[Resenha] Sombras da Noite | A Vingança de Angelique @geracaobooks

postado dia 13 janeiro 2016

Título Original: A Vingança de Angelique
Autor: Lara Parker
Editora: Geração Editorial
Ano: 2012
Páginas: 552
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Amores destroçados, sonhos perdidos, vampiros sem rumo. E uma bruxa linda e apaixonada, com muita sede de vingança. Essa história assombrosa e cult, que arrepiou os norte-americanos nos anos 60 e 70, quando gerou mais de 200 telefilmes na rede ABC, conta a saga do triste vampiro Barnabas Collins, que vive seu drama no século XVIII e acorda, para novos horrores, nos anos 70 - os anos loucos do sexo, das drogas e do rock and roll. Atrás dele, apaixonada e vingativa, vem a alucinada Angelique, com seu passado de menina prisioneira do próprio pai e cujos sonhos foram destroçados, 200 anos antes, pelo próprio Barnabas. Essa trama cheia de suspense, amores destroçados, sonhos perdidos, feitiçaria, dramas existenciais, assédio e vingança, além de muito romantismo e muita história, é contada pela atriz e escritora Lara Parker, que interpretou Angelique na série de TV. Barnabas e Angelique estão de volta também no cinema, interpretados por Johnny Depp e Eva Green, no mais novo filme do excêntrico Tim Burton. (SKOOB)
É pessoas, tenho de confessar, quando solicitei este livro foi com a impressão de que teria uma nova perspectiva em relação a história do filme 'Sombras da Noite', estrelado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter (eterna Madame Lestrange <3), e de fato tive uma nova interpretação, logo que o livro não tem nada a ver com filme.


Lembro-me de que quando o filme foi lançado, como já era de se esperar críticas vieram acusando o roteiro de ter furos como ''vampiros não deveriam sair no sol''; porém os telespectadores não pensaram de que a adaptação foi uma acomodação ao novo cinema, reinventar a figura misteriosa, romântica dos vampiros mostra de certa forma que nem tudo é como parece ser. Afinal, tratando-se de assuntos paranormais quem é que sabe como é a real figura dos seres? Eles são mitológicos ou não? Vai saber! Então, adaptações podem sim ser feitas.


O trabalho feito no filme em minha avaliação, foi muito bem feito, logo que tiveram que ''comprimir'' uma história contada em mais de 200 capítulos (quando exibida na TV), e  552 páginas desse livro, em apenas duas horas de filme.

Assim como alguns livros e filmes que geram ''spin off' de sua história, pensei que 'A Vingança de Angelique' seria um conto do filme, mas o livro é muito mais detalhista, a história é recontada em uma forma mais sombria no modo de vista de Angelique, uma bruxa linda com desejo de vingança contra Barnabas Collins, com narrativas intercaladas entre sua infância que fora um tanto conturbada e entre sua fase adulta e sua obsessão pelo vampiro Barnabas.


A autora aproveitou toda a sua liberdade e criou coisas fantásticas, descritas em uma narração impactante e envolvente, a escrita é profunda e te arrasta pra história como se você fosse um protagonista, o modo como os sentimentos/sensações são expostos é de se admirar. Acho que a profundidade da escrita de Lara Parker se deve ao fato de que ela é a atriz que deu vida a Angelique no seriado de TV, alguém melhor do que a própria para narrar a visão da personagem? Não, né rs

Este foi o primeiro romance escrito por ela, mas teremos outros :) graças a Geração Editorial que nos trará as novas obras da autora, e confesso estou um tanto quanto curioso a respeito. Aguardo ansiosamente!



NOTA:
Lara Parker, originalmente Mary Lamar Rickey, é uma atriz e escritora norte-americana nascida em Knoxville, Tennessee, nos Estados Unidos, em 1937, e graduada em arte dramática, filosofia e literatura. Anos depois de interpretar a bela Angelique na série de TV cult Dark Shadows, produzida pela rede ABC entre 1966-1971, ela decide dar continuidade à obra de Jim Pearson como outras célebres autoras tinham feito antes dela, mas, desta vez, do ponto de vista de Angelique. Seu primeiro romance baseado na série, Sombras da Noite: A Vingança de Angelique, é um sucesso nos Estados Unidos e o primeiro da sequência a que Lara pretende dar continuidade.
                                                                                                                               See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Confesso que não tenho muito interesse em ler o livro ou filme... Apesar de gostar do estilo.... O enredo não me atiçou.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian, como vai?
      É confesso,não é uma super história de 5 estrelas, mas pode ser uma boa pedida para um fim de semana :)

      Excluir
  2. Olá.... Confesso que não é um livro/filme que me atrai... Não descarto a possibilidade de assistir ao filme algum dia... Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane! Tendo uma possibilidade já é bom haha

      Excluir
  3. Não conhecia nem filme nem livro rsrs nada me chamou a atenção na história, então dificilmente escolheria ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaynara!
      Pois é. Solicitei esse livro apenas pela curiosidade que o filme despertou em mim, pode ser que no futuro você leia e goste, há possibilidades quem sabe :)

      Excluir
  4. Não conhecia nem filme nem livro rsrs nada me chamou a atenção na história, então dificilmente escolheria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. A capa nunca me interessaria numa livraria, mas a resenha me deu vontade de ler ahahah. Se bem que cheguei ao final e vi a nota, desanimei um pouco de novo. De qualquer forma, mesmo não estando entre prioridades, vou me lembrar desse livro para o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, como vai?
      Capas, capas... sempre manipuladoras haha isso, ponha esse livro na lista de possibilidades, talvez goste da leitura quando a fizer :)

      Excluir
  6. Nunca vi ou li ou até ouvir sobre esse livro. Realmente acho que só pegando e folheando para saber se o leria. Também sempre analiso um filme com o livro e as vezes fico decepcionada quando não se parecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian, como vai?
      Nada melhor do que ''tirar uma casquinha'' do livro para saber se compensa, não é mesmo?
      Eu sempre comparo os livros com os filmes, de fato quando as histórias não se igualam é decepcionante.

