[Resenha] O que o Amor Esconde @Ed_Fundamento

postado dia 11 março 2016

Titulo Original: The woman he loved before
Autora: Dorothy Koomson
Editora: Fundamento
Gênero: Drama, Suspense, Romance
Páginas: 400
Ano: 2015
Comprar: Americanas, Submarino, ShopTime

Libby Rabvena tem uma vida confortável ao lado de Jack, seu amável marido. Mas ele parece ainda não ter superado a perda de Eve, sua primeira mulher, que morreu de forma trágica e misteriosa na mesma casa em que eles vivem agora. Depois de sofrerem um horrível acidente de carro, do qual Jack sai praticamente ileso e Libby se fere gravemente, ela encontra os diários de Eve escondidos em sua casa. Disposta a procurar pistas sobre Jack e conhecer melhor a mulher que ele amava, Libby decide lê-los e descobre que alguns segredos são difíceis de suportar... e que a morte de Eve pode não ter sido acidental. Com os terríveis segredos do passado prestes a vir à tona, Libby começa a temer por sua vida. Principalmente quando o suspeito do crime pode estar sentado no sofá da sala, bem ao seu lado... (SKOOB)
Alguns leitores aqui do blog já perceberam que minha preferência por leituras são as do gênero drama, suspense que envolvem um romance cheio de mistérios, e esse livro que resenho hoje tem tudo isso e muito mais.

Antes de falar um pouco da história tenho que comentar algo que me chamou muito a atenção; a personagem principal do livro é negra, isso é fabuloso! Em todos os livros que já li na vida, nunca tinha encontrado alguma obra que dava espaço a personagens negros, logo que todos nós sabemos quão preconceituoso é o mundo tanto em questão raciais, classes, sexualidade, etc, torna-se mais difícil ainda encontrar personagens ''fora do padrão'' da sociedade, ao qual estão acostumados. Isso é um fato que profundamente me envergonha por ser da raça humana, julgar alguém por ser diferente e fora do padrão de que 'os brancos são modelos de referência' é ridículo. Espero que algum dia (enquanto há tempo) a humanidade acorde e saia dessa zona de preconceitos, que parem de se afogar na própria ignorância e aceitem que a essência da vida está nas diferenças em todos os sentidos, afinal de contas já parou para imaginar o quão chato e entediante seria o mundo se todos tivessem a mesma cara, fossem cópias remotas de ''um modelo perfeito''? ... É como dizem por aí, não se deve perder a esperança!

Tudo começa quando Libby está na concessionária comprando o seu lindo e diferente carro azul, pois ela achava que assim como ela é diferente de todos, o carro dela também deveria ser diferente dessa onda de carros prateados, pretos e vermelhos. Certo dia após ser comunicada que precisaria estar indo até lá para assinar os últimos documentos para oficializar a compra, ela fica um pouco irritada por um acontecimento; ela deixara de ir trabalhar para poder ir até a concessionária, ou seja, estava dedicando todo o seu tempo a isso pois ansiava para ter logo o seu carro nas mãos. Quando ela estava sendo atendida, um certo homem entra na loja e imediatamente recebe as prioridades, o vendedor que estava atendendo Libby a deixa esperando e vai atender Jack, seu velho amigo; foi isso oque a irritou, certamente ele tinha 'prioridade' por ser rico, ela não consegue esconder sua frustração e vai embora deixando na mesa os papéis ainda sem assinar. Quando estava indo em direção ao ponto de ônibus aquele homem que tinha roubado seu atendente na loja vem atrás dela com intuito de se desculpar pois não era sua intenção a ter irritado, muito menos não a ter respeitado por achar-se no direito de passar na frente e receber prioridades.


Jack é um homem charmoso, bonito e incrivelmente educado, Libby tem essa impressão após o pedido de desculpas, pois nem todo homem se 'rebaixa' a isso. Ele é do tipo galã, se percebe de longe as mulheres se insinuando para ele, curiosamente ele não parece ligar muito, Libby chega até questionar se ele é gay, mas não. Após ter aceitado o pedido de desculpas ela se despede e se dirige em direção ao ponto de ônibus que estava quase partindo. Mais tarde ela percebe que perdeu o seu cartão de créditos e toma providências para cancelá-lo antes que alguém o ache. Na manhã seguinte ao chegar no trabalho ela é recebida por um buquê de flores e por suas amigas de salão, algo atípico pois raramente isso ocorrera e Libby não tinha namorado, então de quem seriam as flores? Após ler o cartão ela descobre que são do Jack, para reforçar o pedido de desculpas e também para entregar o seu cartão de crédito, pois ela havia deixado cair quando saiu correndo para o ponto de ônibus, isso explica o fato de ele ter a localizado.


