Titulo Original: The Humans
Autor: Matt Haig
Editora: Jangada
Páginas: 312
Ano: 2016
Sinopse: Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.
Desde minha entrada para equipe do blog nunca tive 'dificuldade' para começar uma resenha, digo, nunca tive dificuldade em escolher as palavras certas até mesmo por onde começar a falar sobre um livro, porém 'Os Humanos' me conquistou de uma forma que me faltam palavras para descrever a genialidade e originalidade do autor. Foi a primeira obra que li de Matt Haig e vou logo deixando claro a minha imensa vontade de ter mais obras dele para ler, cada página é cheia de profissionalismo e inteligência, características pelas quais descreverei o autor a partir de agora.
Nosso mundo esta cheio de pessoas com crenças diferentes, sendo assim imagine uma realidade em que os dominadores da matemática chegaram a uma prova concreta de que não estamos sozinhos nesse universo, e por tal descoberta os ''ocultos'' decidam vir a á terra para acabar com essas provas... imaginou? Pois bem, agora você já tem uma noção sobre a história.
Andrew Martin é um respeitado matemático e professor da Universidade de Cambridge, casado com Isobel Martin uma historiadora, os dois tem um filho chamado Guliver, um jovem que passa pela má fase da adolescência, sofrendo bullying no colégio por ser filho de quem ele é, ao contrário da vontade de muitos jovens, Guliver desejava que seu pai não fosse rico como era pois isso o intitulava 'filhinho de papai' uma das coisas que o expunha a sofrer bullying.
Certa noite, Andrew acorda no meio de uma estrada, ele estava nu e não sabia o porque de estar ali, isso se deve ao fato de que Andrew não era Andrew, ele era um alienígena que fora mandado à terra para destruir todas as provas de que o professor tivesse provado a Teoria de Riemann o que permitiria um super avanço para os humanos e suas tecnologias, outorgando a eles o poder de domínio e força maior. Para realizar a tarefa o alienígena precisava tomar posse do corpo do professor, se passar por ele para que assim pudesse recolher todas as informações necessárias sem levantar suspeita.
Ao se deparar com a realidade humana o alienígena se mostra muito crítico em relação a nós, tanto em relação do porque nos vestimos quanto a respeito de nossas rotinas, manias e formas de vida. Antes de ser enviado à terra, ele tinha uma noção de como a nossa raça vivia, pois erámos/somos vigiados por eles, mas ao se deparar com a realidade em questão ele fica totalmente perdido sem saber por onde começar, e muito mais confuso pois não conseguia obter as memórias do professor Andrew Martin não podendo ir direto ao ponto, assim ele foca na família Martin pois acredita que a mulher e filho do professor fazem parte das provas, sendo assim ele teria de destruí-los também. Com o passar dos dias o alienígena começa obter direcionamentos para a conclusão de sua missão, descobrindo que o professor possivelmente contou a hipótese de que provara a Teoria de Riemann para algumas pessoas, ou seja mais provas teriam de ser destruídas, mas ele não contava e nem ao menos chegava a pensar que controversas poderiam ocorrer...
Uma das características do humanos que é desprezada pelos alienígenas são as emoções, eles acreditam que elas são o mal de tudo, deixam as pessoas gananciosas, prepotentes, tristes, felizes, apaixonadas, etc, um ser que se preze deveria ter controle próprio. Mas como os humanos não podem controlar suas emoções elas passam a ser o ponto fraco da raça e o alienígena sabia disso, mas não esperava que após um curto período vivendo na pele de um humano, agindo como tal ele criaria sentimentos e teria emoções, fato o qual passou a prejudicar o cumprimento de sua missão. Ele criou um vínculo de amor (o pior dos sentimentos) muito forte com Isobel e Guliver e não conseguira destruí-los pois ambos eram parte das provas que precisavam ser eliminadas; ele pediu para ser desligado da força alienígena e também para se tornar um humano de verdade assim abandonando a missão, agora os anfitriões se revoltaram contra ele e o desligaram da força assim como ele pediu, mas a missão tinha de ser concluída e para isso outro alienígena fora mandado à terra mudando completamente a história. Uma batalha começa aqui.
