[Resenha] Um Passado Sombrio - @BertrandBrasil

postado dia 22 abril 2016

Titulo Original: A Dark Matter
Autor: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil/ Grupo Editorial Record
Gênero: Terror
Páginas: 392
Ano: 2016

Sinopse: O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno. (SKOOB)
Acho que não preciso nem comentar que: terror, suspense, drama e romance são os meus gêneros literários favoritos, alguns leitores aqui do blog já identificaram as minhas preferências de leituras chegaram até me intitular de ''colunista dos livros darks'' haha o qual gostei, confesso. Confirmando tal 'apelido' hoje comentar com vocês as minhas impressões sobre 'Um Passado Sombrio'

Peter Straub é conhecido por dominar e abrilhantar o gênero literário terror, sua área de atuação onde mostra a todos as habilidades surpreendentes que sua mente tem para criar ambientes, personagens e ocasiões diversas em cada uma de suas obras, o que torna inquestionável o talento do autor. Para confirmar o alto nível de Peter, outro renomado autor do gênero Stephen King escreveu uma nota sobre o livro:


Em primeiro contato somos apresentados á Lee Harwell um escritor que possui um bom número de obras publicas as quais lhe renderam reconhecimento e um notável sucesso, ele domina a ficção e constrói romances em cima disso, mas no momento em que o conhecemos ele esta num dilema , seus editores estão pedindo que ele escreva algo um tanto quanto mais 'real' do que suas obras passadas, não que elas sejam de baixo talento e admiração, mas sim porque acreditam que chegou o momento dele se renovar e apresentar algo totalmente diferente e inesperado aos seus fãs. Diante de tal situação, e após vivenciar um ato grotesco em uma lanchonete em que um 'sem teto' é expulso do estabelecimento, Lee fica agoniado ao lembrar daquela cena como se ela tivesse sido fixada em sua mente, ao tentar esquecer o ocorrido pois ele não tinha ligação nenhuma com aquele 'sem teto' muito menos o conhecia, outra lembrança veio até ele, mas dessa vez uma lembrança de um tempo mais distante, há quarenta anos atrás.

Uma noite misteriosa envolvendo seus amigos de infância inclusive Eel que agora é sua esposa. Somos transportados de volta para o ano de 1966 quando um guru chegou na região, ele tinha uma postura admirável, tinha o mais rico vocabulário e os melhores argumentos e implicava leituras de livros filosóficos, o guru conquistou todos os amigos de Lee com facilidade mas ele se mantinha distante pois tinha a certeza de que tudo não passava de uma farsa.



O guru Spencer Mallon se tornou tamanha influência para aqueles jovens que os convenceu a participar de um ritual macabro que não saiu de acordo com o planejado, as coisas saem do controle o que resulta na morte de um dos jovens que participou do ritual que teve o corpo brutalmente dilacerado. As outras pessoas que participaram do ritual e que sobreviveram tiveram suas vidas alteradas em diferentes aspectos (essa parte da história não sei o porque me lembrou o filme Premonição rs), mas a alma de todos fora abalada. O que aconteceu no ritual era secreto, e por mais que Lee tentasse arrancar de sua esposa oque de fato aconteceu ela sempre arranjava um modo de se esquivar da conversa. O acontecimento chegou a ser investigado mas fora interrompido, Lee vê aí a oportunidade de conseguir uma boa história para escrever no seu novo livro. Agora ele está atrás das respostas do passado mas sem a menor percepção do que o aguarda.

Apesar de todas as recomendações e grandes elogios direcionados a este livro, ele não me conquistou 100% pois achei que diferentemente das outras obras, esta possui uma narrativa mais densa o que torna a leitura um pouco massante consecutivamente pode acarretar abandonos aos leitores que não têem muita paciência e que preferem ação a todo momento. Já li outras obras do autor e ele realmente é bom, esta apenas não correspondeu todas as minhas expectativas mas isso não abala nem um pouco a inteligência de construção na história.

Sobre o design do livro duas pequenas coisas me 'incomodaram' sendo elas: páginas brancas :( e diagramação espremida com fonte pequena, Bertrand Brasil esquece as folhas brancas e sinta todo o amor das folhas amareladas haha


NOTA:
Peter Straub nasceu em Milwaukee, Wisconsin em 2 Março, 1943, o primeiro de três filhos de um vendedor e uma enfermeira.O escritor é mais conhecido por escrever livros do gênero horror, mas também tem trabalhos de ficção e poesia. Straub é conhecido no mundo inteiro por criar thrillers fora do comum, literalmente. Straub já publicou com o Stephen King duas obras: O Talismã e A Casa negra. "Ninguém na indústria do horror pode se igualar a ele", King em referencia a Straub. Infelizmente ele não é lembrado por ter participando dessas obras devido a grande reputação de King, que faz com que o seu nome seja ocultado. Mas Straub tem um talento magnífico para escrever. Porém, suas obras dificilmente são traduzidas para o português e isso dificulta a sua "dispersão" pelo Brasil.
See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Vi coisa legal dele e achei interessante. Apesar de não ser um estilo que pego muito pra ler achei legal a história, a investigação e as partes sobrenaturais. Pareceu um bom livro. Mas também vi uma ou outra coisa falando sobre não agradar tanto assim....talvez pra quem já leu algo dele mesmo seja um tanto decepcionante, por ter expectativas e tal. Nunca li nada do autor e penso que iria gostar desse livro. É tentar a sorte agora...

