Hoje decidi falar de filmes, mas de um jeito diferente. Portanto, apresento-lhes meus curta-metragens favoritos. Façam bom uso!
A Casa de Pequenos Cubinhos
O curta conta a história de um velhinho que vive solitário em uma cidade inundada. A medida que o tempo passa e a água sobe, as pessoas logo acrescentam mais um andar as suas construções, até não haver mais como construir nada, já que o faziam rapidamente, sem muita estrutura. O velhinho acaba sendo o único a permanecer ali, acrescentando cubinhos para formar novos andares em sua casa desproporcional. Um dia, porém, seu cachimbo favorito acaba caindo na água e vai parar nos andares mais profundos da construção. Muito apegado ao objeto, ele decide mergulhar e resgatá-lo. Ao fazer isso, ele passa a reviver toda a sua história, momentos e sentimentos que há muito estavam submersos, junto com os objetos e cômodos que foram abandonados rapidamente.
Alice
Alice e Alex, antigos namorados, passam uma tarde confusa e agitada na cidade de São Paulo, quando ela volta abruptamente ao Brasil por conta do falecimento de seu pai. Eles vão aos mesmos lugares em momentos diferentes e não conseguem nunca se encontrar. Com os telefonemas que caíram na caixa postal e as mensagens sobre sua atual localização, eles vão traçando geograficamente a história de sua relação de amor, perda, solidão e saudade.
Maioria Oprimida
E se os homens fossem a minoria? Nesse curta, essa é a realidade.
Há uma inversão de papéis e a história apresentada é a do cotidiano de um cara que sofre de sexismo diariamente - a sociedade apresentada é matriarcal, ou seja, as mulheres dominam.
As cenas mostram de maneira simples e óbvia o que as mulheres passam em diversas situações diárias, que paras os homens são consideradas comuns, mas que para nós passam a ser um grande problema. Ou melhor, para eles tudo passa a ser bastante problemático nesse curta.
O Emprego
Um belo tapa na cara em forma de curta-metragem. "El Empleo" é um curta muito inteligente que exemplifica de maneira simples mas eficaz o sistema atual: A "coisificação" do ser humano na sociedade em função do emprego.
No curta, acompanhamos um dia de trabalho de um homem. Em seu mundo, objetos e pessoas não possuem diferenças. Ou melhor, as pessoas praticam funções de objetos; uma mulher é um porta casacos e um outro cara serve de espelho.
Todos tem seus trabalhos e funções, mas nada que os diferencie como seres humanos.
Uma das melhores representações que eu vi de objetificação dos homens e humanização dos objetos. Incrível.
Eu Não Quero Voltar Sozinho
Ser adolescente já é meio complicado, com tantas dúvidas e questionamentos. Nesse curta, acompanhamos a vida de Leonardo, um adolescente cego.
Seu mundo muda completamente com a chegada de Gabriel a cidade. Os dois estudam na mesma escola e passam a conviver e se conhecer e logo Leo tem que lidar com o ciumes de Giovana, sua melhor amiga, que se sente trocada por Gabriel, ao mesmo tempo em que tenta desvendar o que realmente sente pelo novo amigo.
Muito legais as dicas! Eu sempre prefiro assistir a longas, mas fiquei curiosa com alguns desses, como Alice e Maioria Oprimida.
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ExcluirEu prefiro longas também, mas tava de bobeira e comecei a ver um e não parei mais. Por serem rápidos dá pra ver vários ao longo do dia, muito gostoso isso k
Tente experimentar também!
E obrigada pelo comentário.
Adoro curta-metragens! Geralmente, nos apresentam histórias profundas e densas em poucos minutos e a gente se põe a pensar sobre uma infinidade de facetas da vida.
ResponderExcluirEu já vi "A casa de pequenos cubinhos". Ai, me bateu uma tristeza vendo essa estorinha. Tão intenso a sua mensagem! Vou procurar pra ver "Maioria oprimida" e "O emprego", são dois curtas que prometem chacoalhar os espectadores. "Eu não quero voltar sozinho" é sublime e singelo ao falar do primeiro amor. Gosto muito. O longa é muito bacana também.
Um abraço, meninas.
>> Blog || >> FanPage
Olá.
ExcluirPois é, eu não tinha muito costume de ver curtas mas quando comecei não parei mais... Sempre me maravilho com a profundeza que conseguem alcançar/passar em tão poucos minutos.
Procure sim e quando tiver indicações pode passar aqui e falar pra mim!
Obrigada por comentar, querida.