A arte presente tanto na versão original quanto na edição brasileira é fantástica e dá ao leitor um breve entendimento do que a história se trata. O Grupo Pensamento arrasou nessa edição de capa, e confesso é uma das capas mais bonitas que tenho =)
Confira esse book trailer produzido pela editora com citações dos conselhos que Andrew passa para os humanos, quando você tiver a oportunidade de fazer a leitura vai ver que tudo faz sentido e possivelmente sentirá a emoção que senti.
Confira esse book trailer produzido pela editora com citações dos conselhos que Andrew passa para os humanos, quando você tiver a oportunidade de fazer a leitura vai ver que tudo faz sentido e possivelmente sentirá a emoção que senti.
Indiscutivelmente recomendo a leitura para todos os leitores de todas as idades, não quis falar muito na resenha pois seria uma espécie de spoiler, se eu tentasse descrever a finco como esse livro me conquistou eu teria que escrever um livro haha pois relatar as emoções que a leitura me causou iria levar um booom tempo :)
NOTA:

Matt Haig nasceu em Sheffield, na Inglaterra, em 1975. Ele escreve livros adultos e infantis, frequentemente mesclando, com um toque sutil, os mundos da realidade doméstica e da mais absoluta fantasia. Seus romances mais famosos já foram traduzidos em 28 idiomas. Ele também é um premiado escritos de livros infantis. O jornal The Guardian descreveu seu texto como ''deliciosamente estranho'', e o New York Times o chamou de ''romancista de grande talento'', cuja narrativa é ''engraçada, fascinante e comovente''. Atualmente, Matt mora em York em Londres.
See you soon, Lucas!
Depois de uma resenha tão positiva como esta, eu não poderia estar mais curiosa em relação á este livro. Não me recordo de ter lido nenhum livro que possuíssem alienígenas em sua história, e este foi um primeiro ponto que me atraiu. Outro ponto que muito me instigou foi o fato do personagem ser um alien, mas está se passando por um humano e mesmo sem querer, descobrindo muito de nosso planeta e sentimentos.
ResponderExcluirDefinitivamente é uma leitura que tenho uma enorme vontade de fazer e espero que seja em breve.
Bjs, Lucas!
A proposta inovadora do livro foi oque me chamou a atenção também =)
ExcluirEssa é a primeira resenha que vejo sobre esse livro e agora estou com muita vontade de conferir ele, ver como um alien enxerga todos os defeitos humanos ao ponto de sentir aversão a nossa espécie, mas aos poucos acaba vendo um outro lado e criando sentimentos por quem não deveria parece ser uma leitura bem interessante, fiquei imaginando como esse livro acaba agora.
ResponderExcluirAbraços
Ouça Karina, os capítulos finais são surpreendentes! :)
ExcluirAhhh, uma resenha desse livro! Bendito seja *0*
ResponderExcluirEstava louca pra ver opiniões dele porque adorei a sinopse e pelo jeito o livro vale mais do que a pena ler. Se for tão inteligente, mexer com o emocional e tão bom de ler assim, preciso pra ontem! Gostei muito dele e animei pra conferir. O que achei mais legal é ter recomendado o livro para todas as idades e qualquer leitor. Só isso já diz muito dele né?!
Sem dúvidas!
ExcluirOs Humanos já tem uma enorme atenção voltada para sua capa. Ela é deslumbrante!
ResponderExcluirNo geral, o livro é bem interessante. Adoro livros que fogem dos tradicionais personagens e enredos e tenho certeza de que irei gostar de fazer a leitura deste, não só por ter uma nova espécie em nosso meio, mas também por se iniciar uma batalha devido á esta missão do alienígena de destruir todas as provas de sua existência. Com uma narrativa assim, deixa qualquer leitor intrigado! Muito bom! Amei a dica.
