[Resenha] A garota no trem - @editorarecord

postado dia 09 setembro 2015

Titulo Original: The Girl On The Train
Autora: Paula Hawkins
Páginas: 377
Editora: Record
Ano: 2015
Gênero: Ficção inglesa

Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor. Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. (SKOOB)
Rachel é uma mulher divorciada , que perdeu o emprego e mora de favor na casa de uma amiga. Essa situação se arrasta por mais ou menos uns dois anos, por causa da bebedeira dela - muitos acham que ela é uma alcoólatra-. Rachel teme que a amiga a expulse de casa e que sem marido e dinheiro ela ainda fique sem casa, por isso todas as manhas ela pega o trem das oito e vai para Londres fingir que pelo menos esta empregada.

Todos os dias o trem que Rachel pega, para em um sinal e através da janela ela vê o quintal de uma casa e consequentemente sues moradores. Durante esses dois anos, ela passou a acompanhar pelo um curto período de tempo os moradores da casa 15, a quem ela nomeou de Jess e Jason e acabou idealizando a relação desse casal, que ela via apenas duas vezes no dia - quando ia e voltava de Londres.


Quatro casas depois da numero 15 esta a casa em que Rachel morou com o ex-marido Tom, mesma casa em que ele vive atualmente com sua esposa e a filha. Anna , atual mulher de Tom, não se arrepende de ter sido amante dele, muito ciumenta , ela detesta quando Rachel - que ainda não superou o fim do casamento - liga nas madrugadas para Tom.


Numa manhã comum, quando o trem para no sinal , Rachel vê algo na casa de Jess e Jason que a deixa chocada. A vida que idealizou para o casal aparentemente não é tão perfeita assim. No dia seguinte, uma noticia perturbante chega aos ouvidos de Rachel. Jess é na verdade Megan, e esta desaparecida.

Acreditando que o que viu na manhã anterior pode ser de ajuda a policia, Rachel resolver contar. No entanto, ela não é considerada uma testemunha confiável, devido a algumas queixas que Anna prestou a policia - por causa da pertubação na madrugada- e também por estar diariamente bêbada.

Determinada achar Jess , ou melhor Megan , ela vai se aproximar de Scott ( Jason) afirmando ser uma amiga de Megan que tem algumas informações que podem ajudar na busca.

No meio dessa eletrizante busca, Rachel não só vai desvendar mistérios sobre a vida de Megan, como também vai revisitar fantasmas do seu passado e descobrir que muita coisa que aconteceu com ela não foram exatamente da forma como querem que ela se lembre.


Começo pedindo desculpa pelo meu resumo da história ai acima, queria ter me expressado melhor, mas a história tem muitos detalhes e fiquei com medo de soltar algum spoiler hahaha.

O livro é divido em três pontos de vista, o da Rachel, o da Anna e o da Megan. Como já disse antes, eu particularmente amo essa estrategia de narração, porque isso permite que o leitor além de conhecer outros vieses da história, também se aproximem mais das personagens.

Em alguns pontos eu achei a narrativa meio arrastada, principalmente nas partes em que a Rachel esta bêbada, porém de um modo geral a narrativa é bem dinâmica e na reta final eu não queria largar o livro de jeito nenhum. Peguei um ritmo tão bom , que só consegui parar quando o livro chegou ao fim.




O livro é um suspense , então o tempo todo ele leva o leitor para um caminho - que na maioria das vezes não é o caminho certo - na tentativa de fazer o leitor descobrir sobre o desaparecimento de Megan. Porém, por contar com a narração feita sobre o ponto de vista de três diferente personagem, em um determinado ponto do livro ( da metade para o final) o mistério não fica tão misterioso assim para o leitor mais atento. MAS o livro é muito bom, e isso não afeta muito na narrativa você ainda vai se surpreender !!

Gosta de um livro policia? Gosta de um mistério? Leia esse livro e se delicie. Não conhece esse tipo de livro? De uma chance e comece por esse livro e se encante!

A garota no trem, foi uma leitura agradabilíssima e os direitos da história já foram vendidos, então logo estará nos cinemas, e eu já estou louca para assistir!



NOTA:

Trabalhou como jornalista durante 15 anos antes de se tornar escritora. A garota no Trem é seu primeiro romance, e chegou ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times e da Amazon na semana de lançamento, onde permaneceu por vários meses.


Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Olá Anna, tudo bem?
    Adorei sua resenha, em todos os sentidos, foi tão bem construída, que nos dá vontade ler ela várias vezes, e nutrir um clima do livro. Apesar de nunca ter lido me soou muito interessante, apesar de não ser, para mim uma prioridade agora, quem sabe no futuro previsível!! Beiijinhos!!

    relatosdamelia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, anna.
    Estou vendo bastante gente comentando sobre o livro e é claro que a curiosidade cresce. Mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e agora que fiquei mais curiosa ainda. Assim que der eu vou comprar ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Annaaaaaaa! Eu entendo como é ruim estruturar a primeira parte da resenha de um livro policial, quando eu termino e confirmo que ficou spoiler-free dá até vontade de suspirar de alívio haha Rachel precisa assistir uma aula de "regras para seguir quando for encher a cara 101", não pode ficar perto do celular, assim não dá pra te defender amiga :p Eu adoro um bom thriller psicológico no meio dos meus romances, já li quase todos os da Gillian Flynn e alguns do Harlan, falta esse! Adorei a resenha, beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gostei muito da resenha e do livro, fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com Megan.
    Amo livros policiais e ainda não conhecia esse, adorei a dica

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tua resenha foi a primeira positiva que li sobre o livro. Algumas pessoas reclamaram da comparação com os livros da Gillian Flynn e eu já fiquei com pé atrás em relação a esse livro. Não sei se vou ler por causa disso rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Venho querendo ler esse livro há um certo tempo desde que descobri que se tratava de um suspense/mistério. Esse tipo de leitura vem me interessando cada dia mais! Esperava comprá-lo na Bienal, mas acabei mudando de ideia e dando chance para outros títulos. Mas ele permanece firme e forte na minha lista!

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anna!

    Este é o livro do mês no Clubinho e eu estou ansiosa para lê-lo. Não sabia que o livro era um romance policial, pensei que fosse um thriller. Mesmo assim, fico empolgada por sua crítica positiva e com certeza vou me "deliciar".

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna!
    Gostei da premissa da história. Parece ser envolvente e daquelas que prende a curiosidade do leitor, mas me lembrou Garota Exemplar. Espero que não seja uma "cópia".
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Quero ler esse livro deeeesde o evento da Record aqui em SP, mas não comprei ainda. Vi que vai ser adaptado né? Sensacional. Adorei a resenha e mesmo vc achando que falou pouco, falou o suficiente para me deixar curiosa.

    A sua resenha só atiçou mais minha vontade de ler <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna, eu sou louca para ler esse livro, sou super fã de um bom livro policial ainda mais quando é recheado de mistérios envolvidos! Estou no aguardo de um dia conseguir conferi-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito desse livro e confesso que estou ansiosa para ler.
    Adorei saber que é narrado por três personagens, também adoro ler dessa forma!
    Beijos,
    Gabrielle G - Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Achei bem interessante a premissa desse livro. Eu o vi no Mochilão da Record e me encantei desde então. Só achei a Rachel meio burra porque ia todo dia pra Londres pra fazer o quê? Não era mais fácil ir procurar emprego? E como ela pegava o trem sem ter dinheiro? Parece que vou ter que ler, se quiser descobrir rs...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu já li algumas coisas sobre esse livro e cada vez mais que leio fico com vontade de tê-lo para mim hahaha Acho que a história realmente transmite um suspense intrigante. E a capa é bem chamativa :D Li um comentário aqui que perguntou a pessoa perguntou "como ela pegava o trem sem dinheiro?" Também pensei nisso quando li hahaha
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que história interessante! Vi esse livro vendendo na Bienal, mas estava quase quarenta reais rs. A diagramação me parece a do livro que estou lendo, o segredo do meu marido.
    Gostei do fato da história se passar em Londres. O último livro que li sobre lá foi a melhor coisa que nunca aconteceu na minha vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Segunda resenha que leio do livro que me deixa curiosa, adoro um suspense e sem dúvida irei gostar desse também! E três pontos de vistas sobre o desaparecimento? Ainda mais curiosa e esses nomes dela isso sempre me deixa confusa haha..
    Estou muito curiosa, mas a fila de liros está enorme, vou tentar abrir um espaço para esse suspense que tem tudo para entrar para a minha lista de favoritos!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Nooooossa eu amei
    A história
    A resenha
    Tudo
    Essa sensação de "preciso falar isso, não posso é spoiler" é a pior do mundo hahahaha
    Enfim, vamos pro skoob desejar esse livro.
    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  17. Não imaginava que a história poderia ser tão interessante, pois a capa é meio feinha e não nos conta muita coisa.
    Mas sua resenha deixou tudo muito claro, principalmente a necessidade de eu adc esse livro aos meus desejados e ler ele o quanto antes ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Anna, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro. Comprei ele na Bienal e a história parece ser bem intrigante. Infelizmente tenho uma pilha de livros na frente antes desse, mas espero ler o mais rápido possível. Adoro livros policiais, com mistério fica melhor ainda, porque prende ainda mais o leitor. Adorei a resenha.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Já li esse livro e amei <3 Amo mistérios e trillers! Achei esse fantástico e recomendo para TODO MUNDO! Amei saber que já venderam para vivar filme! não vejo a hora de conferir :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana
    to me sentindo uma et ao dizer que não conhecia esse livro :o :o
    É o tipo de historia que eu gosto... esses livros de suspense acabam comigo.
    Vou anotar o nome dele e procurá-lo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!