Titulo Original: O Despertar - Filhos de Lilith
Autor: Elaine Velasco
Série: Livro #01
Editora: Madras
Selo: Madras Teen
Ano: 2015
Páginas: 160
Gênero: Literatura Fantástica
Comprar: Saraiva, Submarino
Sinopse: Alice não se lembra de seu passado, de quem era ou de onde veio. Fatos por ela desconhecidos sobre sua antiga família humana e sua ascendência a ligam diretamente a Lilith, a mãe dos súcubos e íncubos, senhora do inferno, esposa de Lúcifer e rainha das bruxas, tornando-a objeto de desejo de todas as criaturas da noite. Tudo que Alice sabe é que seu corpo anseia desesperadamente por sangue e prazer. E, para saciar-se, está disposta a tudo. É assim que Carol a encontra, no centro de São Paulo, e oferece-lhe abrigo, proteção e esclarecimentos. Entretanto, há também um antigo clã de vampiros interessados na garota, que não hesitará em tentar aliciá-la, usando como artifício o belo e sedutor João Eduardo. Batharyal, um notório anjo caído, rei dos ladrões, também possui seus próprios planos para a confusa Alice e entrará nessa disputa. Porém, uma estranha força a mantém ligada a seu criador, o excêntrico íncubo Alejandro, que conhecendo-a como ninguém, não hesitará em lançar mão de sua maior fraqueza: o amor por um humano… (SKOOB)

Esse ano de 2015 a Editora Madras ampliou seu trabalho de edição e decidiu abranger o publico mais jovem através dos novos selos: Madras Teen e Madras Hot. No selo Teen (da qual iniciamos parceria) a proposta da editora é trazer a tona a literatura fantástica através de novos autores Brasileiros. O que para mim foi uma novidade e tanto, visto que literatura fantástica é um dos meus gêneros favoritos, e apoiar o trabalho dos autores nacionais é algo da qual prezo muito.

Como já conhecia a escrita de Elaine Velasco, através do livro 'Limiar - Entre o Céu e o Inferno' (resenha aqui), quando recebi 'Filhos de Lilith - O Despertar' as minhas expectativas eram realmente grandes, pois nunca tive a oportunidade de ler outro livro da autora. Porém ao invés de anjos como em 'Limiar', este é um livro que se trata de Vampiros, Súcubos e Incúbus, que além de dar uma pegada mais sombria ao enredo, aborda cenas mais 'picantes', tipicas de livros hot. E confesso que quanto a isso, fui pega meio que desprevenida.

Nossa estória começa com o despertar de Alice, sua memória se encontra fragmentada, mas de forma peculiar ela vai recuperando momentos de seu passado, até que alguns fatos a faz se dar conta de que foi transformada em uma vampira. Recém-criada e disposta a saciar sua sede, Alice vai parar nos becos da Praça da Sé, em São Paulo, onde acaba conhecendo Carol, uma outra vampira que rapidamente se afeiçoa a Alice, lhe dando moradia e ensinamentos da vida noturna de uma vampira.

O curioso é que Carol não é a única a se aproximar de Alice cheia de 'boas intenções', outros personagens como Victor, João Eduardo, Batharyal e o seu próprio criador, Alejandro, tentarão se aproximar da garota no decorrer dessa estória.


Narrado em terceira pessoa, voltado para o ponto de vista de Alice, 'Filhos de Lilith - O Despertar' me pareceu meio confuso e sem propósito no inicio. Algo que é até compreensível pelo fato de eu não ter concluído a serie Limiar (que está paralelamente ligada a esta) e pelo fato de estarmos sendo guiados pela visão confusa e desmemoriada da protagonista. Por outro lado, o que me incomodou bastante foi a personalidade de Alice vampira, que se deixa guiar e influenciar facilmente por aqueles que entram em seu caminho. Senti falta da personagem debater seus sentidos e sua nova vida, ela simplesmente aceita tudo que lhe é falado, e se envolve rapidamente com praticamente todos os seres masculinos que surgem no decorrer da narrativa.

Já com Carol a coisa foi diferente, me diverti bastante com o linguajar da vampira, ela é uma personagem divertida e direta, mesmo me passando a impressão de lá no fundo estar escondendo o jogo. Mas como o livro é curto e a narração meio corrida, não sei se esconder alguns fatos são coisas que rondam a maioria desses personagens, ou se realmente faltou tempo para conhece-los melhor. Em todo caso, a autora buscou dar suas próprias características a esses seres mitológicos, como por exemplo o compartilhamento de memórias através de toques, e a saciação da sede de sangue quando substituída pelo ato sexual com humanos.


No geral, quando cheguei ao final da trama algumas coisas já faziam bem mais sentido do que antes, e finalizei a leitura realmente interessada em saber o que acontecerá nos próximos volumes da série, principalmente porque foi um final e tanto, do tipo que eu não esperava.

