[Resenha] Vamos Juntas? - Editora @GaleraRecord

postado dia 28 março 2016

Titulo Original: Vamos Juntas?
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Ano: 2016

Gênero: Guia

Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar. (SKOOB)


Por incrível que pareça, só conheci o movimento Vamos Juntas?, através deste livro, que além de informar a respeito, é também um guia prático de como exercer a sororidade.

Mas não pense que estou falando grego, ou que assassinei o português, na verdade a palavra sororidade vem de "sóror", que no latim significa "irmã"; é a ideia de um grupo de irmãs, mulheres unidas. A versão feminina da palavra "fraternidade".


E o movimento Vamos Juntas?, surgiu para que as mulheres ajudassem umas as outras em momentos vulneráveis como o de caminhar por ruas escuras no meio da noite, ou em pontos de ônibus e coisas do tipo. A ideia é de que se duas ou mais mulheres estão tendo de passar por isso num mesmo momento, então porque não irem juntas até o destino em comum? Afinal de contas, quando não estamos sozinhas nos sentimos bem menos vulneráveis, e também não viramos alvos fáceis.


No entanto o livro vai muito mais além que a explicação do movimento, nele Babi Souza compartilha depoimentos e o que é estar por trás do Vamos Juntas?. O porque em pouquíssimo tempo a página já atingiu mais de 230 mil curtidas, e porque cada vez mais mulheres, independente de idade, estão praticando o Vamos Juntas?


A praticidade com que o livro nos guia, faz de assuntos que para algumas pessoas ainda pareça um bicho de sete cabeças, como o feminismo, algo simples e de fácil entendimento. Se alguém ainda tem duvidas do que significa ser feminista, Babi Souza esclarece da forma singela e direto ao ponto.


A diagramação do livro está encantadora, o que o tornou ainda mais lindo e apaixonante. O final do livro nos reserva vários banners publicados na página do Vamos Juntas?, que pode servir para convidar as amigas a conhecer o movimento ou simplesmente para usar como inspiração. E ainda temos bônus como por exemplo uma lista de mulheres empoderadas da histórias e uma linha do tempo das conquistas feministas.


No entanto vale lembrar que mesmo em meia a tantas conquista, e em pleno o ano de 2016, a mulher ainda tem muito a conquistar, e cabe a cada uma de nós fazermos nossa parte. Afinal de contas, uma voz é apenas uma voz, mas várias vozes são uma multidão.


NOTA:

Babi Souza vive em Porto Alegre e se formou em Jornalismo pela PUC-RS em 2013. Trabalhou em diversos veículos de comunicação passando também por agências digitais. Por acreditar que o colaborativismo e o amor ao próximo são "a saída" para o mundo, criou em junho de 2015 o movimento Vamos juntas? e, em outubro de 2015, a Bertha Comunicação, uma empresa focada em impulsionar negócios de mulheres através da comunicação digital.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Oi!
    EU não curti muito quando lançaram o livro desse movimento, pq acho que tá capitalizando demais uma coisa q deveria ser simples, entende?
    E sem contar que eu não acredito em sororidade. Eu só vejo isso ser usado dentro do movimento feminista pra proteger mulher q tá sendo escrota e oprimindo outra...Sem contar que a própria origem do termo é problemática. Soror era uma ordem de freiras na igreja católica, meio como os maçons, pra explicar bem hahaha E sim, elas tinham 'sororidade' com quem também era soror. Com as freiras de fora ou as outras mulheres comuns elas tavam pouco se ferrando :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Sinceramente, o livro me abriu bastante os olhos ao fato de que estando juntas podemos evitar certos constrangimentos e violência nas ruas. Eu gostei bastante do projeto e fiquei comovida pelo fato dele ter ajudado e estar ajudando muitas mulheres. No entanto se não fosse esse livro não teria conhecido o movimento tão cedo, e eu achei legal e necessário a publicação dele. Mas confesso que não fazia ideia disso que vc falou sobre SORORIDADE, pois vi o significado da palavra pela primeira vez aqui no livro mesmo, e como a própria autora disse, o Google não facilita muito a pesquisa dessa palavra.
      Gostei bastante de saber a sua opinião e ver tudo isso por um outro ponto de vista <3

      Excluir
  2. Olá Thais! Tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha! É bem bacana ver várias pessoas falando desse livro, ainda mais quando falam bem! haha <3
    Eu já conhecia o movimento Vamos Juntas? desde o ano passado e foi bem reconfortante quando o encontrei. Estava muito fragilizada por conta de assédios e quando vi pela internet toda essa onda de ajuda, compreensão e proximidade eu fiquei mais confiante. Não vejo a hora de conseguir comprar meu exemplar! Vai ser como ter bem perto de mim, de forma física, um pouco de tudo o que significa a sororidade, esse sentimento que surge num instante e ajuda tanto.
    Beijos, Bianca.
    http://enlear.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo sim e vc?
      É emocionante ver como esse movimento ajudou e continua ajudando cada vez mais mulheres.
      Eu não costumo andar muito pelas ruas de noite, na maioria das vezes estou de carro, por isso não me dava conta de tudo isso que li nos depoimentos escritos no livro. No entanto eu ainda vejo muita coisa nas ruas e fico indignada com o que passamos, mas confesso que o livro me fez pensar mais nisso agora!
      Espero que vc conquiste seu exemplar o quanto antes, pois o livro está lindo e muito incrível <3

      xoxo

      Excluir
  3. Oi!
    Nao conhecia esse movimento, mas fiquei interessada no livro! Parece ser de uma leitura bem fácil, principalmente pela diagramação que deve ser mesmo linda! Sem dúvidas, está na lista das próximas leituras!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!
      O livro está puro amor, é tão direto ao ponto que vc nem sente a leitura! A diagramação está maravilhosa, e o conteúdo é muito válido ;)

      xoxo

      Excluir
  4. Oi!
    Também ainda não conhecia esse movimento e só conheci através da divulgação do livro mas gostei muito dessa inciativa que é incrível e muito importante e serie quero conhecer mais, adorei o livro Vamos Juntas? quero muito ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Suzana!
      O fato de o livro ter apresentado o movimento a mais pessoas foi o que mais me conquistou <3

      Excluir
  5. Gostei muito da temática do livro e parece ser do tipo que abre seus olhos para pequenas coisas que fazem a diferença. O estender a mão quando outra precisa, o apoio e a união das mulheres. Gostei muito dessa ideia em um livro, serve para dar de presente pra qualquer um por ter belos ensinamentos e fazer refletir, pensar em mudar suas atitudes. Muito legal =D

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia o movimento. Posso dizer que eu como mulher tenho medo de andar na rua depois das dez, com receio do que pode acontecer. Um absurdo. Espero um dia ver homens e mulheres com os mesmos direitos e respeito entre si. Adorei a ideia do livro.

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Amei a forma em que a sua resenha descreveu o livro, nos faz olhar umas as outras como irmãs e nos ajudarmos nos momentos que cada uma precisa, nos unindo para sermos mais fortes. Ótima mensagem o da Babi Souza!

    ResponderExcluir
  8. Achei a proposta do livro bem bacana, me interessei para ler.
    O livro parecer ser bom e a diagramação é ótima!
    o livro é todo lindo, gostei dele.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!