[Resenha] O Interrogatório - @geracaobooks

postado dia 03 fevereiro 2016

Título Original: The Interview Room
Autor: Roderick Anscombe
Editora: Geração Editorial
Ano: 2009
Páginas: 347
Gênero: Romance, Drama
Comprar Livro: Americanas

Sinopse: Um emocionantge thriller psicológico escrito por um dos grandes psiquiatras forenses e escritores da atualidade. Grag Cavanaugh, um estudante inteligente e rico de 22 anos, se sente atraído pela jovem professora assistente da matéria que ele cursa em Harvard. Não correspondido e rejeitado, ele passa a persegui-la obsessivamente. Depois de sere proibido de se aproximar dela, por força judicial, Graig é indicado para fazer avaliação de sanidade com o psiquiatra forense Paul, um profissional extremamente habilidoso em avaliar sociopatas. A partir desse contato com Graig, Paul se vê envolvido em uma trama psicológica cheia de armadilhas, com consequências que envolverá sua vida pessoal. Um thriller psicológico cheio de tensão, no qual o confronto entre em psicopata manipulador e um especialista na leitura de mentes criminosas sao o prato principal da trama. (SKOOB)
Fala galera, tudo certo? Passei alguns dias offline devido assuntos pessoais, mas ''Eu voltei, agora é pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar aah...'' :) Hoje resenho pra vocês o livro ''O Interrogatório'' vem conferir!

Pessoal, sabe quando você vai naquelas ''feiras de rua'' e não pode deixar de comer um pastel, porque ele parece tão apetitoso, tão recheado, tão irresistível, mas na hora que você o morde não tem nada de recheio dentro só tem ar, sabe essa sensação triste? Pois bem, este livro que vos resenho foi o meu ''pastel ilusório de feira''! :(

O livro conta a história do psiquiatra forense Paul Lucas, requisitado profissional com especialidades em identificar mentirosos, em seus julgamentos ele faz avaliações precisas dos criminosos que se sentem incapazes de mentir, eles até tentam mas as habilidades do psiquiatra são de longe superiores e mais fortes do a habilidade de mentir dos criminosos.


Paul é designado a um novo caso, um tanto que diferente dos quais é acostumado, em sua ficha está Craig Cavanugh, um jovem estudante friamente inteligente e rico, que se sente atraído por uma de suas professoras da universidade, ela é jovem como ele e muito bonita, olhares se fixam nela naturalmente. Tal beleza deixa Craig tentado em conhece-la melhor, conseguir algo com ela. Rejeitado o jovem garoto começa a perseguir obsessivamente a jovem professora, ato super intimidador não é? Pensa só, uma pessoa obcecada por você te perseguindo a fim de te forçar a ter algo com ela...

A jovem professora vai até a polícia relatar o que vem acontecendo e Craig recebe uma ordem judicial para não se aproximar dela, o garoto não processa muito bem essa informação e é recomendado a fazer avaliações de psiquiatria, para comprovar sua possível sanidade. É aí que ele conhece o Drº Paul, após algumas conversas, ele percebe que Craig não é apenas um jovenzinho com surtos momentâneos de amor, aparências enganam e ele comprovara isso. Ele esta prestes a descobrir quão perigoso o jovem rico é.



A vida de Paul Lucas é bem cansativa, relacionar o trabalho com a família e vice verça , esta esgotando suas energias, mal suspeitava ele de que o que vinha acontecendo não era nada comparado ao que estava por vir, de repente sua vida se torna uma bagunça qual ele não consegue se encontrar; sua linda esposa, amor de sua vida, torna-se uma dos suspeitos de um brutal assassinato. Isso é demais para ele, interrogar um mestre da manipulação cujo usa o ''amor'' pela professora como desculpa e como ferramenta para se desvencilhar de novas acusações, e agora mais essa bomba jogada em seu colo por sua esposa, esta fazendo com que o Paul passe a julgar sua própria sanidade mental, o controle de sua profissão esta ficando longe do seu alcance...

