[Resenha] Marianas: A civilização dos sonho - @Editoragiostri

postado dia 30 março 2016

"Marianas" A civilização dos sonhos.Título Original: Marianas: A civilização dos sonho
Autor: E. Chérri Filho
Editora: Giostri editora
Ano: 2015
Páginas: 192
Gênero: Fantasia 


O extraordinário amor entre um homem e uma sereia nasce e enfrenta grandes dificuldades em meio à disputa de poder no fundo dos mares, numa civilização amiga cuja existência é negada ou escondida pelos livros de História. Jeremy e Licia operam um no outro grandes transformações de pensamentos e sentimentos, em razão do que vivem, inusitado, intenso e sincero. Embarque com eles nesta viagem da qual certamente você não voltará o mesmo.



Jeremy é um cientista que dedica grande parte do seu tempo a vida de baixo d'água. Apaixonado pelo mar, suas profundezas e mistérios, Jeremy sempre acreditou na existência de vida no fundo do mar, não vida como a dos peixinhos, mas sim vida como a dos seres humanos. Jeremy acredita na existência da cidade de Atlanta, uma cidade formada por uma civilização humana "perdida" que se adaptou a viver sob as águas.

Durante muitos anos se dedicou a suas pesquisa, mas poucos eram os que acreditavam e o apoiavam nessa jornada. Mas tudo muda quando um amigo de Jeremy que é também empresario, resolve patrocinar suas pesquisas. Mais empolgado do que nunca, Jeremy parte em direção as Ilhas Marianas, onde pelo histórico conhecido por Jeremy, ele acredita ser o local mais provável de se encontrar vida subaquatia.

Sozinho em alto mar, Jeremy se dedica exclusivamente a sua pesquisa, explorando a imensidão azul a sua volta, ele realiza mergulhos a grandes profundidades determinado a provar que esta certo. Um dia observando mar, ele acredita ver algo como uma calda de sereia próximo a superfície, e isso o instiga e faz com ele em um de seus mergulhos fique mais ousado e atinga profundida perigosas.

Nessa ariscada aventura, ele acaba ficando inconsciente, e quando recobra os sentidos percebe que esta preso em uma especie de capsula, totalmente submergido pela água e a sua frente esta a concretização de seus sonho, uma sereia.



Licia é uma jovem sereia forte e romântica, muito sabia apesar da pouca idade ela já uma grande líder de seu povo. Ao ver Jeremy se afogando, ela não pensou duas vezes antes de salva-lo, mas acontece que esse ato nobre pode ter grandes implicações, pois humanos não poderiam saber da existência da cidade perdida e muito menos da existência da raça Ariata.

A conexão entre Jeremy e Licia é quase instantânea, curioso e encantado ele enche Licia de perguntas sobre a vida de baixo d'água, empolgada ao perceber pela Jeremy e sentindo que ele não faria mal a ela ou aos seus, ela caba contando alguns segredos de sua raça a ele. Mas humanos não podem conviver com ariatas, é por isso que ao descobrirem sobre Jeremy, os lideres dos Ariatas Azuis se reúnem em um pequeno julgamento para decidir o futuro dele. Apesar das ressalvas, Jeremy é aceito pela comunidade Azul.

Os sentimentos de Licia e Jeremy se intensificam, mas antes que possam se entregar ao que sentem um pelo outro Jeremy é "sequestrado" pelo ariatas vermelhos. Zorguim um ariata azul com sede de poder e dominação, acabou se rebelando contra os seus, e como consequência acabou dividindo os ariatas em Azuis e Vermelhos. Determinado a ser rei dos mares e de tudo o que há neles, Zorguim deseja mais do que tudo exterminar a raça dos azuis.

E com o sequestro de Jeremy, ele finalmente vai alcançar um de seus objetivos: Iniciar uma Guerra sangrenta entre Azuis e Vermelhos. Além de lutar pelo amor de sua vida, Licia e os seus vão ter de lutar pela sua sobrevivência



Confesso que antes mesmo de ler a sinopse eu já tinha caído de amor por esse livro, simplesmente pelo fato dele ser sobre sereias. Quem acompanha o blog ou me acompanha pelas redes sociais sabe o quão louca eu sou por serias né
, então quando eu vejo um livro com essa temática eu fico maluquinha pra ler, por que apesar de ser um tema muito interessante a gente quase não tem material sobre ele no mercado literário.

