bom Karina, espero que te ajude a sair dessa ressaca ;)
Excluirxoxo
Nada melhor do que começar uma leitura pelo qual já nos identificamos com o protagonista que tem uma vida tão parecida com a nossa, não é mesmo? A proposta de Virando Amor parece ser linda e ao mesmo tempo bem divertida e real. Histórias assim sempre me cativam e tenho certeza de que esta não será diferente, pois só por sua resenha já me senti ligada á trama.
ResponderExcluirBjs!
Sim Fer, é um sentimento maravilhoso quando nos identificamos com os protagonista, a história simplesmente flui!!
Excluirxoxo
Já tem muito tempo que estou com vontade de ler esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Fico feliz por ter gostado tanto e até mesmo se identificado com a personagem protagonista. Gosto desses livros que abordam temáticas cotidianas, que não fogem muito da realidade em que vivemos. Pelo visto, "Virando amor" deve ser um livro adorável! Quero ler também!
ResponderExcluirBeijos.
Fico feliz em trazer essa resenha em primeira mão pra vc Leonora ;)
ExcluirFoi uma leitura muito adorável sim, recomendo <3
xoxo
É uma boa ideia pra quem está passando por algo assim mesmo. Faz pensar naquele "ombro amigo" de forma literária, uma ajuda do que fazer e de alguém que entende. Só que em um livro.
ResponderExcluirMudanças assim são difíceis mesmo. Também passei por essa situação e quem já teve o mesmo na vida sabe como é complicado se adaptar à perda de amigos, lugar e etc. Achei a história bem interessante e seria legal ler, acho que iria gostar.
Sim Cris! Eu mesmo, quando passei por isso, achava que era a pior coisa que alguém poderia passar na vida (hahaha). Hoje vejo como meus problemas eram pequenos naquela época. E nesse livro a protagonista reage igualzinho a mim, super me identifiquei.
ExcluirOii!
ResponderExcluirPreciso desse livro meu Deus!
Até hj enfrento a dor da mudança, não é nd fácil deixar toda uma vida pra trás e recomeçar tudo do zero... Aveeeee!
Me identifiquei mto com Priscila!
Parabéns pelo post, eu amei!
Bjs!
Então vc tem que ler Aline! Vale super a pena ;)
ExcluirObrigado <3
xoxo
Esse livro é ótimo! A escrita da Isadora é cativante e faz com que a gente termine o livro super rápido. Uma das coisas que mais gostei você ele usar várias referencias conhecidas.
ResponderExcluirTambém achei isso um máximo, principalmente para os jovens que estão começando a ler livros assim agora né?!
ExcluirInteressante a história, acho que da para ir lendo e se identificando com algumas partes né? :P Gostei da capa, apesar de parecer bem "sombria"
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Ao vivo essa capa é ainda mais apaixonante, ela praticamente trás um por do sol para suas mãos, eu amei <3
ExcluirGostei da capa e da sinopse. Minha infância é que foi de mudanças, mas quando somos crianças ainda não temos essa noção de que vai mudar tudo na vida a partir de agora. É como você disse o adolescente é que sente mais medo dessas mudanças bruscas na vida. A minha foi bem estática, mas vejo ai nesse livro o drama de alguns colegas na época.
ResponderExcluirBeijos,
Mari
www.amadoslivros.blogspot.com
Já li vários comentários sobre essa trama e todos de forma muito positiva. Pelo visto o enredo deve ser maravilhoso mesmo. Fiquei bem curiosa sobre.
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser uma leitura bem leve, com todos os dramas que os adolescentes tem direito. Adorei o fato da autora fazer referências de livros e autores nacionais e colocar pequenos trechos de músicas, acho que isso ajuda a deixar a leitura mais dinâmica. Gostei muito da resenha e já adicionei na lista. Beijo!
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEssa é uma historia que ainda não conhecia, mas gostei muito com certeza para quem está passada por isso esse livro deve ter um significado especial principalmente quando você ver outra pessoa sofrendo com as mesmas duvidas e problemas, achei o livro interessante e parece que envolvente se tiver oportunidade quero ler !!