[Resenha] A Colina Escarlate - @editorarecord

postado dia 30 dezembro 2015

Titulo Original: Crimson Peak
Autora: Nancy Holder
Editora: Record
Ano: 2015
Páginas: 308
Gênero: Terror
Sinopse: Bem-vindo à Colina Escarlate.
Edith Cushing, uma jovem da era vitoriana, alimenta o sonho de escrever um livro. Ainda que, segundo ela mesma, seja uma misantropa irritadiça, não é diferente das jovens de sua época. Porém, há algo tenebroso em seu passado. Aos 10 anos, Edith sofreu dois grandes traumas: o falecimento de sua mãe e, três semanas depois, o encontro com um fantasma — a Sr. Cushing, sua própria mãe. Ainda hoje Edith se lembra daquela noite: o tique-taque do relógio, o ranger das tábuas do assoalho, o farfalhar do robe de seda com o qual a mãe fora enterrada, o estalido dos ossos sob a pele que já definhava, a mão decomposta em seu ombro... e um recado enigmático.
Sem medir esforços para realizar seu sonho, ela acaba conhecendo Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso, dono de terras na Inglaterra e de uma mente criativa como a dela. Isso logo desperta o interesse da jovem, que busca mais informações sobre ele e sobre Allerdale Hall, a propriedade ancestral da família Sharpe. No entanto, o que Edith não encontra em suas pesquisas são os segredos terríveis guardados pelo nobre inglês, que irão assombrá-la para sempre.
• O livro é uma adaptação do roteiro do filme A Colina Escarlate, dirigido por Guillermo del Toro e estrelado por Mia Wasikowska, Jessica Chastain e Tom Hiddleston, e estreia em 15 de outubro. (SKOOB)

"A Colina Escarlate" de Nancy Holder é uma adaptação do roteiro original do filme e não sendo muito diferente, ele vai contar a história de Edith, uma jovem que está escrevendo seu primeiro romance. Apaixonada pelo gênero, Edith escreve algo mesclando o romance com o terror.

Edith sempre foi um pouco cética, pois nunca foi de acreditar em fantasmas quando era criança, mesmo tendo recebido uma visita especial de sua mãe em certa noite, depois de morta (Macabro não?). Mas atualmente, por ela ter crescido, duvida dos pensamentos que teve quando criança. Porém, sua mãe deixou uma mensagem para ela no passado: "Cuidado com a Colina Escarlate". Porque? Só vamos saber mais para frente.


Bom, até aqui ok, certo? Mais ou menos. Nossa protagonista é filha única e mora com seu pai numa velha casa e trabalha junto dele. Num belo dia, trabalhando, seu pai recebe a visita de Sir Thomas Sharpe que está lá para apresentar sua maquina. Maquina essa que ele tenta por para funcionar há anos e sem nenhum sucesso.

Logo de inicio podemos ver que Thomas desperta certo interesse em Edith e com ele não diferente, o problema é que para os padrões da época as mulheres não poderiam ser muito vistas com homens, senão ficam mal faladas e Edith por ser uma jovem direita não se aproxima mais do que o suficiente de Thomas.

Entretanto, ele está decidido a conquista-la de todas as formas. Mas algo acontece com seu pai e isso tira o chão de Edith, com uma morte misteriosa, ela é agora a herdeira de tudo que um dia fora de seu pai.

Sir Thomas é daqueles homens extremamente sedutores e de certa forma se aproveitando da fragilidade da moça, consegue o que quer e se casa com Edith, o problema é que ele a leva para morar com ele e a irmã, na Colina Escarlate.


O livro não é muito diferente do filme, são poucos os detalhes a mais, porém posso dizer que o roteiro foi muito bem adaptado e muito bem escrito. Toda a construção do cenário e personagens foram feitas minuciosamente e podemos enxergar isso com bastante clareza. Mas são poucas as partes assustadoras, cheguei a pensar se o que estava lendo era realmente um livro de terror.

Contudo, da mesma forma que não gostei muito do filme, esperava um pouco mais, não curti muito o livro, tinha esperanças de quem a autora mudasse o final ou desse um novo rumo a história, sem querer dar spoilers, os personagens não mereciam aquele fim.


No entanto, de qualquer forma foi uma leitura bastante agradável, o livro possui uma narrativa um pouco mais antiquada, mas escrita num bom ritmo de leitura. Para quem não assistiu o filme ainda, recomendo que leia o livro primeiro, pois a impressão que temos que finalizamos o livro é um pouco mais completa do que quando terminamos de assistir. No mais, é um bom livro, um prato cheio para quem gosta do gênero.

NOTA:


É uma escritora norte-americana e autora de vários romances, incluindo inúmeros tie-in livros baseados na série de TV Buffy the Vampire Slayer. Ela também escreve ficção relacionados a diversos outros programas de ficção científica e fantasia, incluindo Angel e Smallville.                                                                                                                                                                                                                    


Beijos,
Fernanda =)

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!