Título original: Lucy
Ano: 2014
Direção: Luc Besson
Gênero: Ação, Ficção Científica, Thriller
Duração: 89 minutos
Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Min-sik Choi
Sinopse: Quando a inocente jovem Lucy aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.Essa sinopse está meio equivocada, mas não se preocupem, vou contar tudo direitinho pra vocês...
Lucy na verdade se vê obrigada a transportar as drogas. Após ser enganada por um amigo, ela tem como tarefa entregar uma pasta para Mr. Jang no hotel em que este está hospedado. As coisas se complicam quando a equipe de Mr. Jang assassina seu amigo e a leva a força para a sala de seu mestre. Lá, Lucy se vê encurralada por vários homens agressivos e seu chefe cruel, que não falam sua língua e que a maltratam e a amedrontam por conta do conteúdo misterioso da pasta que ela carrega.
Após a pasta ser aberta, descobre-se que seu conteúdo é basicamente CPH4, uma substância que grávidas produzem em pequenas quantidades para dar a força necessária que os fetos precisam para completar sua formação, e que agora estava sendo criada em laboratório.
Jang oferece um emprego a Lucy, que recusa e é logo espancada por seus comparsas. Horas depois, ao acordar, ela percebe os curativos no abdômen, onde a droga agora está alojada em seu corpo.
Lucy é então transportada com outras "mulas"- pessoas que também carregam os pacotes de droga em seus corpos - e é mantida brevemente em cativeiro. Os homens que a guardavam tentam abusar dela, que reage e é brutalmente chutada por eles. No estômago. É quando o pacote que ela carrega se rompe e seu organismo começa a absorver as substâncias do CPH4.
Durante o filme, há intervenções da palestra que o Professor Norman está dando. Ele tem como projeto a tese de que os seres humanos usam apenas 10% de sua capacidade cerebral, e durante suas falas ele cita os prováveis comportamentos de alguém que tivesse acesso a mais do que os 10% habituais. Os comportamentos que Lucy está apresentando.
Com a recém descoberta força e a capacidade de se abster de dor e qualquer incômodo físico/emocional, ela se vinga dos que a maltrataram. Partindo para o hospital mais próximo, Lucy pede que removam o pacote alojado em seu abdômen. É quando ela descobre que precisa ter acesso contínuo a substância para que seu organismo continue comportando as mudanças causadas pela mesma.
Gradativamente conseguindo maior acesso em seu cérebro, Lucy desenvolve capacidades elevadíssimas, como telecinese, telepatia, eletrocinese e mais, muito mais. Usando suas novas habilidades, ela faz uma rápida pesquisa e contata o Professor Norman, para informá-lo de que sua tese é real e também para pedir ajuda em relação a como administrá-la.
O mais interessante de observar é que Lucy não é realmente uma super heroína, portanto recomendo que se atentem mais na parte filosófica da coisa toda do que na científica. Ela é só uma mulher comum que teve acesso a tudo que sua mente pode proporcionar e que ao mesmo tempo se sente desconfortável por perceber que parte de sua humanidade - a capacidade emocional extensa do ser humano - diminui perante tanta informação.
O grande mistério do filme consiste no que irá acontecer quando ela atingir os 100% e isso eu não posso contar, não é?
Espero que gostem da dica dessa semana e se resolverem acatá-la, não esqueçam de mandar suas opiniões nos comentários!
Até mais,
Gabri.
Esse filme é muito, muito bom! Eu amei o final.
ResponderExcluirObs.: Odeio quando as sinopses estão equivocadas.
Mas vale muito a pena vê-lo :)
Beijos,
www.naestradadafantasia.com