[Resenha] Os Meninos da Biblioteca - @EditoraBiruta

postado dia 10 outubro 2015

Autor: João Luiz Marques
Editora: Biruta
Ano: 2015
Páginas: 168
Gênero: Literatura Infanto-juvenil 
Onde Comprar o livro 'Os Meninos da Biblioteca': Livraria Cultura, Livraria da Folha


Sinopse: Os Meninos da Biblioteca - Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição! E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha. (SKOOB)

Se você me acompanha aqui no blog por algum tempo já deve ter notado que eu sou uma eterna criança, não é mesmo? Além de amar clássicos Disney e usar brinquedos na minha decoração, os livros juvenis/infantis são outra característica que comprovam o que eu estou falando (hahaha).


Em 'Os Meninos da Biblioteca' conhecemos Heitor, ele é um garoto de 12 anos que ficou repentinamente conhecido na sua escola por gostar muito de ler e possuir um blog - onde escreve sobre suas leituras - que criativamente chama-se Blog do Le-Heitor.


Mas para Heitor tudo isso já não era mais suficiente, ele queria algo além de apenas escrever sobre o que lia, ele queria ser parte do que estava lendo, ser personagem de uma história ou até mesmo escrever seu próprio livro. O que começa a se tornar possível no momento em que ele descobre sobre a demolição da biblioteca que frequenta em seu bairro.


Acontece que o prefeito decidiu vender parte do quarteirão para a construção de um novo condomínio. E isso automaticamente implicará não só na vida de Heitor, como na de vários outros moradores do bairro, já que para o condomínio ser construído, tanto a biblioteca como creches e APAE, terão que deixar de existir.

Disposto a proteger a biblioteca, Heitor da inicio a sua primeira luta politica, e é exatamente enquanto busca inspiração nos seus livros favoritos que alguns personagens acaba saindo das páginas e indo parar ali na vida real, ao seu lado, e o inspirando a ser um personagem e escrever sua própria história.


Eu achei bem diferente o fato do autor reunir realidade e ficção em uma só estória, pois não estou muito acostumada com isso, normalmente leio um livro de ficção ou não, e aqui cheguei a ficar um pouco na dúvida, até que entendi o que o autor estava fazendo.

O primeiro personagem a se encontrar com Heitor foi ninguém mais ninguém menos do que Narizinho, de Monteiro Lobato, ambos tem um significado importante na estória, assim como vários outros personagens conhecidos que aparecem para ajudar na batalha de Heitor. No entanto me senti meio envergonhada por me familiarizar apenas com a garota de nariz arrebitado, pois percebi que a minha lista de livros populares que eu nunca li é maior do que eu esperava.


Como citei anteriormente, realidade e ficção se fundem nesse enredo, mas João Luiz não esqueceu de dar enfase a nenhum desses dois mundos. Além dos incríveis personagens fictícios que se unem a batalha de Heitor, seus colegas de escola, vizinhos e familiares também entram na estória e mostram a importância da amizade, da democracia e do quão forte se pode ser quando há união.


O livro tem uma diagramação linda onde as cores azul e laranja são predominantes, até mesmo na fonte. As ilustrações de Rômolo, espalhadas pelo livro, estão longe de ser fofinhas, mas deram um toque todo especial no livro, do tipo que soa mesmo como coisa de menino, sabe?


Assim como nosso personagem-narrador, João Luiz possui um blog para o incentivo da leitura, que é o próprio Le-Heitor, e a biblioteca citada na estória foi a biblioteca da qual ele frequentou durante a infância. As ultimas páginas do livro nos reserva uma bibliografia onde é possível encontrar matérias verídicas sobre a destruição dos patrimônios históricos citado no enredo.

PS: Este livro faz parte do Booktour (livro viajante) promovido pelo Amiga da Leitora em parceria com a Editora Biruta, na intenção de incentivar a leitura.

Nota:  


João Luiz Marques é jornalista, nascido em São Paulo. Também se formou em Filosofia e fez extensão universitária em Jornalismo Cultural e Jornalismo Literário. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalha com assessoria de imprensa e, há mais de dez anos, atende editoras, inclusive infantojuvenis. Mantém um blog de incentivo à leitura, o Blog do Le-Heitor. Os meninos da Biblioteca é seu primeiro livro.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Oi Thais!

    Primeiramente: na minha opinião, os livros que mais divertem a gente são os infantis/infanto-juvenis e não consigo tirar isso da minha cabeça. Segundo: que capa maravilhosa, deixa a gente curiosa por si só! Eu nem acredito que esse livro mistura ficção e não ficção, para mim são os melhores tipos de história, sério! E como não se identificar com o Heitor, ainda mais sendo blogueira?? Quero esse livro para ontem!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super me identifiquei com ele mesmo, pois além de blogar ele escreve sobre livros né <3 muito amor!!

      Excluir
  2. Socorro, parece bem legal o livro!! Mas ainda não entendi se ele é mais para crianças ou nossa idade dá pra ler! Achei legal a proposta de misturar ficção e realidade!! Autor ousou e provavelmente acertou :D

    Ah, estou vendendo layouts personalizados por um preço super camarada, então se você se interessar ou souber de alguém que queira, é só entrar em contato comigo!! <3


    Blog | Facebook | Instagram | Canal Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São para crianças, mas indico para todas as idades desde que gostem de livros infanto juvenil ;)

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!