Titulo Original: Goosebumps: Stay out of the basement
Autora: R. L. Stine
Editora: Fundamento
Ano: 2015
Páginas: 87
Gênero: Literatura Infanto-juvenil
Comprar: Site da Editora
Sinopse: Plantas vivas... gente morta?
O dr. Brewer está fazendo experiências com plantas no porão de sua casa. Não há motivos para preocupação. "É tudo inofensivo", ele diz. Mas Margaret e Casey Brewer estão preocupados com o pai. E a preocupação aumenta depois que eles encontram algumas plantas esquisitas lá embaixo...
Os dois percebem que o pai está começando a agir como uma planta e que está ficando meio verde... Será que aquilo faz parte das experiências inofensivas do dr. Brewer? Ou será que ele tem mais jeito com plantas do que todos acreditam...? (SKOOB)
'Goosebumps - Fique Longe do Porão', é o 11° livro de uma série que possui sessenta e dois títulos. Eles foram lançados por R. L. Stine, entre os anos de 1992 a 1997, sendo cada um deles estórias de suspense e terror escritas para o publico juvenil. Naquela época a série ganhou alguns filmes e um seriado na TV, mas teve seu fim em 1999. No entanto 'Goosebumps' ganhou foco novamente ao inspirar o filme 'Goosebumps - Monstros e Arrepios', que estréia em breve nos cinemas.
Este novo filme reunirá todos os monstros já escrito na série de R. L. Jones, e além de suspense e arrepios, nos promete muitas gargalhadas.
Aqui no Brasil esta série vem sendo publicada pela Editora Fundamento, que nos privilegiou com a escolha de qualquer um destes livros da série, para dar aquela aquecida antes do filme.
Eu acabei ficando com 'Fique Longe do Porão', que trás a história de um cientista maluco e sua família.
O dr. Brewer, que acaba de ser despedido da empresa em que trabalha, passa a usar o porão de sua casa para fazer suas experiências e provar para seu chefe que não merecia tal destino. Mas seus filhos Margaret e Casey, começam achar o comportamento do pai, fora do normal. Ele não brinca mais de frisbee com Casey, muito menos se refere a Margaret como sua princesa, e agora com a ausência da mãe que foi visitar uma parente no hospital, as crianças decidem que é hora de descobrir o que vem atraindo tanto a atenção do pai dentro daquele porão.
Por mais que o dr. Brewer tenha sido claro quando disse para as crianças ficarem longe do porão, a curiosidade de Margarret e Casey foi maior, e o que eles encontraram lá não foi nada bom. O laboratória parecia uma espécia de floresta tropical, e a sensação que tinham era de que as plantas estavam respirando feito um ser humano. Além disso as crianças notaram que o pai perdera os cabelos para dar espaço a pequenos galhos com folhas verdes em sua cabeça, e que trocara a comida por sacos de adubo. Mas a coisa ficou ainda pior quando as pessoas começaram a desaparecer depois de visitar o porão.
Este é com certeza o primeiro livro da série que eu leio, pois até a divulgação do filme, eu desconhecia sua existência. No entanto já estou curiosíssima para conhecer os outros monstros que fazem parte dessa série.
Comecei a leitura adivinhando tudo o que vinha pela frente, o que de certa forma fez o livro parecer um pouco clichê no meu ponto de vista, mas o que eu não contava é que isso foi um lance praticamente proposital do autor, pois o final que parecia estar traçado, ganha uma reviravolta imensa na ultima frase do livro. E isso me deixou muito feliz com R. L. Stine, pois só conseguia enxergar na leitura, uma simples história de suspense para crianças e adolescentes. Com tudo, fui muito bem surpreendida e adorei esse jeito maluco do autor em dar uma rasteira no leitor bem nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo.
Com certeza eu indico este livro para o publico juvenil, aqueles que estão se descobrindo agora no mundo da leitura e já perceberam que as histórias de suspense e terror as cativam mais do que as outras. Também recomendo para você que não dispensa uma leitura leve e rápida, para o publico mais velho que acompanhou a série antigamente pela TV, ou até mesmo para quem está decidido a ir assistir 'Goosebumps - Monstros e Arrepios' em breve bos cinemas. Você não vai querer ficar sem conhecer a verdadeira origem dessa história né?
PS: Os livros dessa série podem ser lidos fora da ordem de publicação.
Nota:

Robert Lawrence Stine (Columbus, 18 de outubro de 1943) é um escritor dos Estados Unidos. R.L. Stine, como é conhecido popularmente, é conhecido pelas histórias juvenis de terror e suspense. Escreveu séries de livros de sucesso como: Rua do Medo, Goosebumps (que virou série de tv, e foi considerado o "Harry Potter" da década de 90) e Hora do Arrepio. Seu primeiro livro infanto-juvenil foi "Como ser engraçado".
Abaixo vocês podem conferir o trailer do filme, e em breve volto com a promoção deste livro aqui no blog para vocês!
Que lembranças me trouxe o filme. Descobriu-se melhor do que eu esperava! Goosebumps monstros e arrepios é uma boa combinação de aventura e comédia é divertida e consegue agradar tanto que sabem o que vai ver e aqueles que nem sequer sabem da existência de livros ou série. Não é um filme perfeito, mas tem vários elementos em seu favor, também aproveita os monstros apresentados para inclusão em situações engraçadas.
ResponderExcluir