[Resenha] Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor - @Novo_Conceito

postado dia 01 dezembro 2015

Titulo Original: Ten things I learned about love
Autora: Sarah Buttler
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Gênero: Drama

Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade? (SKOOB)

Alice é uma mulher que perdeu a mãe ainda quando criança e está voltando para sua cidade, pois seu pai está muito doente e tem pouco tempo de vida. Ela passa a maior parte de seu tempo viajando e sempre achou que era, de certa forma, rejeitada pela família.

Daniel é um homem que vive na cidade de Londres e quase o tempo todo lamenta pela vida, pelas coisas que fez de errado e por outras que deixou de fazer. Ele se lamenta muito também pelo amor, mas não aquele de homem e mulher, que é o que esperamos durante a leitura. Ele está sempre com com uma folha de papel na mão e um envelope em que escreve apenas um nome, que tem relação com a sua filha que nunca conheceu.


Alice e Daniel não se conhecem e há muito pouco em comum entre eles, uma dessas coisas é que sempre criam uma lista de 10 coisas que expressão seus sentimentos, sonhos, coisas que os deixam felizes, também os que os deixam tristes. Ambos são personagens traidos pela vida e carregam fantasmas que terão lidar num futuro próximo. E quando se cruzam precisam aprender as coisas mais importantes sobre o amor.

"Uma vez que tenha me apaixonado, acho quase impossível me desapaixonar; aprendi isso sobre mim mesmo. Não é algo que torne a vida mais fácil."


Se você está esperando um romancezinho com personagens que se apaixonam e finais felizes, esqueça. "Dez coisas que aprendi sobre o amor" é um livro completamente diferente, embora o final não seja de todo ruim para o leitor. 

Narrado em primeira pessoa, Sarah Butler nos apresenta uma história bastante intensa. Com perdas, sofrimentos e personagens que foram bastante maltratados pela vida e isso deixa tudo com uma carga emocional muito grande.


Mas confesso que tive alguns problemas durante a leitura, apesar de possuir uma escrita simples, foi um livro que demorou a prender minha atenção, parecia que quanto mais eu lia, menos eu me interessava pela história. O livro é confuso e quase abandonei a leitura muitas vezes por conta disso.

Porém, por outro lado não posso dizer que foi totalmente ruim, tiveram muitas partes que realmente gostei e me identifiquei com os personagens.


"Dez coisas que aprendi sobre o amor" é daqueles livros difíceis de explicar e no final não sabemos se gostamos ou odiamos. Certamente não sei minha opinião sobre ele, foi uma leitura um pouco complicada, acho que teria que ler novamente para poder realmente tirar uma conclusão disso tudo.

Contudo ainda assim faço recomendações, para quem gosta de histórias dramas, reviravoltas e um final feliz, "Dez coisas que aprendi sobre o amor" é um prato cheio.


NOTA:

Sarah Butler vive em Manchester e dirige uma consultoria que desenvolve projetos de literatura e arte. Ensinou escrita criativa na British Council em Kuala Lampur. Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor é seu primeiro romance                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Beijos,
Fernanda (:

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!