[Resenha] Quarto - @Verus_Editora

postado dia 23 março 2016

Título Original: Room
Autor: Emma Donoghue
Editora: Editora Verus 
Ano: 2011
Páginas: 305
Gênero: Drama / Literatura Estrangeira / Romance

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.(SKOOB)



Jack é um menino de cinco anos que mora no quarto, e o quarto é o seu mundo assim como sua mãe e as coisas que estão ali dentro. Jack sabe que  tudo o que está fora desse quarto é o espaço sideral e que as coisas que aparecem na televisão não são reais. O que Jack não sabe é que ele e mãe vivem no quarto, pois são reféns de um sequestro. Além da mãe, Jack também conhece o velho Nick. Velho Nick é o cara que trás comida e presente de domingo para Jack e sua mãe, e a noite, enquanto dorme no guarda roupa, ele também ouve o velho Nick fazer a cama da mãe gemer.


Jack e a mãe seguem uma rotina, e preenchem todo o dia com ela. Brincam, fazem atividades físicas, tiram cochilos e leem bastante. Toda a noite, Jack deita com a mãe, toma um pouco de leite  no peito e depois vai dormir no guarda roupa, para que o Velho Nick não o veja.

A vida de Jack é perfeita, exceto nos dias que precisa comer vagem, mas tudo começa a mudar quando a mãe dele começa a "desdizer" quase tudo o que ela havia explicado a ele antes. A mãe Jack, explica pra ele que lá fora, não é o espaço sideral, e sim o mundo real, e que as pessoas que ele vê na televisão também são reais, além disso, ela diz ao garoto que ele precisam sair o mais rápido possível do quarto.


A mãe de Jack monta um plano A, que segundo ela os ajudará a sair do quarto, mesmo não concordam com plano, e não entendendo o porque da mãe querer sair do quarto, ele ajuda. Mas o plano A não funciona, e mãe diz que esta tudo bem, pois ela tem o plano B. Jack não quer participar, e pergunta se eles não podem esperar até ele completar seis anos. No fim, ele e a mãe acabam executando o plano e Jack consegue sair do quarto e pedir ajuda a um estranho para salvar sua mãe.

No mundo real, Jack vai precisar se adaptar a todas as novidades, e principalmente ao fato de que o mundo não se resume mais a ele e sua mãe. A mãe de Jack apesar de ter vivido dezenove anos no mundo real, passou sete anos em confinamento, e precisar se readaptar a ele. Enquanto tentam se adequar ao novo estilo de vida,  Jack e mãe precisaram aprender a lidar com seus conflitos interiores também.

Eu ainda estou tentando digerir essa história, por isso peço desculpas desde já pois sinto que nada que disse aqui vai chegar perto o suficiente de expressar como eu realmente me senti durante a leitura desse livro.

Escrito em primeira pessoa, Quarto é um livro com uma escrita simples - por se tratar do ponto de vista de uma criança de cinco anos -, com certo ritmo e fluidez, o leitor consegue ler as quase quatrocentas paginas em pouco tempo.

Porém, o livro tem uma carga emocional muito pesada, então esse é um aspecto que faz com que o leitor precise separar um pouco mais de dedicação a essa leitura, eu mesmo sempre leio mais de um livro ao mesmo tempo, mas quando comecei a leitura de quarto parei todas as outras e me dediquei só a ele.



Um aspecto que me chamou muita atenção e eu preciso comentar, é que como o livro é contado pela perspectiva do Jack, uma criança, muitas vezes durante a narrativa algumas palavras são escritas da forma "errada" tipo quando ele quer dizer que a mãe contou a verdade sobre o lado de fora, ele diz que a mãe "desdizeu". Eu achei isso fantástico, e acho que trouxe muito mais verossimilhança para a história.

Um aspecto que eu talvez gostaria de ter visto no livro, é pelo menos um capitulo na perspectiva da mãe, eu fiquei bem curiosa pra saber o sentimentos dela em relação a toda a situação, mas confesso que apesar de querer muito isso, não sei se me sentiria da mesma forma que senti ao ver tudo sob a perspectiva de uma criança.

Quarto é um livro sensível e quase poético sobre um tema pesado e angustiante, é uma flor em meio as pedras.Quarto é um livro que eu indico a qualquer pessoa, na verdade é um livro que eu acredito que todos deveriam ler. 




NOTA: 

Foto -Emma Donoghue
Emma Donoghue nasceu em Dublin, Irlanda, em 1969. Seu pai é o crítico literário acadêmico Denis Donoghue . Ela tem um honras de primeira classe Bachelor of Arts grau da University College Dublin ( em Inglês e Francês ) e doutorado em Inglês pela Universidade de Cambridge. Sua tese foi sobre a amizade entre homens e mulheres na ficção do século 18 . Em 1998 ela se mudou para o Canadá e se tornou um cidadão canadense em 2004. Ela vive em Londres, Ontário, com o companheiro e os dois filhos.

Beijos, Anna (:

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Esse é um livro que venho querendo ler depois que soube da existência dele. É que vi o trailer do filme primeiro e nem sabia desse livro. Uma surpresa boa quando descobri =D
    É diferente, por ter essa visão do garotinho, e acho que assim a inocência, a carga emocional é mais pura e bela. Ver o mundo dele através de seus olhos cria uma conexão com a história maior do que seria se fosse de outra visão, acho. Pretendo ler, vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. Oie :D
    Adorei a resenha. Estou doido pra ler este livro, e espero conseguir fazer isso em breve.
    Acompanho o canal e agora estou acompanhando o blog.
    Beijos
    www.merosdevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ameeei sua resenha! Estou louca pra ler esse livro e ver o filme!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro deve ser mesmo carregado de emoção..
    Quero muito ler e achei bacana ser escrito pela visão de uma criança. Eu vi o trailer do filme e não sabia que tinha livro. Mas agora quero ler antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ler e saber o ponto de vista de uma criança que descobre que a vida não era bem o que imaginava.

    ResponderExcluir
  6. Eu assistir ao filme e fiquei encantada! Imagino como é o livro, deve ser mil vezes mais angustiante, bonito e detalhado. A narração deve ser incrível!
    Muita vontade de ler!

    beijo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro/filme é deveras emocionante, ainda mais pelo ponto de vista de uma criança, curioso como ele deve enxergar as coisas ao seu redor sem nunca ter estado fora do quarto.Pretendo ler/assisti com certeza.

    ResponderExcluir
  8. O livro/filme é deveras emocionante, ainda mais pelo ponto de vista de uma criança, curioso como ele deve enxergar as coisas ao seu redor sem nunca ter estado fora do quarto.Pretendo ler/assisti com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu ouvi falar muito desse livro no lançamento e tinha ficado com vontade de ler, mas nunca de fato li. Recentemente eu soube sobre o filme e fui assistir (aliás, que filme forte e triste, e pesado, hein?). Mas só recentemente fui ligar os dois quando vi resenhas hahaha
    Eu amo esses livros mais pesados, então esse continua na minha lista. Ainda mais pq ele é narrado da visão do Jack. Enfim, se o filme é um dos unicos q me fez chorar até hoje (foram 3), eu imagino o que o livro fará comigo.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não sabia que o Jack que narrava esse livro e conheci a historia pelo filme e quando soube do livro fiquei curiosa, parece ser uma historia emocionante e achei bem interessante a autora ter colocado esse período de readaptação do jack e de sua mãe ao mundo !!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!