Titulo Original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Duologia: Depois de Você (livro #02)
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Comprar: Submarino, Lojas Americanas, Fnac, Saraiva
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado. (SKOOB)

Eu fugi tanto dos spoilers deste livro, que a unica coisa que sabia era que se tratava de um romance tão destruidor como 'Um Dia' (resenha aqui) e que envolvia um casal de protagonistas tão viciantes como Ema e Dex. Isso foi o suficiente para eu me apaixonar por 'Como Eu Era Antes de Você', antes mesmo de lê-lo.

Louisa Clark é uma jovem de vinte e seis anos, que mora em uma pequena cidade turística, onde tudo gira em torno de um castelo. Ela namora Patrick há sete anos, mas ainda mora com seus pais, seu avô, sua irmã e seu sobrinho. Na verdade Lou, como gosta de ser chamada, não tem muitas ambições na vida, e acaba ficando desesperada quando o café na qual ela trabalhou durante anos é fechado. Além disso, a situação financeira da família não anda muito bem, e Lou era a unica com um trabalho estável. O que a faz não pensar duas vezes ao aceitar um emprego de cuidadora de um homem com deficiências física.


Will é um homem rico, com seus trinta e poucos anos, que sofreu um acidente há dois anos atrás, e por causa disso ficou tetraplégico. Antes do acidente ele levava a vida que todo homem pediu a Deus, tinha uma namorada linda, um emprego invejável, costumava viajar para vários cantos do mundo, praticando diversos esportes radicais e era muito feliz da maneira que vivia. Mas agora que perdeu praticamente todos os seus movimentos, se tornou um homem deprimido, mal humorado e sem vontade de viver. Ele tem um enfermeiro para ajuda-lo a tomar banho, se mover de lado quando está deitado e cuidar de sua medicação e exercícios. Tudo o que Louisa terá que fazer é ajudar Will a se alimentar e ser uma companhia para ele.

Ela usa todo seu bom humor e não o poupa de todo seu visual excêntrico, no entanto Louisa não obtém muito sucesso ao começar a se relacionar com Will, que na tentativa de não ser digno de pena, acaba se tornando um homem cruel. Só que Lou não desiste fácil, afinal de contas toda a sua família está dependendo deste emprego, que são apenas seis meses de contrato, e aos poucos ela vai conseguindo se entrosar com Will. Até que a visita de Georgina, a irmã de Will, faz com que Louisa descubra coisas que não foram mencionadas quando aceitou o emprego, e isso faz com que a garota mude toda a sua opinião quanto a esse trabalho. Agora, Lou só quer encontrar uma maneira de fazer Will enxergar as coisas boas que lhe restaram da vida após o acidente, e isso mudará para sempre a vida de todos ali envolvidos.


Provavelmente esse foi o resumo mais longo que já fiz para uma resenha, mas pode ter certeza que se você desconhece qualquer coisa desta história, eu ainda lhe poupei de muitas outras informações. Isso porque assim como foi para mim, gostaria que fosse para você que irá ler este livro pela primeira vez. Algo instigante, impossível de se desvencilhar. Jojo Moyes partiu e consertou meu coração inúmeras vezes durante essa leitura. E nesse exato momento nem sei como estou conseguindo expressar um pouquinho do que essa leitura me fez sentir.

O romance criado na estória é algo alimentado gradualmente, tanto para os personagens envolvidos como para o leitor, e em vários momentos meus olhos se encontraram marejados e o coração apertado. A mensagem de vida e a conscientização das dificuldades encontradas por um cadeirante, me fez repensar muito em como a sociedade não colabora com aqueles que se encontram na mesma situação que Will. E isso é muito triste e ao mesmo tempo cruel.

Eu poderia passar horas aqui tentando explicar o que 'Como Eu Era Antes de Você' me fez sentir, mas esse post ficaria grande mais. Por isso prefiro te dizer para ir imediatamente ler este livro, assim tenho certeza que você irá conseguir me entender. E não se esqueçam que ainda este ano, teremos a adaptação cinematográfica dessa história nos cinemas. Eu mesmo já vi o trailer milhares de vezes, e mal vejo a hora de poder ir assisti-lo. Aparentemente os atores escolhidos nasceram para interpretar Lou e Will, mas isso é algo do qual conversaremos em um outro post.

NOTA:


Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Livro-sofrência. É esse.
    Já faz um tempo que li, mas sempre que vejo me dá um nó na garganta por lembrar o que senti quando li. Nossa, é arrebatador o quanto ela faz a gente se ligar aos personagens, torcer por esses dois e chorar com o fim da história. E faz com que você passe a enxergar pessoas que qualquer tipo de deficiência motora de uma forma diferente. Me fez pensar na "pessoa por trás da cadeira", digamos assim, depois que li esse livro. São tantos sentimentos e a consciência do que eles passam, não sei explicar, só....nossa. É um baita livro, tanto pelo enredo quanto pelo que faz a gente pensar depois de terminá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro quando foi lançando não chamou minha atenção. Li várias resenhas positivas e nada. Mas depois de ver o trailer percebi que preciso conhecer esta história.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o livro vai virar filme! Esse é um livro que eu já queria ler, mas depois dessa sua resenha preciso dele urgentemente!!! Vou ver o trailer agora mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Jojo é uma mestre na arte de contar histórias belas! eu ri e chorei com uma única história!
    que livro emocionante e que esta marcado para sempre em meu coração de leitora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como eu era antes de você foi como vs disse um livro que destruiu e consertou meu coração , eu consigo te entender absolutamente , pois faltam palavras pra dizer o quanto esse livro significa pra mim , e gente, nao tem quem não chora , ou fica com o coração apertado lendo esse livro , ele é lindo e cheio de conteudo !!! eu nao desgrudei do livro nem sequer um minuto !! e com certeza estarei na estreia do filme !!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha do livro, pretendo ler antes de assisti o filme, sei que é um livro bem emocionante e pelo que parece é o melhor da autora, curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler esse livro, pois sempre ouço e leio resenha desse livro. Mas quem sabe eu leia ainda esse ano?!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Esse livro é muito amorzinho. Nossa, os olhos brilham so de ouvir falar o nome dele! Quero muito ver esse filme, promete muitas emoções! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Esse livro é muito amorzinho. Nossa, os olhos brilham so de ouvir falar o nome dele! Quero muito ver esse filme, promete muitas emoções! ♥

    ResponderExcluir
  10. Ain, esse livro!
    Cara, só Deus sabe o quanto chorei quando o li! kkkkkk'
    A história é realmente linda e a Jojo também partiu e consertou meu coração durante a leitura desse livro. Eu fiquei um pouquinho receosa no início, quando ganhei esse livro para ler. Fiquei com medo de a história não ser aquilo tudo, pois estava criando expectativas demais, mas posso dizer com todas as letras e certeza que essa história superou e muito minhas expectativas! kk'
    A dupla Will e Lou é encantadora. Ela com seu jeito excêntrico e forma única de se vestir e ele com seu senso de humor irônico me deixaram encantada!
    Foi uma leitura que valeu a pena demais, me arrancou muitas lágrimas e sorrisos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse livro está na minha lista de leitura, adorei a historia e vi vários comentários positivos, parece uma historia linda e bem emocionante e adorei o Will e Lou já na resenha me conquistaram !!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!