O livro é bem curtinho, e combinado com a escrita do autor que é bem fluida, em pouco tempo o leitor consegue concluir o livro. O autor constrói um colcha de retalho com diferentes mitos a respeito das sereias e outros seres mitológicos, que no final de tudo resultou em uma história muito bem produzida.

Um dos pontos mais interessantes ao meu ver pelo menos, foi que normalmente, histórias como essa focam basicamente em amores impossíveis, sendo em sua maioria romances, mas em Marianas o foco não é exatamente esse, e o livro se caracteriza mais com uma história de ação/ aventura do quer qualquer outra coisa, e eu amei isso. 




Apesar de como eu disse acima ter amado a dinamicidade do livro, eu preciso confessar também que o romance construído entre o casal principal me incomodou um pouquinho, eu sou bem chata para romances galera, gosto bastante de vê a interação entre os personagens sendo construído aos poucos antes de se tornar o "amor da vida". E nesse livro eu acho que o romance aconteceu de forma muito rápida, não sei se devido ao caráter "rápido" da história ou se por outro motivo. Enfim, não é grande coisa, mas eu senti que precisava comentar sobre isso aqui na resenha hahaha.

O livro acaba de uma forma que deixa o leitor meio em suspensão, vocês assistiram o filme A origem? Quando no final aquele peão fica rodando e ai você fica naquela duvida se aconteceu ou não aconteceu?Pois é, aparentemente esse é o primeiro livro de uma saga, então to bem curiosa pro que vem pela frente HAHAHA.

Espero que com esse e com os outros livros sobre sereias que estão surgindo nos últimos tempos o mercado literário se abra cada vez mais para produções literárias com essa temática e indicio esse livro pra quem como eu ama sereias, ou simplesmente ama fantasias.

NOTA:


E. Chérri Filho nasceu em São Paulo. Jornalista e escritor, é autor de diversos romances e do roteiro de um documentário sobre o grupo musical Mamonas Assassinas. Trabalhou em veículos de comunicação em Washington, D. C. (Estados Unidos) e em Trento (Itália). Atuou como roteirista junto ao apresentador Fausto Silva e ao diretor de TV Roberto Manzoni, o “Magrão”, no SBT.
Beijos, Anna (

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Gosto muito de romance, mas achei um pouco diferente o romance de um homem com uma sereia. Gosto muito de um romance "possível", mas esse também me parece bom, então daria uma chance e leria o livro.

    ResponderExcluir
  2. Amo sereias de paixão e concordo que tem poucos livros sobre o tema. Pena que o romance acontece rápido, também não gosto quando isso acontece. Enfim, leria o livro por ser um tema que eu gosto bastante!

    ResponderExcluir
  3. oi ^^
    adoro sereias, mas não leria o livro pq li algumas resenhas negativas sobre a obra e é triste dizer, mas estou fugindo de alguns nacionais que citem pontos que eu não goste, pois caso vá ler o autor faz barraco na resenha ai fica complicado.
    quem sabe um dia por ser uma temática q me interesse, mas no momento passo longe.
    obs: gostei muita da forma como colocou uma opinião.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Não foi um livro que fiquei louca pra ler quando li sinopse. Mas venho vendo ótimas resenhas dele e essa é mais uma que me deu vontade de dar outra chance ao livro. Parece legal.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer o livro! Sereias não são assuntos que os autores hoje em dia abordam como tema principal, achei a resenha bem interessante, fiquei curiosa para ler esse romance.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito ler esse livro, a historia me conquistou também gosto muito de livros que falem sobre serie e uma das coisas que achei mais interessante foi que em vez de termos a serie na terra temos o Jeremy debaixo do mar conhecendo toda uma sociedade e gostei muito da Licia !!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!