Para aqueles que não sabem, Alice estava presente na série Limiar, e nesta nova série ficou evidente que a garota é uma peça importante na guerra entre anjos e demônios que está prestes a acontecer. E por se tratar de um livro de introdução me pareceu compreensível esse misto de opiniões que me aconteceu entre o começo e o fim do enredo. Porém acredito que Elaine poderia ter explorado melhor os acontecimentos e personagens dessa nova obra.

Ao meu ver este livro é como se fosse o lado obscuro da série Limiar. Então pelo próprio título é de se esperar que coisas como ceitas e seres das trevas façam parte do contexto, o que de certa forma acaba entrando em conflito com algumas de minhas crenças. Se pra você isso não for um problema, eu super recomendo a leitura, principalmente porque a estória é boa e promete fortes emoções nos próximos livros. Mas caso você não aprecie o mito que envolve vampiros e criaturas do tipo, é melhor ficar de fora dessa.

NOTA:

Elaine Velasco nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Itapeva, em junho de 1981. Formada em Matemática, com especialização em Gestão e Supervisão de Ensino, lecionou por uma década em escolas públicas, particulares e também em Instituições de Ensino Superior. Atualmente, dedica-se integralmente à Literatura, além de escrever, trabalha na área de editoração na Madras Editora.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Olá!

    O EC&M tambpem tem parceria com essa editora, mas ainda não recebi esse livro :(
    Acho que a relação com a história é de amor e ódio né?
    As resenhas são sempre extremas, estou curiosa sobre a leitura pra justamente ter minha propria opinião.
    Mesmo que curte, reclama dessa falta de foco da autora :(

    Espero que o meu não demore muito :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais, tudo bem?
    O bacana de ler resenhas é ver como as opiniões divergem e nos mostram um outro lado de uma mesma história.
    Já li algumas resenhas desse livro ressaltando muitos pontos positivos, mas sua opinião
    foi mais abrangente.
    Gosto de literatura fantástica, guerra entre anjos e demônios e tal, mas esse enredo ainda não despertou meu interesse.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Olá. :3
    Bom, eu ainda não li a série Limiar, então acho que faz um pouco de sentido eu ter ficado extremamente perdida na estória! Hahah. Eu sou apaixonada por livros sobre anjos e demônios, mas vampiros nunca foram do meu interesse. Talvez um dia eu dê uma chance à essa obra, mas é algo que acontecerá só depois de eu ter lido todos da minha lista. Hasuhsa. Adorei a sua resenha e o modo como foi sincera sobre cada ponto do livro. ♥

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  4. Não li limiar, mas quero ler e tirar minhas conclusões, tenho algumas crenças também, porém estou curiosa pela leitura,
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi oi!
    Bom saber que tem a ver com a série Limiar, pois ainda não li e imagino que ficaria bem confusa lendo esse livro.
    Vou procurar a série para ler e depois comprar Filhos de Lilith, que é um livro que já está na minha wishlist.
    Espero gostar e não ficar muito enrolada na leitura hahahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não escolhi esse livro para resenhar por achar um pouco clichê. Não sei se leria ele, já li outras resenhas e as opiniões são diversas. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá! que linda a tua resenha! ficou perfeita! eu ainda estou evitando livros com vampiros. srsr. Nada contra, mas não li só isso. Quem sabe um dia!
    Um abraço pra ti.

    Bjus!
    Vanessa Vieira

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais!
    Adorei essa proposta do Editora Madras, acho muito legal valorizar a literatura de autoria brasileira e eu sou fã de literatura fantástica! Adoro histórias com criaturas mitológicas fantásticas como os vampiros, e já me apaixonei pela capa! Adorei!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thais!
    Fotos lindas, resenha maravilhosa! Foi maravilhosa porque você foi sincera. Como você bem disse, quem não curte esse tipo de mitologia provavelmente não deverá gostar... Eu estou nesse grupo. Não sei se arrisco a leitura...
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sinceramente não curto livros dessa temática e esse não é um livro que chama minha atenção =[
    Ainda assim, achei sua resenha ótima e bem sincera!
    Como você mesma disse, para quem não aprecia o mito de vampiros e afins é melhor ficar de fora... Então essa eu passo.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou com o livro aqui, e estou mega curiosa para ler, com toda certeza será um dos próximos. Fiquei super animada hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Hey, tudo bem?

    Eu tenho uma certa curiosidade com esse livro, mas não sabia que faz um paralelo com essa outra série da autora e como não a li ainda fiquei com um pouco de dúvida, mas como eu gosto bastante dessa temática de vampiros acho que vou arriscar a leitura sim.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  13. Oieee
    Eu adorei sua resenha... Solicitei esse livro para resenhar e até agora não chegou :(
    Quero muito ler... to super curiosa pela história.
    Parabéns..
    Beijos

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thais! Como não curto o gênero, não me interessei. Se eu fosse levar em consideração sua resenha, também não me animaria a ler, por aspectos pessoais (os mesmos conflitos que vc) e literários (não gosto de histórias corridas e/ou mal desenvolvidas). Que pena que pra vc o livro não funcionou legal.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!