    ResponderExcluir
  2. Lucas, primeiramente quero comentar sobre esta a capa, ela é encantadora e parece fazer jus á sua história por detrás dela. Mas voltando á resenha, posso dizer que gostei muito, mesmo que o terror não seja o meu ponto forte em relação á livros, porém o mistério que também envolve a narrativa, me parece muito interessante e seria adorável ter a chance de ler Um Passado Sombrio. Adicionei nos desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, ultimamente as capas estão fazendo jus à história!

      Excluir
  3. Não conheço nenhuma obra do autor, mas logo me vi desejando conhecer depois de sua resenha.
    Eu raramente leio terror, talvez seja o medo que tenho por eles, mas estou querendo mudar esta situação e acredito que Um Passado Sombrio seria uma ótima leitura, principalmente por ela ter um pouquinho do mistério, algo que adoro, mesmo que não tenha lhe agradado completamente.
    Resenha incrível!
    Bjs, Lucas!

    ResponderExcluir
  4. Eu tomo como um desafio uma trama em que eu tenha que desvendar um quebra cabeça a partir de personagens tão bem construídos. AMO mistérios, risos... Mas confesso que não sou fã do Stephen King, já tentei ler duas obras dele e não consegui, desisti, eu não sou o público alvo dele. Se esse livro foi recomendado por ele e ainda apresenta certa similaridade em sua narrativa, acredito que não irei conseguir me envolver. Mas parece ser uma ótima dica para quem é fã do gênero.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desse autor, mas quando vi a sinopse desse livro ele me chamou muita atenção, gosto de livros com essa pegada de suspense e acho que tem tudo para uma boa leitura, mas pelo que vejo, em certos aspectos Um Passado Sombrio anda decepcionando, apesar de não o tornar um livro ruim. Não criei muitas expectativas, então quando eu tiver a chance de ler talvez ele não me decepcione de forma inesperada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não custa nada dar uma chance né Karina =)

      Excluir
  6. Oii!
    Ual! o mistério da história foi o que me chamaou mais atenção!
    Qro mto ler em breve pra saber mais sobre a história em si e dos personagens que me deixaram mto curiosa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que der leia e depois me conta oque achou, combinado?

      Excluir
  7. Como sou super medrosa, creio que não iria conseguir ler esse livro (a não ser que fosse a luz do dia e rodeada de pessoas kkk).
    Eu também não conhecia o autor, mas por meio da sua resenha, tenho certeza de que os fãs desse gênero literário, devem conhecer pelo menos uma história de Peter Straub.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha reza uma ''Ave Maria" antes de ler, Gabrielle =D Aah com certeza, os fãs do gênero devem conhecer pelo menos uma obra do Peter.

      Excluir
  8. Eu já tinha visto alguns comentários sobre esse livro, e apesar de ficar com um pouquinho de curiosidade em relação ao que vai acontecer e sobre o passado de Lee, não sinto aquela enorme vontade de lê-lo, e também a premissa não me chama tanta atenção assim :/
    No geral, parece ser um bom livro e talvez eu o leia mais lá pra frente.
    Ah, também prefiro as folhas amareladas kkk Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Folhas amareladas = amor incondicional! Concorda? hahaha =)

      Excluir
  9. Vi esse livro nas cortesias do skoob e participei do sorteio, vou até conferir se ganhei alguma coisa nos últimos finalizados, porque até hoje só ganhei um livrinho ruuuiiim... Nunca mais ganhei nada no skoob, mas ganhar esse parece ser um ótimo negócio, gostei da sinopse! Sim, páginas amareladas são um amorzinho kkkk <3
    Beijos,
    Mari

    www.amadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xiii, então eu sou você, você é eu kkkk nunca ganho nada =)

      Excluir
  10. Que capa linda! Eu ja ganhei um livro no skoob, mas chegou na casa da minha mae(a mais de 2 mil km de distancia) e acabei dando pra ela hahah eu tenho medo de filme de terror, mas li 2 livros e gostei! Parece ser interessante e agoniante. Paginas amarelas <3

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li nada do Peter Straub e mesmo esse sendo um gênero que geralmente passo longe, pois morro de medo, estou querendo pegar alguns livros desse gênero para ler, mas lendo a resenha essa não foi uma historia que me chamou atenção !!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!