[Resenha] O Menino que lia Nuvens - #EditoraGaivota @EditoraBiruta

postado dia 06 maio 2015

Autor: Ricardo Viveiros
Ilustrador: Gonzalo Cárcamo
Editora: Gaivota
Ano: 2014
Páginas: 36
Gênero: Literatura Infantil



Sinopse: O menino que lia nuvens - No céu azul, nuvens brancas, o Sol, um elefante Um elefante? E tem mais! Uma bolade futebol! Conheça Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando as formas das nuvens. Mas eis que começa a ver algo além das formas, algo além de seu presente, e de tanto olhar para o céu acaba encontrando o que sempre procurou. E você, já deu uma olhada no céu hoje? (SKOOB)

Quem de vocês nunca olhou para as nuvens e se divertiu descobrindo um mundo novo lá no alto? Procurando figuras de animais, objetos ou até mesmo pessoas? Pois é, acho que todos nós já passamos por isso né? Pois bem, 'O Menino que lia Nuvens' fala exatamente sobre isso.

Nele conhecemos a história de Aldebaran, um menino que desde o nascimento muitos o consideravam estranhos por ser quieto e nunca fazer bagunça, ele gostava mesmo de olhar o teto ou as sombras, onde ele pudesse encontrar figuras para se distrair e não foi diferente quando ele cresceu.


A primeira vez que Aldebaran viu as nuvens ele se encantou e desde então passou a ser o seu passatempo favorito, olhar as nuvens e descobrir mundos diferentes nelas. Na escola ele era rejeitado por seus colegas, todos o achavam estranho, até um belo dia quando ele percebeu que as nuvens o diziam o que estava para acontecer, algo como uma premonição. A vida de Aldebaran mudou drasticamente então, ele passou a ser popular na escola e ter vários amigos.

Mas será que Aldebaran encontrou o que tanto procurava nas nuvens? Vocês vão descobrir se lerem (hahaha).

Não sei quanto a vocês, mas eu me identifiquei bastante com a história dele, principalmente com o fim. Afinal, quantas vezes nós olhamos para o céu em busca de alguma coisa? Alguma resposta talvez para nossos problemas ou até mesmo olhamos para o céu em busca de conforto? Eu pelo menos faço isso várias vezes, mas ao contrário de Aldebaran, prefiro olhar as estrelas, posso passar horas olhando ouvindo música e olhando as estrelas e a lua.


Darei cinco estrelas com certeza e meus sobrinhos lerão! hahaha

Nota:

Beijos, Pri!

Ricardo Viveiros nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mora em São Paulo desde 1976. Foi um menino feliz que brincava na rua, andava de bicicleta, jogava bola, subia em árvores, ouvia música, namorava e não perdia uma aula, porque aprender tudo sobre a vida era seu objetivo maior! Só havia uma coisa que ele gostava ainda mais do que ir à escola: histórias lidas nos livros ou ouvidas dos mais velhos. Por isso, talvez, Ricardo tenha escolhido ser jornalista e escritor. Embora, também, tenha sido ator, professor, diretor de museu, palestrante e produtor artístico. Trabalhou em jornais, revistas, rádios e TVs, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, escreveu 23 livros para adultos, sendo cinco de poesia. Durante toda a sua vida sempre participou de movimentos educacionais, culturais, por direitos humanos e de responsabilidade social, muitos deles voltados à infância e adolescência. Sempre inventa e conta histórias para os seus filhos, netos e os amiguinhos

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Eu sou de olhar o céu, o azul, as nuvens e as estrelas também... Sabe que no Egito e na Mesopotâmia, as pessoas procuravam saber do futuro olhando o céu... Eu não sei se isso é possível, mas sei que as vezes me encontro enquanto me perco nessas observações... Adorei o post, o livro... fiquei com vontade de ler!!!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri, que lindas as ilustrações desse livro!!
    Eu adorava ficar olhando as formas das nuvens quando eu era criança, mas nunca tive uma premonição (ainda bem! =P), era só imaginação mesmo. Coisas que a gente faz na infância e deveria retomar, né?

    Adorei o livro!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Apesar de livros infantis não serem meus favoritos, gostei da premissa desse livor e confesso que da minha cama dá pra ver o céu e até hoje eu fico olhando para as nuvens e vendo formas estranhas e divertidas. O lado ruim da minha janela é que quando a lua tá cheia, tenho que fechar, pois parece que a luz tá acesa e eu não consigo dormir HHAHAHA. A diagramação do livro parece linda, já quero pra ontem na minha estante.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláá!

    MEUDEUS que fofura *-*
    Eu sou apaixonada por livros infantis e pela pureza dessas histórias *-*
    Adorei o enredo e sua resenha trouxe os elementos da beleza da história, até hojequando eu estou em onibus fico olhando para nuvens imaginando histórias *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oieee...
    Achei o livro super fofo, e as ilustrações lindas.
    Não faz muito meu gênero de leitura mas seria algo que compraria para minha sobrinha. Adorei sua resenha!.
    Beijos

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, Pri!
    Eu amo ver desenhos nas nuvens e amo livros infantis. ♥
    Já quero!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que livro fofo! Achei as ilustrações lindas!
    E mesmo não sendo meu gênero literário favorito, daria uma chance para esse livro!
    Adorei, ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Que louco isso das nuvens mostrarem para ele o que vai acontecer! Claro que eu já tive o hábito de olhar para elas procurando formas, mas nunca me contaram nada não! Rs... o livro está lindo, fiquei com vontade de ler!

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!