Título original: Tomboy
Ano: 2011
Direção: Céline Sciamma
Gênero: Drama, Romance
Duração: 82 minutos
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson


Sinopse: Laure é uma menina de dez anos que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.

"Tomboy" é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos, e é disso que esse filme trata.

Laure está em sua fase de descobertas e após mudar de casa mais um vez, resolve aproveitar a oportunidade para começar a assumir sua nova identidade de gênero.
Por ter os cabelos bem curtos e vestir roupas que são consideradas masculinas, consegue se passar facilmente por um menino, e é o que acontece quando, após seu primeiro passeio pelo novo bairro, encontra uma turma de garotos e resolve se juntar a eles. Ela a princípio apenas os observa, mas é convidada a se aproximar por Lisa, a única garota da turma. Lisa a confunde com um garoto e na hora das apresentações Laure assume a identidade de Mikael.


A convivência com o grupo desperta observações e dúvidas em Laure a respeito de seu próprio corpo e identidade e durante as brincadeiras ela se mostra um pouco mais tímida, inicialmente, já que passa a observar atentamente os costumes e trejeitos dos garotos do grupo para reproduzi-los também, tirando a camisa durante uma partida de futebol, por exemplo.


Algumas situações, porém, foram demasiado complicadas para a menina que se passava por menino. Como quando os garotos todos ficaram com vontade de fazer xixi e fizeram na rua mesmo e Laure acabou não conseguindo segurar a vontade, já que se os imitasse dessa vez teria seu segredo revelado. Ou como quando o grupo marcou uma ida a lagoa, o que fez com que a garota se desesperasse um pouco por não ter um certo volume nas roupas de banhos. Situação essa que foi contornada com um rolinho de massinha de modelar.


Assumindo a identidade de Mikael, Laure passa a conquistar não só as ruas e a amizade do garotos, mas também o interesse cada vez mais evidente de Lisa, que resolve beijá-la após a ida ao lago.
A situação se complica mais uma vez quando Lisa resolve fazer uma visita a Mikael e é Jeanne quem atende a porta, a irmã mais nova de Laure, que desconhece a outra identidade da irmã mais velha já que Lauren é conhecida por Mikael apenas perante os amigos.
Jeanne então faz um trato com Laure de não contar nada a seus pais se ela a levar para brincar com o grupo também.


O que acontece em seguida é a demonstração mais bonita da cumplicidade das duas irmãs. Jeanne se orgulha para as outras crianças do "irmão mais velho" que tem, que a defende e protege sempre e ao aceitar a identidade masculina da irmã, ajuda também a mantê-la.


Um dia porém, depois de ter batido em um garoto que implicava com Jeanne, Laure tem seu segredo descoberto, já que a mãe do outro garoto passou em sua casa para tirar satisfações e acabou por revelar Mikael para a mãe da menina, que agora têm que tomar uma decisão que pode alterar todo o futuro da filha.

Tomboy é um filme simples, leve e delicado sobre dificuldades e descobertas de identidade, de gênero. Um filme sobre aceitação, companheirismo e cumplicidade. Um filme pela liberdade de ser o que a gente quiser, sem julgamentos <3

Espero que gostem da indicação e pra quem interessar possa: corre no Netflix que lá tem!

Até a próxima,
Gabri.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Eu sou louca pra ver esse filme, mas sempre fica com o pé atrás, achando que não seria tão bom!
    Adorei a resenha!!!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!