Beijos.
Essa capa está fantástica, concorda Leonora? Uma das mais bonitas que tenho!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirSó digo uma coisa: definitivamente preciso ler esse livro!
A tua resenha foi tão positiva e instigante que quero ler, agora! Rsrsrs.
Achei a ideia central do livro muito original apesar de já existirem alguns livros sobre alienígenas na terra. E acho legal esse tema ser sempre ligado às emoções humanas (como em A Hospedeira) porque sempre nos dá margem para grandes reflexões sobre o modo como vivemos e nos portamos em relação ao mundo e a nós mesmos.
O vídeo com os conselhos fechou com chave de ouro. Gostei muito!
Obrigada pela dica. Vou segui-la!
Abraços!
Lua.
http://luahmelo.blogspot.com
Creio que não vai se arrepender, Lua =)
ExcluirAdorei a resenha. A história parece mesmo interessante e mexe com nossa imaginação. Mesmo que seja uma ficção, não acredito que estejamos sozinhos nesse universo... quem sabe um dia aparece alguma prova mais irrefutável do que todas as outras "provas' que já foram mostradas ao logo desse século e foram descartadas... Só espero que não venham querendo destruir tudo aqui rsrs Já temos o próprio ser humano fazendo isso, não precisa vir alguém de fora ajudar kkkk Gostei, vou procurar para ler!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
www.amadoslivros.blogspot.com.br
Posso confessar uma coisa Mariana? Também não acredito que estejamos sozinhos na imensidão desse Universo hahaha
ExcluirOii!
ResponderExcluirEu adorei a sinopse! Tinha lido alguns comentários sobre o livro e me interessei mto, agora mais q nunca qro ler...
Bjs!
Aproveite a leitura Aline =)
ExcluirEsse livro também está na minha lista, e o que mais me atraiu nele, foi justamente a sua premissa. Acho que eu nunca vi nenhum outro livro em que um alien se passa por humano para "acabar" com a Terra, achei isso muito criatico e inovador. Já li algumas outras resenhas sobre esse livro e a minha curiosidade só cresce. Deve ser bem legal acompanhar a narrativa a medida que o alien começa a se envolver com a família Martin e desenvolver emoções por eles.
ResponderExcluirJá quero esse livro, beijo!
Olha Cris, digo com toda convicção que este livro merece até preferência, é inovador e inteligente tenho certeza que irá gostar =)
ExcluirOi *--*
ResponderExcluirNão sou a mais chegada em livros nessa temática mas desde o lançamento que essa capa me chama atenção de tão linda que é, e também essa é a primeira resenha que vejo do livro e não fazia ideia que ele falava de assuntos tão complexos assim e deve ser bem legal ver a adaptação dele na terra. Ótima resenha por sinal.
Bjos
Lara, digo que esse livro é surpreendente, merece ser colocado na lista de desejados =)
ExcluirGostei muito de saber que o livro possui um personagem extraterrestre e ao mesmo tempo, me encantei pela capa. *--* Além disso, ficou claro para mim que você achou a história bem emocionante e esse fato, me deixou com muita vontade de lê-lo.
ResponderExcluirCreio que Andrew irá abalar meu psicológico. Haha
Eu ja ouvi falar sobre esse livro e ele ja ta na minha wishlist!a capa é muito linda e o enredo é mtoooooo interessante, adoro livros de ficção cientifica!
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirTinha visto o livro no lançamentos e achado a historia interessante mas lendo a resenha gostei muito, achei interessada a ideia do autor e como podemos ver alguns reflexões que acabamos fazendo através do alienígenas, também fiquei curiosa sobre como o autor o ira desenvolver e sobre essa guerra, esse é um livro que entrou para minha lista de leitura !!