Título: Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors
Autor: Aldemir Alves
Editora: Selo Jovem
Ano: 2014
Páginas: 408
Gênero: Literatura Brasileira, Fantasia
Sinopse: Fedors: — A minha consciência é atormentada por milhares de vozes e cada uma traz-me milhares de histórias, e a cada história sou o vilão condenado. Voltarei no tempo para consertar meus erros, eu quero me redimir, ofertarei o meu reino, todo o meu ouro, e também se necessário a minha própria alma. Esteros nos leva a um mundo medieval, onde reis se tornam homens individualistas, crianças são incentivadas a fazer o bem acima de qualquer coisa, até mesmo o mal deixa de ser temido. Entretanto, a inocência é algo inevitável para um povo que só preza a paz. Vamcast o menino que desejou dominar o mundo aos 13 anos não tinha amigos e buscava constantemente o afeto do pai, cujo era um homem frio e descuidado e por esse motivo errou na criação do seu filho. Um governante descuidado traz o caos ao seu povo, mas um homem sensato precisa corrigir seus próprios erros. (SKOOB)
Este é o primeiro livro da série 'Os Livros de Esteros' publicado pela Selo Jovem, tendo o segundo chamado 'As Crônicas de Fedors' também já publicado pela editora. Não consegui achar em minha pesquisa se haverá um terceiro livro na série ou não, mas vamos falar um pouco sobre este livro que me deixou meio confusa e ao mesmo tempo curiosa.
Logo no inicio do livro temos uma explicação sobre os Deuses e a origem de Esteros, mas eu achei um tanto complicado de entender por isso não vou me atentar na explicação do prologo e ir direto ao que interessa realmente. Fedor é o nosso narrador misterioso. Logo no inicio Salazar encontra Fedors, mas pensa que se trata de um cadáver e quando se aproxima descobre que não. Fedors conta que por tudo o que ele fez em sua vida está pagando o preço agora vagando na terra em um corpo basicamente em decomposição. Difícil imaginar isso né? Pois só estamos começando. Logo Fedors pede ao seu acompanhante que fique e ouça sua história que é longa e de difícil compreensão.
Pois bem, a história que ele narra realmente é complicada. Fedors conta a história da família Destrus que é constituída pelo Rei Mussafar e a rainha Zinza e seus dois filhos Vamcast e Andor. Vamcast puxou a mãe em sua aparência, mas nada em personalidade, ele é arredio, anti-social e tem sede pela guerra, também é o mais habilidoso quanto ao uso de magia e nas lutas com espadas. Já Andor puxou ao pai fisicamente e por ser o caçula é mimado e claramente o preferido do rei o que deixa o irmão mais velho enciumado.
Ao longo da história vemos que o erro de Mussafar é não prestar atenção em Vamcast, nem quando os instrutores do treinamento vem avisá-lo de que Vamcast pode tornar-se perigoso devido a todo o poder que tem e algumas pessoas se aproveitam disso para fazer a cabeça do príncipe mais velho e torná-lo mal de vez. A história corre pelos caminhos que Vamcast tomou até tornar-se o rei dos Orcs e tocar o caos em Esteros.
O livro tem tudo para ser maravilhoso, porém não é. Um ponto forte são as inúmeras ilustrações que temos ao término de alguns capítulos, mas a narração em muitos pontos é fraca e te faz perder a vontade de ler. É uma narração breve e que não te da detalhes suficientes para imaginar personagens e lugares fora também erros de pontuação e até alguns errinhos gramaticais, parece que o livro não foi bem revisado e isso também me faz perder um pouco a vontade de ler. Portanto minha avaliação é de 3 estrelas para essa obra, espero que no próximo tenha uma evolução na escrita.
Nota:

Beijos, Pri.
Aldemir Alves nasceu em 1981 em Uberlândia /MG – Brasil. Atualmente trabalha como Design gráfico e co-editor na Editora Selo Jovem. É um autor brasileiro contemporâneo, logo com o seu primeiro livro publicado em 2011 começou a se destacar no cenário de fantasia, tendo novas oportunidades para publicar seus livros em algumas editoras. Escreveu histórias de fantasia épica, sobrenatural, e contos baseados no mundo de Esteros. Um de seus livros de mais sucesso é "As crônicas de Fedors". Aldemir é fã das criações de Stan – Lee, do mestre Tolkien e do brasileiro Maurício de Souza. Os seus livros prediletos sempre foram ficção científica e Fantasia.
Eu não conhecia o livro, mas é o tipo de história que prende minha atenção.
ResponderExcluirQuero conhecer esse mundo!!
Beijos
www.saidaminhalente.com
Olá!
ResponderExcluirTinha me interessado muito pelo livro ao ler a premissa. Mas quando cheguei no final da resenha e li que a narrativa é fraca, desanimei completamente. Estou correndo de livros assim, pois acaba se tornando uma leitura maçante.
Gostei bastante da sua resenha e dos pontos que você ressaltou.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Gostei da sua sinceridade para com o livro. Mas vou ser sincera que esse tipo de estória não me agrada tanto. Prólogo confuso geralmente me desanima
ResponderExcluirBeijos
Oiii!
ResponderExcluirEu não conhecia a obra e ele não faz muiito o meu estilo de leitura, então não teria taaanta curiosidade. Mas para quem gosta desse tipo de livro tem uma premissa maravilhosa, mas uma pena que não houve um aprofundamento mais elaborado do autor :(
Acabou perdendo o encanto ><
Gostei da sinceridade.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá, Pri! É uma pena que a leitura do livro não tenha te agradado tanto, mas ainda assim você foi bem generosa com a nota de avaliação.
ResponderExcluirConfesso que essa capa não me agrada em nada (conheço esse modelo lindo kk) e a premissa não me chama a atenção, infelizmente é uma leitura que eu passo.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar no livro, mas agora já sei que nem compensa ler...
Mas é uma pena que o livro não te agradou...
Bjs
A. Libri
Ola Pri a capara está muito bonita, mas achei a premissa um pouco confusa, lendo sua resenha e percebi que o livro segue a mesma linha já me desanimou bastante e olha que adoro fantasia. é preciso ter clareza para que a leitura flua bem, uma pena, beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, tudo certo?
ResponderExcluirA capa do livro é bem interessante e bonita,
espero um dia poder ler este livro!
Até Mais,
diurnosleitores.blogspot.com
Oie!!!
ResponderExcluirnão conhecia o livro, achei a história bem interessante. Não costumo ler muito livros nessa pegada mas adoro arriscar; então já anotei na listinha de futuras leituras.
bjs
Thais
www.notinhasderodape.com.br
Oie. Não conhecia o livro nem o autor, mas a história parece ser interessante. Pelo que você falou, ele poderia muito bem ser perfeito, não fosse alguns poucos detalhes capazes de estragar a leitura. Mas que bom que alguma coisa pôde ser aproveitada. Acho que é uma obra que eu daria uma chance. :3
ResponderExcluirBeijos,
Império Imaginário | Fernanda Goulart.
Por ser uma narrativa fraca já perder muitos pontos com certeza, foi bom saber mais sobre o livro. Beijos :)
ResponderExcluirVanessa | http://closetdelivros.blogspot.com/
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirA história já não é muito meu estilo e a narrativa fraca só me desanimou ainda mais com o livro. Achei a capa interessante.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/