Com o tempo os dois passam a se conhecer melhor e se casam, ambos estavam muito felizes pois sentiam que um completava o outro, a expressão de 'estar nas nuvens' era a descrição perfeita daquele jovem casal. Mas tudo mudou após um grave acidente de carro, onde Jack saiu apenas com arranhões, mas Libby fora cruelmente machucada, sofrera várias fraturas e ferimentos profundos; durante o resgate ela era alertada a ficar acordada para não entrar em coma. Após ser retirada das ferragens do carro os bombeiros a levam ao hospital onde imediatamente é exposta a várias cirurgias. Após uma breve recuperação, ela começa a ter resquícios de memória e se lembra que enquanto estavam presos no carro, Jack chamava por sua ex mulher Eve, suplicava para que ela não morresse e o deixasse novamente. Eve havia morrido anos atrás de uma forma um tanto quanto suspeita, pois havia 'caído da escada' e estava com o pescoço quebrado, tal suspeita fizera com que Jack fosse intimado, mas não foi comprovado se  tinha sido realmente um acidente. Uma longa narrativa se passa e Libby começa a descobrir coisas do passado de Eve e Jack, o amor incalculável que sentiam um pelo outro, a dificuldade que ele tinha para se desfazer das coisas da ex esposa, o  motivo dos pesadelos que ele tinha anoite e porque acordava em desespero chamando por ela. Libby encontra os diários de Eve e agora as respostas começam a serem reveladas, ela descobre a triste vida que Eve teve após fugir de Leeds da casa de sua mãe quando padrasto tentou a estuprar, e também descobre as coisas tristes que ela teve de fazer para sobreviver e também, algo que aponta o motivo de sua morte ao pai de Jack, Hector. Coisas obscuras estão prestes a serem reveladas, o casamento de Libby e Jack esta na beira de uma ruína, Libby começa a julgar a sua própria sanidade mental pois passou a ser perseguida pelo espírito de Eve, de alguma forma a história de vida da falecida fazia com que Libby sentisse que fosse a sua própria história. Irão Jack e Libby superar toda essa faze difícil? Por que o espírito de Eve estava mais do que presente? Porque a morte dela estava ligada ao pai de Jack? Isso são detalhes que você descobrirá lendo o livro.


Além de inovadora, a escrita da autora é envolvente e intrigante ao mesmo tempo, é um tipo de leitura densa que te causa reflexões durante e após dela, livro perfeito para aqueles que gostam de romance, suspense, drama. Apesar de ser nesses gêneros a estória não limita o livro podendo assim ser lido por todos os tipos de leitores, sejam eles fãs de distopia, fantasia, comédia... pois é envolvente e poderá mudar os seus conceitos.

NOTA: 

Dorothy Koomson (nascida em 1971 em Londres) é um romancista contemporânea Inglesa. Koomson tem duas graduações: uma em Psicologia e outra em Jornalismo e tem escrito para uma série de revistas femininas e jornais. Ela passou dois anos morando em Sydney e atualmente está de volta em Londres. Koomson escreveu seu primeiro romance, o inédito There's A Thin Line Between Love And Hate, quando ela tinha 13 anos. Em 2003, seu romance de estréia O Efeito Cupido, foi publicado. Seu segundo romance, The Run Chocolate, foi publicado em 2004. Em 2006, Koomson publicou seu terceiro romance, My Best Girl Friend's. O livro foi escolhido para a lista do Richard e Judy Leituras de Verão e que recebeu um impulso enorme nas vendas. Seus próximos foram Marshmallows For Breakfast e Goodnight Beautiful, publicados em 2007 e 2008 respectivamente. Em 2010 foi publicado seu sexto romance The Ice Cream Girls.
See you soon, Lucas. 

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Já tinha visto a capa, mas não conferi sinopse nem nada. Que legal saber mais desse livro! Parece ser muito bom e ter isso da personagem ser negra foge dos padrões mesmo, são poucos livros que li e tem uma personagem assim como principal. Gostei da história, a ideia é interessante e chama atenção. Agora que vi mais dele deu vontade de ler. A diagramação do livro está bem bonita, vendo esses detalhes da foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa tem bem haver com toda a história, Cristiane, talvez seja isso o que a deixa charmosa haha assim que puder leia, tenho certeza de que não vai se arrepender =)

      Excluir
  2. Bom saber que o livro não segue os padrões, tomara que você esteja certo e que algum dia isso acabe. A história me chamou muito atenção, parece ser bem envolvente. A capa do livro está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro quebra barreiras, Clara. E sim,a história é super envolvente, sabe, ela te suga para dentro do livro e te faz criar vínculos com alguns personagens, como se você fizesse parte da narrativa.

      Quando tiver uma oportunidade leia, acho que irá gostar =)

      Excluir
  3. Que diferença entre o título original e o nacional!
    Confesso que não conhecia o livro mas já achei ele e a resenha bem interessante, adoro livros de romance e ao mesmo tempo o livro trata de um tema delicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as traduções mudam muito não só os títulos mas até mesmo as histórias.

      Merece entrar na sua lista de leituras, apesar de abordar temas delicados o romance se faz muito presente, assim aliviando todo o clima tenso =)

      Excluir
  4. Não gosto de livros de suspense, porém ao ler a resenha fiquei curiosa em saber o que acontece e se Jack é um homem bom e o que aconteceu com a ex-esposa dele! Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare o seu coração e leia, Viviane. Tenho certeza que o rumo da história vai ter surpreender =)

      Obrigado pelo elogio e também por comentar <3

      Excluir
  5. Oi!
    Fiquei bem curiosa, já tinha visto esse livro e a capa me deixou interessada e lendo a resenha fiquei bem curiosa sobre a Eve e o que aconteceu com ela !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que der leia, vai valer apena, Suzana! =)

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!