[Resenha] Fragmentados - Editora @Novo_Conceito

postado dia 27 outubro 2015

Título Original: Unwind
Autor: Neal Shusterman
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Edição: 1
Páginas: 320
Gênero: Ficção, Distopia
Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe. O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo. (SKOOB)

Vou confessar que tenho muita coisa que gostaria de ler antes do fim do ano, porém minha vida está mais corrida do que carro de Formula 1 (hsuashua), e quando peguei 'Fragmentados' para ler, não imaginava que o livro iria grudar em mim como imã.

O livro é o primeiro de uma série distópica contendo quatro volumes. 'Fragmentados' que foi lançado recentemente no Brasil pela Editora Novo Conceito, tem como protagonista Connor, Risa e Lev, três jovens com histórias de vidas bem diferentes, porém com destinos iguais, a fragmentação.


Desde a ultima Guerra Civil, foi decretado 'A Lei da Vida', onde o aborto passou a ser extinto, permitindo que a vida humana não fosse tocada do momento da concepção até os 13 anos de idade, momento em que os pais tinham o direito de escolher 'abortar' aquela criança ou não. Na verdade a vida da criança não teria tecnicamente um fim, ela seria mantida viva através do processo de fragmentação, onde seus órgãos são doados para aqueles que precisam, ou paguem mais.

A fragmentação é lei, e também uma pratica totalmente aceitável pela sociedade, que enxerga isso como uma ajuda aos necessitados. Os médicos já não tentam salvar vidas através de cirurgias difíceis e arriscadas, agora eles simplesmente acessam o banco de órgãos do hospital para substituir o ruim por um novo.


Connor se sente terrivelmente traído pelos país quando descobre sua ordem de fragmentação.
Risa sabia que seu tempo na Casa Estadual poderia acabar a qualquer momento. E Lev, teve uma vida inteira de preparo, pois sabia desde o primeiro instante que seria um dizimo, um dos dez filhos que sua família super religiosa doaria para a fragmentação.

Em meio a uma sequência de acontecimentos, os três jovens fogem juntos desse trágico fim, e passam por situações arriscadas para se manterem vivos, pelo menos até chegarem a maior idade, coisa que anula qualquer ordem de fragmentação.


Distopia é um dos meus gêneros literários favoritos, mas eu juro que não esperava gostar tanto como gostei deste livro. Eu o peguei de forma totalmente aleatória na estante, sem esperar muito e foi uma das melhores surpresas que tive este ano.

Os personagens mexeram comigo de uma forma que é difícil acontecer. Logo de cara virei fã de Connor por sua coragem, por que por mais que ele tentasse manter a linha casca grosa, era evidente o cara sensível que existe dentro dele.

Já a Risa teve minha admiração do começo ao fim, uma garota totalmente inteligente, que não toma atitudes por impulso e acaba sendo a salvadora da pátria em vários momento, bem estilo Hermione, sabe?

Mas o Lev eu queria matar a todo momento, tinha vontade de entrar no livro e dar uns tapas nele. No entanto, no fim, ele me surpreendeu, juntamente com um outro personagem secundário que eu não suportei desde sua primeira aparição na história.


Enfim, só posso dizer que 'Fragmentados' é um enredo que te dá o que pensar! Nos faz tocar em assuntos polêmicos entre a sociedade que vivemos hoje, que é o abordo e a doação de órgãos.
Neal Shusterman soube criar uma distopia diferente de tudo o que eu já vi. Ele não despejou as informações desse mundo pós apocalíptico de uma só vez ao leitor, tudo foi dosado aos poucos e na hora certa.

A narração que vai do ponto de vista do personagem mais importante, a do personagem que menos aparece na história, fez com que os acontecimentos fosse mostrado por diversas percepções, e isso é algo raro, mas algo que facilita muito o entendimento enredo.

Não existem motivos para não ler 'Fragmentados', e eu super recomendo esta leitura a todos vocês.
Estou mega feliz em saber que em breve teremos um filme, o que me faz querer gritar para vocês LEIAM LOGO! LEIAM ANTES DO FILME POR FAVOR.

NOTA: 

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:

Neal Shusterman já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo 'Full Tilt, a Trilogia Skinjacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. eu tô com esse livro pra ler, e é uma de minhas próximas leituras... Tô com altas expectativas e espero que o livro seja bom mesmo, mas pelo que ando vendo de comentários, acredito que vou curtir a leitura... ^^
    bjs, Thais ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga eu amei o livro mas não tinha grandes expectativas!
      Espero que vc goste, pois todo mundo que vi resenhar falou que gostou e se surpreendeu. Eu já estou ansiosa pelo próximo da série <3

      Xoxo

      Excluir
  2. Esse escritor com certeza bebeu na fonte do filme "Não Me Abandone Jamais" (2010).
    O mesmo mote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse filme ainda, vou procurar porque agora me deu a maior curiosidade ;)

      xoxo

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!