[Resenha] Em Busca de Abrigo - @BertrandBrasil

postado dia 26 julho 2015

Titulo Original: Sheltering Rain
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 434
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2015
Gênero: Romance
Comprar: Saraiva, Submarino
Sinopse: A nova edição do romance de estreia da autora vencedora do prêmio RNA com A casa das marés Na noite da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, a comunidade de expatriados de Hong Kong se reúne para celebrar o evento com uma festa. Enquanto os convidados tentam ouvir a cerimônia em um rádio antigo, Joy, uma jovem de 21 anos, se apaixona. Menos de vinte e quatro horas depois da festa, ela já está prometida em noivado ao rapaz, mas só tornará a se encontrar com o noivo um ano depois. Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo. Quando Sabine, sua mãe e sua avó voltam a se encontrar, um segredo de família cuidadosamente guardado é descoberto, bem como algumas verdades importantíssimas: o conflito entre o amor e o dever, as escolhas que as mulheres são obrigadas a fazer e o relacionamento entre mães e filhas. " Livro elogiado por autoras veteranas como Rosamunde Pilcher e Anne Rivers Siddons. " "A verdadeira sucessora de Rosamunde Pilcher e Maeve Binchy", segundo a Publishers Weekly. " Primeiro dos três relançamentos da autora com nova arte de capa - os próximos serão A Casa das Marés e Baía da Esperança. " Livro de estreia da autora vencedora do prêmio RNA (Romantic Novelists´ Association, 2003) com A Casa das Marés. (SKOOB)

Apesar da fama de Jojo Moyes, e das minhas amigas sempre me indicar livros dela, este é o primeiro romance que pego para ler da autora. Ele não é tão popular e conhecido como outros livros de Jojo, mas bastou a Editora Bertrand o relançar, com uma capa nova e atraente, para que ele desse um boom pela blogosfera. O que ajudou bastante para eu decidir que realmente era hora de ler algo de Jojo Moyes.


'Em Busca de Abrigo' conta a histórias de três mulheres da família Ballantyne, sendo elas a avó/mãe Joy, a mãe/filha Kate e filha/neta Sabine. Todas as três unidas por suas diferenças e grande dificuldade em se relacionarem.

Ao iniciar mais uma separação com seu mais recente companheiro, Kate decide enviar sua filha Sabine para a casa da avó, qual ela mal tinha contato, para que não sofresse tanto com a saída do padrasto de casa. No entanto para a adolescente isso já era algo comum, que ela colocou na cabeça que já não a afetava mais. E contra seu gosto ela vai parar na fazenda dos Ballantyne, no interior da Irlanda.

Chegando lá Sabine tem que se adaptar as regras de convivência dos avós, que ao seu ver ainda parecem viver nos anos 50. Para a garota que vinha da cidade grande em Londres, não seria nada fácil viver cheia de obrigações e limitações, mas pior ainda seria lidar com os avós, a ponto de Sabine considerar sua mãe e seus problemas de relacionamento, algo bem mais suportável.

E é após uma série de acontecimentos que o destino decide juntar Joy, Kate e Sabine, que além das dificuldades existentes nos seus relacionamentos, terão que lidar com outros grandes conflitos, segredos, perdas e sentimentos contraditórios.


O livro é narrado em terceira pessoa, oras pelos olhos de Joy, oras pelo de Kate e oras pelo de Sabine. Além disso a autora nos faz viver diferentes gerações através da narração dessas personagens, e nos possibilita enxergar o quanto cada uma delas não é bem aquilo que a outra julga, e até nos influência de vez em quando a julgar.

Outra qualidade incrível de Jojo Moyes nessa estória é a de não limitar o enredo dessas 434 páginas apenas ao mal relacionamento entre as três protagonistas, dando abertura a dramas interessantes vividos por alguns de seus personagens secundários. Mas embora esse tipo de estrutura na narrativa tenha me agradado, não posso dizer que a leitura fluiu facilmente. Na verdade demorei um pouco a pegar o ritmo desse enredo, porém a partir do momento que aconteceu (lá pela página 130/150 mais ou menos) ficou quase impossível largar o livro. A cada página que passava eu queria saber mais detalhes do passado de cada uma dessas personagens.


Com certeza esse é um livro que retrata a dificuldade de relacionamento e conflitos vividos entre diferentes gerações de uma família. Mas também é uma emocionante estória que trás uma positiva mensagem, da qual de certa forma, até me fez refletir sobre meu próprio comportamento em família. Eu recomendo para todos vocês que gostam de ler um bom drama familiar, e que prezam por uma estória bem estruturada. Jojo Moyes não me decepcionou e eu pretendo ler muitos outros livros dela ainda.

NOTA:


Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.                                                                                                                                                   

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oiê, Lôra!
    Jojo tem uma escrita tão fluida que é até difícil não devorar um livro dela.
    Concordo que as primeiras páginas foram lentas, mas sempre acontece isso nesses livros que contam muitas histórias. Até chegar ao clímax demora.
    Curti muito sua resenha.

    Beijocas da Barb.
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Então, eu tenho uma vontade imensa de ler os livros desta autora, gostei muito da premissa do livro e da sua resenha!

    Até Mais!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montei uma coleção já aqui em casa, agora é só começar a devora-los .... kkkk

      Excluir
  3. Oi, Thais. Tudo bem?
    Nunca li nada da Jojo e Em Busca de Abrigo é o livro que menos me atrai dela. Primeiro pelo fato de ser um tijolo e você ter comentado que o início é lento só me desanimou. Porém, fico feliz que você tenha gostado. Adorei a resenha e as fotos.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sahuhsauhsau.... é um tijolo mesmo! Rachei Léo xD

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!