[Resenha] O Guardião - Editora @geracaobooks

postado dia 03 dezembro 2015

Título Original: Low Town
Autor: Daniel Polansky
Editora: Geração
Ano: 2014
Páginas: 448
Gênero: Ficção

Sinopse: Hoje, quando você sair à procura de Yancey, o Rimador, e tiver de abrir caminho em meio às prostitutas, aos valentões e aos viciados loucos por mais um dia de cheirada ou um trago, você irá se deparar com o corpo de uma criança. O cadáver exala um odor que não é dele, um cheiro que recende a magia e a um lugar, se Sakra quiser, para o qual você jamais irá querer voltar. Não fique tempo demais de bobeira perto do corpo; os gélidos vão querer saber o que você fez e o que há na sua bolsa. E quando eles te pegarem, é para a Casa Negra que você irá, onde o Comandante fará uma oferta que você não terá como recusar. Bem-vindo a um mundo como nenhum outro, com uma linguagem estranha e rica e uma violência tão sombria quanto o mais negro dos noites. (SKOOB)

O Guardião é o primeiro livro de uma trilogia chamada Cidade das Sombas, o segundo volume (A Cilada) já foi lançada também pela editora Geração. O livro conta a história do Guardião, um homem com seus 35 anos, ex militar e atual traficante. O Guardião também é a personagem-narrador, ou seja o livro é narrado em primeira pessoa e ao longo da estória não descobrimos qual o nome da personagem em si.

Na contracapa há uma citação dizendo que o livro segue o estilo de fantasia de "O Senhor dos Anéis", porém a estória que encontramos ao longo das páginas do livro não chegam nem aos pés de SDA, o livro não é ruim, porém não foi tão emocionante assim. O autor deixou um pouco (ou talvez muito, dependendo do ponto de vista) a desejar no quesito informações sobre o mundo criado, em certos pontos acabamos confusos pela falta de informação para imaginarmos um cenário mais completo.


Falando em cenário, o cenário do livro é bem obscuro, uma peste assolou a população após uma grande guerra e os vestígios do sofrimento ainda são vistos em cada viela e buraco da cidade. Quando uma série de assassinatos em série começam a acontecer o Guardião acaba se tornando um dos principais suspeitos do crime por ter encontrado o corpo da vítima em um beco escuro. (clichê)
"- Você é um homem frio. - Este é um mundo frio. Eu apenas me ajustei à temperatura."
Flashbacks vão nos mostrar a infância do Guardião e também o treinamento que recebido pelo Grou Azul, o mago que protege a cidade do mal e que o acolheu quando era apenas mais um órfão. A estória é cheia de tensão e violência e o Guardão é bem chato e carrancudo, mas o que salva são alguns dos personagens secundários, principalmente o garoto de rua que passa a trabalhar para o Guardião.


Esse não foi um dos meus livros favoritos, mas eu gostei, talvez se eu estivesse em um momento melhor da vida teria apreciado mais a leitura por isso pretendo reler o livro futuramente, mas eu recomendo para todos que gostem de livros com perseguições e assassinatos hahaha é um bom livro, espero que tenham gostado e por favor deixem ai os comentários de vocês!

Nota:
Beijos, Pri.

Daniel Polansky nasceu perto de Baltimore nos EUA. Ele escreveu a trilogia Low Town (no Brasil, Trilogia Cidade das Sombras, sendo o primeiro livro chamado de O Guardião).                                                                                                                                                                                                                    

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!