Titulo Original: OCD Love Story
Autor: Corey Ann Haydu
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Páginas: 320
Gênero: Romance, Literatura Infanto Juvenil
Comprar: Fanc, Saraiva
Sinopse: Uma História de Amor e TOC - Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC. (SKOOB)

Quando eu recebi este livro, fiquei imaginando o quão engraçado poderia ser a situação onde duas pessoas que tem TOC (sendo uma delas obsessão por limpeza) começassem um relacionamento, mas depois que conclui a leitura, me pareceu muito mais complexo do que engraçado.

A estória começa com um apagão em pleno uma festa de escola. Reconhecendo os sintomas do qual ela mesmo já conviveu, Bea encontra em meio a escuridão Beck, que está tendo um ataque de pânico. Ela tenta ajuda-lo, mas o acaba beijando e ele foge. Convicta de que nunca saberia quem realmente era aquele garoto, ela se surpreende ao reconhece-lo durante uma terapia de grupo, do qual Bea começou a frequentar totalmente contra sua vontade (sim lembrei de ACEDE   ).

Os dois tem suas 'manias', enquanto Beck malha escondido dos pais, repete série de oito para tudo e se lava a cada contato físico, Bea é extremamente cuidadosa com as pessoas. Ela morre de medo de ferir alguém, evita o contato com tesouras, facas, e qualquer outro objeto pontiagudo. Se beliscar e vigiar o casal que se consulta com a Dra Pat antes do horário dela, é o que a mantem calma e segura em alguns momentos.

Em meio as compulsões de seus colegas do grupo, os dois se acham bem 'normais', e pouco a pouco vão se apaixonando. O único problema é que Bea não é totalmente sincera nas terapias, ela não quer revelar o quão obsessiva costuma ser, ainda mais diante do garoto que ela gosta. Como ela irá explicar o que tem feito ultimamente na frente daquele que a considera uma garota normal diante aquele grupo de 'malucos'?


Juro que eu esperava muito mais uma história de amor do que de TOC, mas não foi bem isso que aconteceu. Porém ao concluir esta leitura, confesso que foi muito bom ler algo assim, diferente de qualquer outro romance que já li.

O livro é totalmente narrado em primeira pessoa, no ponto de vista de Bea, e isso me deixou meio saturada algumas vezes, pois no começo foi estranho estar na cabeça de alguém com esses tipos de transtornos. Ainda mais porque no começo não fica evidente como Bea passou a ser de uma menina normal a uma com TOC. O que se sabe a principio é que as terapias foram necessárias após levar um pé na bunda de seu namorado, e só no decorrer da leitura é que descobrimos por que de fato, tanto Bea como Beck, desenvolveram os transtornos.


Senti falta de algumas coisas no drama da Bea, achei os pais dela muito ausente na estória, e o comportamento de sua melhor amiga durante a apresentação de ballet, ficou meio que sem sentido para mim. No entanto o fato da autora ter uma explicação para o problema de Beck e Bea, foi o que fez a leitura ter valido tão a pena, pois como eu já disse o romance mesmo - no meu ponto de vista - ficou meio que em segundo plano.

No entanto a leitura foi muito aproveitosa para que eu conhecesse algo novo. Não tenho contato com nenhuma pessoa que possua TOC, então não fazia ideia de como tudo isso era complexo, e acredito que agora posso encarar de uma maneira bem diferente da maneira que encarava quando comecei a ler. Recomendo este livro para aqueles que estão cansados de protagonista perfeitas de mais, ou de romances muito melosos, mas recomendo principalmente para aqueles que querem conhecer melhor sobre o que se passa na cabeça de quem tem algum tipo de TOC.

NOTA: 


Corey Ann Haydu cresceu nas ruas de Boston, Massachusetts, onde desenvolveu um profundo amor por livros, queijo, ruas de paralelepípedos e Gilmore Girls. Atualmente mora em Nova York, onde arrumou novas paixões, como livrarias, os prédios do Brooklyn, escrever em cafés e queijos mais finos. Uma História de Amor e TOC é seu romance de estreia.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Aiiiii. Já podem me dar esse livro de presente. Amei esse post e quero ler. Só não sei o que fazer. To com duas trilogias e mais 2 livros individuais me olhando aqui no quarto! Como ler tudo logo! A faculdade ta consumindo todo o meu tempo! Bus

    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2015/05/bateu-vontade-destinos-exoticos.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais.
    Bom, eu não consegui concluir essa leitura, achei a narrativa arrastada e repetitiva demais, mas encontrar furos no enredo foi o que me fez desistir de seguir adiante.
    O livro aborda um assunto muito bom, mas não foi bem trabalhado e desenvolvido.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fiquei bem interessada no livro, a história parece ser bem interessante, apesar do romance ficar em segundo plano acho que eu vou gostar bastante de ler !

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Sempre amei a capa desse livro e tive muita vontade de ler... Uma pena que o romance em si tenha ficado pra segundo plano... Afinal, impossível não se envolver com um livro de Um romance bem construído né

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi to vedo muitas resenhas sobre o livro, desde seu lançamento eu já queria haha adorei sua resenha.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou muito animada para ler esse livro, mas eu vi uma outra resenha em que a menina disse que o livro era meio massante e como eu estou numa vibe meio desanimada para ler, prefiro deixar para depois. Odeio abandonar um livro. Adorei sua resenha, bem clara!

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, até agora.
    Desde seu lançamento fiquei bem interessada pois tenho um grau leve de TOC que chega a incomodar meus familiares, é bem ruim, ás vezes. Creio que esse é um livro que deve ser lido e poderia facilmente ser assunto para clubes de leitura e debatido em salas de aula. Eu, com certeza vou comprá-lo e devorar todas as páginas.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Eu quero esse livro, me da? #chora
    TOC é um tema bem sensivel pra quem conhece, espero que a autora tenha tratado direito esse tema.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais!
    Quando soube do lançamento desse livro fiquei super interessada,já que ele traria protagonistas com TOC, e eu gostaria muito de conhecer um pouco mais sobre o transtorno e as ações das pessoas. Gosto dessa mistura com o romance que a autora criou, pena que foi deixado um pouco de lado, mas acredito que eu não me decepcionaria com a leitura.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Já adorei a história pela sinopse e pela capa, ai você vem e faz essa resenha maravilhosa... Sério me apaixonei, ainda mais quando envolveu problemas, adoro história que os personagens tem problema kkkkkk

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!!! :3
    Cindy Souza, blog Literalmente Viciados
    http://literalmente-viciados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!