Titulo Original: Playlist For The Dead
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Gênero: Ficção Norte-Americana, Drama, Romance, Suspense
Comprar: Submarino, Saraiva, Americanas
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.  Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. (SKOOB)

Sam e Hayden eram melhores amigos, daqueles que só tem um ao outro, os dois gostavam de passar horas na internet, eram viciados em games e em outras coisas que definem um Geek. Na escola costumavam também estar sempre juntos, um tendo o outro, mesmo quando sofriam na mão da trifeta do bulling, um grupo de valentões liderado por Ryan, o irmão mais velho de Hayden. Mas por pior que fosse tudo isso, a amizade dos dois era o suficiente para tornar a vida um do outro melhor. Pelo menos era assim que Sam pensava, até o dia que entrou no quarto do melhor amigo e descobriu que ele havia se suicidado.


Ao ter o amigo morto em seus braços, Sam encontra uma playlist que Hayden deixou para ele como uma espécie de bilhete de suicídio. Nela Hayden pede para que o amigo ouça, pois só assim irá compreender. Sam por sua vez está muito perturbado, a ultima vez que esteve com Hayden os dois haviam brigado, e agora se culpando pela morte de seu melhor amigo, ele tenta entender quais foram os fatos que o fez tomar tal decisão. No momento a unica coisa que Sam sabe é que Hayden não se dava bem com os pais, iria levar bomba na escola, e ainda tinha que lidar com o irmão mais velho que sempre o humilhava em publico.


Tentando reunir pistas que o levasse até um motivo concreto para o tal suicídio, Sam perde a cabeça e causa uma cena no funeral com a trifeta do bulling. Dias depois disso cada um dos membros da trifeta, vão sofrendo ataques e humilhações publicas, mas em momento algum o culpado por esses atos é pego. O que de certa forma faz com que as suspeitas dos membros da pequena cidade se voltem totalmente para Sam, que anda tão atordoado com os acontecimentos, a ponto de nem ele confiar em si mesmo.


Ao voltar para escola, disposto a dar sequência nessa nova vida sem seu único amigo, Sam conhece Astrid. A garota tenta se aproximar dele e o enturmar com seu grupinho, rola então uma química entre os dois, e nessa aproximação Sam descobre que Hayden era amigo de Astrid, mas nunca lhe contou isso. É aí então que Sam acha mais um motivo para desvendar os segredos do amigo e o que realmente aconteceu na noite do suicídio.


'A Playlist de Hayden' foi um livro que me conquistou logo de cara, a narração de Michelle Falkoff, foi tão fluida e envolvente, que me fez coloca-lo no topo das melhores leituras logo nos primeiros capítulos. Há muito tempo eu não me sentia assim diante de uma narração em primeira pessoa vinda de um personagem masculino, criado por uma mulher. E para mim que não sou fã de suspense, acabei amando o fato da autora te-lo misturado com drama e romance, me fez querer ler mais livros do gênero.

O único problema aqui para mim, foi a decepção que sofri na reta final. Até então a estória estava muito bem construída no meu ponto de vista, mas bastou Michelle vir com um desfecho onde a playlist deixada por Hayden não tinha relação alguma com o mistério, que me fez tirá-lo do topo de minha lista. Além disso eu senti como se Sam tivesse mudado da água para o vinho nos últimos capítulos, e sua atitude final me pareceu com a de um completo desconhecido, e não com a do cara que eu havia conhecido á vinte e tantos capítulos atrás.


Mesmo assim eu ainda recomendo 'A Playlist de Hayden', e aposto na autora, ficarei aguardo um próximo livro dela ser lançado no Brasil e farei questão de lê-lo. Só recomendo para que não frisem tanto na lista de músicas e suas traduções, pois mesmo elas estando no título de cada capitulo, suas traduções não terão relevância alguma para o mistério no livro, e sim com o emocional de Hayden.

NOTA:


MICHELLE FALKOFF é graduada pela Iowa Writers’ Workshop e hoje é a Diretora de Comunicação e Lógica Jurídica da Northwestern University School of Law. A PLAYLIST DE HAYDEN é o seu primeiro livro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 


Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oie!!!

    puxa estou louca para ler esse livro desde que li a prévia, mas fico sempre adiando ahahha. vou aproveitar as minhas férias para por as leituras em dia, e ele com certeza estará nessa lista ;) beijão*...*

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Tudo bom?
    Li esse livro essa semana e posso dizer que igual a você eu detestei esse final, e além disso achei que ela se perdeu em algumas partes. Ele tá longe de ser um dos meus favoritos.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e de cara fiquei impressionado pela capa (gostei muito do designer). Agora que li sua detalhada e perfeita resenha tenho a plena certeza que preciso comprar um exemplar dessa obra, sério kkkkk ♥

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu estava tão animada para ler no começo, a leitura é leve mas o assunto mexeu comigo, até porque já sofri bullying na época, em algum ponto me apeguei dos personagens, ouvi as músicas no site lendo junto com o livro, foi uma sensação boa fazer certinho, para mim gostei da história, só o final não foi como eu imaginava.
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito ler esse livro! Recebi de parceria, mas minha colega quem escolheu ele para ler e resenhar! E a Playlist... sem comentários! Ela quem mais me chamou atenção, e não tem como ser diferente né?
    xoxo
    www.doisdb.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu recebi a prévia desse livro e não gostei. Não consegui nem ler tudo. Achei a história massante e apesar de querer muito saber como Hayden morreu, isso não me fez continuar querer ler o livro.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como assim a playlist não tem nada a ver com o final? Ah, sem graça isso! Já vi algumas resenhas e todas destacaram a emoção que o livro causa. Abri mão do meu pra minha colunista e agora estou arrependida. hahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!