Não sei se vocês sabem, mas ano que vem irei estudar Psicologia, sempre procuro acrescentar algo que envolva o tema nas minhas leituras, procuro livros que tenham uma pegada de manipulação, comportamento, drama e etc, pois boa parte desses livros apresentam fatos em diversos pontos de vista quais eu gosto muito de ''avaliar'' (não sei se essa seria a palavra ideal), pois remetem a jogos psicológicos. Quando vi ''O Interrogatório'' no site da Geração Editorial, o mesmo me chamou a atenção pelo fato de ter sido escrito por Roderick Anscombe um, dos mais famosos e requisitados Psiquiatras Forenses dos Estados Unidos, tendo até influência mundial quando se trata de PF (Psiquiatria Forense); me senti tentado a ler, pois nunca tinha lido algo escrito por especialista da área que não fossem os livros teóricos da faculdade, em primeiro contato com a sinopse achei interessante o tema que seria abordado e acabei por solicitar o livro achando que a história ''me mudaria'' seria um livro que eu iria recomendar para meus colegas de estudo, mas as impressões obtidas após a leitura não foram compatíveis com a primeira impressão que tive. A história é boa convenhamos, porém deixa a desejar em muitos aspectos. Este pode não ser um livro perfeito para pessoas que não são tão chegadas a assuntos densos que exigem paciência e atenção, o livro tem muitos detalhes que podem se tornar cansativos, há também intercalações entre narrativa e fala de personagem feita de um modo diferentemente estranho, qual me deixou perdido durante a leitura.


Este livro não foi ótimo pra mim, mas pode ser perfeito para você, a vida é assim, opiniões são controversas. E também, não custa nada tentar né haha

NOTA:
Médico psiquiatra forense formado em Oxford, Inglaterra. Leciona na universidade de Harvard Medical School e clínica diversos hospitais de Boston. Trabalha em uma prisão de segurança máxima, avaliando e tratando criminosos mentalmente perturbados, assassinos seriais, sociopatas entre outros. Sua vasta experiência com psicopatas forneceu-lhe material para seus romances. Autor do best-seller ''A vida secreta de Laszlo, Conde Drácula, ele mora atualmente em Gloucester, Massachusetts.
See you soon, Lucas!

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oi, Lucas!
    Quanto tempo não via uma resenha sua, haha'
    Então, o livro me lembrou um pouco a série Lie to Me. Você já viu? Se não, deveria, acho que você iria adorar! Ela é uma série de investigação, mas tem sua particularidade. A agência de investigação dessa série é particular, onde o chefe da agência é um psicólogo que, através de estudos científicos sobre as pessoas, consegue identificar se uma pessoa está mentindo ou não apenas pelas expressões faciais e, cara, o que ele faz é muito f*da! kkk' lembrei da série por causa da (como você disse na resenha) especialidade de Paul de identificar mentirosos. O primeiro episódio do seriado também tem algumas semelhanças. Ele interroga um estudante acusado de matar sua professora e o jovem era obcecado por ela.
    Bem, já me aconteceu a mesma coisa. Ver um livro, ficar maluca por ele e tudo e ele acabar sendo "um pastel ilusório de feira" kk' é muito ruim quando criamos expectativas demais e o livro acaba não sendo "tudo isso". Eu adoro esse gênero de investigação (não gosto de terror, sou medrosa kk'), principalmente os seriados, assisto vários!
    Mas o livro me chamou bastante atenção pela semelhança que encontrei com uma das séries que mais gosto. Se eu tiver a oportunidade de tê-lo em mãos, talvez eu leia e posso até gostar bastante, mesmo sabendo que não devo criar muitas expectativas!
    Deixei um comentário na sua resenha da série Scream Queens. Dê uma olhadinha lá depois! *-*
    Beijinhos, Lucas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Karineee, quanto tempo né? Me esforçarei para estar mais presente por aqui.

      Quando eu estava lendo me lembrei também da série Lie to Me, tanto em relação a especialidade do Paul quanto ao primeiro episódio, muita semelhança né?

      Sobre o ''pastel'' kkkk expectativas não correspondidas e decepções fazem parte né, a vida é assim! Se tiver a oportunidade leia sim, como citei pode ser que os demais leitores gostem da história. Se o fizer, não esqueça de voltar aqui me contar oque achou, combinado?

      Respondi seu cometário sobre SQ, corre lá :)

      Obs: Minha próxima resenha não vai ser ''dark trevosa'' prometo kkkkk :)

      Nos vemos em breve!

      Excluir
  2. A princípio pelo que falou o livro não me agradou muito, embora eu goste de um suspense/mistério/tenso esse não me chamou tanta a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cath's, não é um livro que merece prioridades mas também não deve ser descartado :) tenha ele como uma possibilidade.

      Excluir
  3. Olá... Realmente já estava com saudades das suas resenhas... Espero que tenha voltado pra ficar mesmo... rsrsrs... Apesar de ter gostado muito da resenha, esse livro não atraiu minha atenção não... Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer esforços para trazer posts mais frequentes Cristiane haha obrigado pelo carinho, muito bom saber que minhas resenhas marcam presença.

      Sabe, eu disse isso no comentário acima, a história é boa então vale ter o livro como uma possibilidade de leitura :)

      Abraços, nos vemos em breve.

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!