[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - @Verus_Editora

postado dia 22 setembro 2015

O Diário Secreto de Lizzie BennetTitulo Original: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Autora: Bernie Su, Kate Rorick
Páginas: 364
Editora:  Verus
Ano: 2014
Gênero: Romance

Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto. (SKOOB)
A um tempinho atrás, eu fiz aqui no blog um post sobre algumas versões (aqui) da história 'Orgulho e Preconceito' (resenha aqui), que é definitivamente uma das minhas histórias favoritas! Dentre essas versões, apareceu o Vlog The Lizzie Bennet Diares, na época eu ainda estava começando a ver os videos/esperando eles serem traduzidos. Porém, quando eu menos esperava o vlog virou livro (uhuuul) õ/ e a Editora Verus decidiu trazer para o Brasil a tradução do livro.


Lizzie Bennet, é uma jovem quase independente. Lizzie estuda publicidade e propaganda, e ainda mora com os pais, mas o objetivo dela é forma-se e conseguir um bom emprego para que possa finalmente se tornar independente. Lizzie é a irmã do meio, sua irmã mais velha, Jane, é um doce de pessoa - aquele tipo de pessoa que sempre queremos ao nosso redor-, já a irmã mais nova de Lizzie, Lydia, é o que podemos chamar de chamativa.


O Sonho da mãe das garotas é vê-las casadas, mas nenhuma das meninas compartilha do mesmo sonho da mãe, pelo menos não no momento presente. A mãe das garotas, no entanto, vê na chegada de novos vizinhos, a chance de finalmente "desencalhar as filhas". 


Bing Lee, é um estudante de medicina, que resolveu tirar umas ferias na cidade das meninas, porém ele não veio sozinho. Ele trouxe com ele a irmã, Caroline, e o melhor amigo, Darcy. Logo de cara rola um clima entre Jane e Bing Lee, já entre Lizzi e Darcy o clima não poderia ser pior, ela definitivamente o detesta.

Paralelo a isso, Lizzie resolve fazer um vlog de seus dia a dia para um trabalho de media visual da faculdade. Contanto com a ajuda da melhor amiga, Charlotte, ela começa a contar e também encenar fatos do seus dia-a-dia e percebe que aos pouco vai ficando "famosa" e ganhando seu espaço na sociedade. O que ela vai perceber no futuro, que pode ser algo maravilhoso, ou extremamente perigoso se não bem administrado.

Seguindo a história original, todos os outros conflitos já conhecidos das obras de Austen, vão se desenrolar em The Lizzie Bennet Diares, porém com uma perspectiva mais atual e moderna.


Quando eu penso que eu não posso ficar mais apaixonada por Darcy e Lizzie, aparece algo que me faz ver que sim, eu definitivamente posso ficar mais apaixonada!

Apesar de ter assistido o vlog primeiro - na época que assisti nem existiam rumores de livro - a leitura do livro foi bastante prazerosa e contou até com algumas minimas surpresas. Sim, o livro é inspirado no vlog, mas ele tem algumas cenas a mais e mais detalhes da história também.


A escrita é bem fluida e levinha, o que faz com que o livro passe num piscar de olhos, o corte dos capítulos quase lembra os videos do vlog, então o leitor pode ir fazendo as duas coisas ao mesmo tempo - lendo o livro e assistindo os videos - e um vai complementar o outro.

Uma coisa que eu achei muito bem pensado, é que em alguns momentos do livro nós temos as transcrições de algumas falas dos videos ipsis litteris. 


Confesso que não sou muito chegada em adaptações de obras literárias como as da Jane Austen, mas essa adaptação foi muito bem feita e me conquistou totalmente. 

Ps.: Outra coisa que não gosto muito é continuação, mas eu juro que queria uma continuação dessa história (hahaha).

Enfim, eu super recomendo The Lizzie Bennet Diares a todo mundo, principalmente aqueles que tem interesse na história e nunca leram o original por se um clássico, e portanto uma leitura mais "trabalhosa".




NOTA:


Beijos, Anna (:

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Nunca li Orgulho e preconceito nem assistir o filme,nada, mas achei a ideia desse vlog/livro interessante, mostra uma nova faceta da história e ao mesmo divulga neh, porque muita gente que viu o vlog e leu o livro, deve ter indo atrás do livro da Jane Austen pra saber mais sobre a história, gostei da resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??

    Estou apaixonada pela resenha! Sou fã desse tipo de livro mais "água com açúcar" sabe. Não conhecia o vlog, mas já me interessei pra assistir! Espero ganhar logo o livro pra poder ler e ver se eu gosto tanto assim como você gostou :)

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!