Ano: 2014
Direção: Phillip Noyce
Gênero: Drama, Ficção Científica, Fantasia
Duração: 98 minutos
Elenco: Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites
Sinopse: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas, que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.
Em uma sociedade futurística distópica, controlada rigidamente pelos Anciãos, vive Jonas.
Nessa sociedade, reconstruída e adaptada após muitos e muitos anos de guerras, violência e ódio, tudo é perfeito. Não há dor, nem tristeza, roubos, fome, preconceito... Não há nada de ruim. Mas também não há nada de bom, não há amor, felicidade ou escolhas, nenhum dos sentimentos intensos que tornam-nos humanos.
Para que a nova sociedade funcionasse corretamente, houve a necessidade de apagar o passado e acabar com os sentimentos, e assim nenhum remanescente tem conhecimento ou memórias dos tempos remotos da humanidade, nada que pudesse fazê-los perceber as diferenças entre eles, evitando desavenças e possíveis guerras que destruiriam tudo novamente.
A única pessoa que tem o conhecimento e todas as memórias de como tudo costumava ser é o Recebedor da Comunidade.
Novas tradições e regras foram impostas para essa nova sociedade perfeita e agora todos os anos ocorre na Comunidade uma cerimônia para marcar a mudança de idades das crianças, sendo a principal a Cerimônia dos 16, onde todos os jovens e moças recebem aos 16 anos, dos Anciãos, que os observam desde o nascer, a profissão que irão seguir pelo resto de suas vidas. Cuidadores de Idosos, Recolhedores, Operárias, Mães Biológicas, Recreadores, Criadores e várias outras atribuições são ordenadas separadamente para cada jovem.
E assim, em sua Cerimônia dos 16. Jonas é escolhido como o novo Recebedor.
O atual Recebedor passa a ser o Doador de Memórias quando Jonas é nomeado e o Doador é encarregado de ensinar e transferir todas as lembranças da humanidade para o garoto.
As lembranças lhes são doadas e assim Jonas passa a conhecer as diversas emoções que todo mundo costumava sentir. Ele aprende o significado real de Lar e de Amar, assim como conhece as Cores, passando a enxergar tudo ao seu redor de uma maneira completamente diferente.
Como o Recebedor tem a função de agir como conselheiro dos Anciãos, para lembrar-lhes sempre de como as coisas ficaram difíceis e complicadas nos tempos em que as pessoas tinham muitas escolhas e possibilidades a disposição e evitar problemas semelhantes, todas as memórias lhe são doadas. As boas e as ruins. E assim, Jonas fica a par de como e porque tudo teve que ser modificado. Ele recebe as memórias de fome, desigualdade social, guerras e todo tipo de destruição a que o mundo foi sujeitado. E naturalmente se assusta muito com isso.
Com o tempo, porém, Jonas começa a questionar o mundo em que vive. Vale mesmo a pena abrir mão do Amor, da Alegria e da Felicidade por causa dos problemas? Perder tudo, todos os sentimentos e conhecimentos bons é realmente um preço considerável a se pagar, contanto que o mundo permaneça calmo e estabilizado?
Com esses novos pensamentos, Jonas começa a notar que o mundo perfeito em que vive não é tão perfeito assim e o garoto e seu Doador precisarão decidir se irão se arriscar a lutar pelo direito de sentir, ser e pensar por si próprios e assim ir contra os Anciãos e toda a Comunidade que é influenciada por eles.
Eu gostei muito desse filme. Fui assisti-lo no cinema, com a minha mãe e até chorei no final.
ResponderExcluirImagino que o livro também deve ser bem legal...
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br