      Excluir
  7. Todo mundo aqui dizendo que não leria e tal, mas eu realmente fico me perguntando o porquê, pois achei bem legal tanto a sinopse como as informações na resenha! Nunca assisti esse filme do Tim Burton, mas estou aberta para vê-lo algum dia. Já se tratando do livro eu sou suspeita porquê tudo quem tem bruxos no meio me interessa, eu sou obcecada por esse tipo de fantasia. E por ser um livro do século passado me interessou mais ainda, porquê acho que ultimamente a literatura fantástica está muito generica, parece que todos os livros são sempre as mesmas coisas, parece que falta criatividade, originalidade, e esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmine, como vai?
      Criatividade, originalidade e esforço são características notáveis da autora :)
      Confesso, não e um livro ''meus Deus o mundo precisa ler'', mas não é tão ruim assim como julgam, o leitor pode se surpreender.

      Ps: Também tenho uma queda por seres místicos (vampiros, bruxas, seres...)

      Obrigado por comentar!

      Excluir
  8. Oi!
    Já tinha visto a divulgação do filme, mais não foi uma historia que tinha me interessado pois tinha uma ideia totalmente diferente do filme mais lendo a resenha gostei da historia e gostei do livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana!
      Sim, comparando o livro com filme a história é bem diferente! :)

      Excluir
  9. Simplesmente amo livros de romance, adorei a sinopse desse livro e concerteza ele já relata na minha lista ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Recomendo a leitura, você vai gostar :)

      Excluir
  10. Assiti o filme quando lançou mais não sabi que tinha livro, gostei muito de saber e é claro que irei ler, gosto de histórias com vampiros e quero saber mais sobre Angelique e Barnabas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanoelle!
      Através do livro você ficará submersa na história deles, detalhes não revelados :)

      Excluir
  11. Eu gostei do filme, mas encarei ele como comédia. Pelo que falou vai mais para o terror/suspense, fiquei curiosa sobre o livro agora.
    Beijos,
    Cath`s_m.
    http://www.some-fantastic-books.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cath!
      Recomendo a leitura, você vai gostar. Não há nada muito cansativo na leitura, temos um pouco de terror, suspense e romance se intercalando no decorrer da história :)

      Excluir
  12. Oi, Lucas! Tudo bem? *-*
    Poxa, você sempre traz resenhas de livros mais "dark's", né? haha'
    Nunca havia ouvido falar dessa série/filme ou do livro. Esse negócio de padronizar um mito realmente é bem chato. Se não houvessem variações acabaria ficando aquela coisa chata de sempre. "Vampiros não podem sair no sol", "use uma estaca de madeira", "alho incomodam eles" e bla bla. Adoro um "cenário novo". Angelique parece aquele tipo de personagem que chega pra marcar a história de um jeito que se torna um personagem inesquecível. Como é um romance já me prendeu atenção de imediato. O gênero "fantasia" também é um que me atrai muito. Vou tentar lê-lo o mais rápido possível! Ótima resenha *-*
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, como vai?
      Adorei o seu comentário, adorei mesmo! Já conseguiu identificar o meu ''estilo'' literário né? haha
      Histórias mais pesadas, obscuras, misteriosas me atraem de um jeito que não consigo explicar o tamanho da minha paixão por esses gêneros :D

      Sobre o livro, concordo com o que você disse, não houvesse essas variações tudo seria muito chato. Infelizmente em grande parte das produções desse gênero (livros, filmes, seriados) ainda estão presas a este esteriótipo. Sobre a Angelique, ela chega e faz acontecer!

      Tenta ler ele sim, depois me conta oque achou, ok?

      Muito obrigado por comentar!

      Ps: Espera só até a minha próxima resenha, mais uma ''dark'' esta por vir , estou finalizando a leitura hahaha

      Excluir
    2. kkkkkk' identifiquei sim! haha'
      Mesmo com as variações, algumas desagradam parte do público (digo isso por causa dos vampiros brilhantes da Stephenie Meyer que foram chamados de fadas u.u) kkk' a galera é meio rigorosa com esse negócio!
      Aguardando a sua próxima resenha! haha' e pode deixar que quando eu ler suas indicações digo sim o que achei!
      Beijos, Lucas <3

      Excluir
  13. Como assim existia livro? O filme eu até sabia minha gente. Fiquei curiosa para ler agora, espero conseguir em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Já acabou Jessica?'' kkkk
      Como vai? :)

      Pois é, eu soube depois de um bom tempo que havia essa história em livro, pra você ver, foi lançado em 2012, fui saber dele só 3 ano depois haha assim que você ler ele, vem aqui me dizer o que achou, ok?

      Obrigado por comentar!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!