Titulo Original: Jero Carapálida y el Guardián de las Cosas Perdidas
Autor: Irene Vasco
Ilustrador: Juana Medina
Tradutor: Janaína de Azevedo Baladão
Editora: Edelbra
Ano: 2015
Páginas: 72
Gênero: Ficção Infanto-juvenil Colombiana
Comprar: Saraiva, Cultura, Travessa
Sinopse: Jerô Cara-Pálida - No livro, a autora descreve situações divertidas vividas por um menino de nove anos, seus irmãos, sua mãe, pai e padrasto. Jerô Cara-pálida tem uma família como qualquer outra, mas uma visão bastante peculiar sobre os fatos e talento para contar histórias impressionantes. Jerô narra as travessuras de seu irmão menor, que costuma guardar seus “tesouros” na bolsa da mãe. É a história do cotidiano de uma família, que transcorre com muitas surpresas. (SKOOB)
Jerônimo, ou melhor, Jerô, é um menino de nove anos que tem uma família que se parece com todas as outras: uma família meio louca. Ele moram com sua irmã Luna, da qual a apelidou de lunática, sua mãe, seu irmão Juan e seu padrasto. Tudo estaria bem se não fosse pela mania de guardião de Juan, que não pode ver nada ao seu alcance que vai logo dando um jeito de guardar na bolsa de mamãe. Por causa disso eles já se meteram em poucas e boas, o que de certa forma acaba sobrando para Jerô, que no futuro pretende se encarregar da educação do irmão mais novo.
'Jerô Cara-Pálida e o Guardião das Coisas Perdidas' é uma curiosa e divertida estória infantil, nela o menino Jerô se vê diante de situações semelhantes a que vivemos no nosso dia a dia com a família, e assim como nós, acha que tais coisas só acontecem na família dele. E o engraçado é ver como que lá no fundo toda família se parece um pouquinho.
Nesta pequena estória de Irene Vasco, a narração flui com facilidade, enquanto as ilustrações de Juana Medina, são introduzidas com total harmonia ao texto, o que para aqueles que estão começando a ler agora, seja uma ótima pedida.
No geral o livro é bem envolvente, é impossível o leitor não se identificar com uma ou outra característica da família de Jerô. Além do mais o fato de Jerô ser uma criança inteligente e curiosa, nos garante mais aventuras pelas próximas obras da série. O garoto tem uma imaginação forte e ainda é aspirante a cientista, algo que me proporcionou boas risadas nas ultimas três páginas, onde ele decide nos mostrar como seria o animal de estimação dos seus sonhos.
Super recomendo para as crianças que estão trocando os livros ilustrados por livros com mais escrita. Esse é o tipo de livro que deve ser lido para as crianças que estão aprendendo lidar com os mais diversos tipos de situações em família, como por exemplo a chegada de um irmãozinho novo, uma separação entre mãe e pai ou a conturbada fase de transição de um irmão/irmã mais velha. Indico para professores e educadores que fazem algum tipo de trabalho literário com criança e até mesmo para os pais que gostam de ler para seus filhos. Este meu exemplar estará sendo enviado para a Ana, que está fazendo um estagio em literatura com um grupo de crianças.
NOTA:

Irene Vasco é autora colombiana que ao longo de 20 anos escreve para crianças e jovens. É promotora do programa La Imprenta Manual, que tem como finalidade a formação de produtores de textos. Foi fundadora e diretora da Librería Espantapájaros, em Bogotá.
kkkkkkkkkkkkkkk adorei o apelido da Luna, gente! Bem coisa de irmão mesmo!
ResponderExcluirA ilustração do livro é linda e o enredo fofo, realmente quando somos criança, atividades simples parecem um universo de desafios.
http://www.poesianaalma.com.br/
Oii flor!
ResponderExcluirQue livro fofo e divertindo, quando minha irmã aprender a ler quero que ela leia esse livro haha, as ilustrações são bem bonitas <3 Adorei a resenha!
Beijos
www.doceliterario.com
Amoooo livro infantil! hahaha Claro que hoje em dia tenho bem poucos, mas acho maravilhoso o mundo criado na literatura infantil, sempre me divirto muito! Vou ser titia logo logo e já falei que vou encher minha sobrinha de livros, já tenho uma ótima opção agora! rsrs
ResponderExcluirAbaços,
Duda- www.mylittlewonderland.com.br
Ola tudo bem?
ResponderExcluirAchei bem legal o livro, eu amo ler livros infantis para me recuperar de ressacas literárias.
http://literaturaparaosaber.blogspot.com
Beijos.
Oi!
ResponderExcluirLivros infantis são ótimos para passar o tempo e ainda adquirir um conhecimento ou até mesmo das boas risadas. E esse livro parece nos proporcionar tudo isso e mais um pouco.
Adorei o nome dos personagens e os apelidos, haha!
Certamente um livro para ler naquele dia onde a ressaca literária acordou a todo vapor.
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-agencia-de-investigacoes.html
OMG! Que gracinha de livro!
ResponderExcluirAmei, já vou comprar para meu sobrinho, ele ama ler e ainda pedi,.. Tia vamos na livraria? Rsrs
Bjus
Oláá
ResponderExcluirSua resenha está encantadora e suas fotinhos ficaram muito bem tiradas, li o livro recentemente e é realmente muito engraçadinho e gostoso de ler, além de rápido, gostei muito da premissa e de como a autora apresenta tudo, sem contar as ilustrações, não é mesmo?
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
O livro parece ser encantador mesmo. Com um enredo que, aparentemente, é simples, mas que para as crianças por trazer horas de humor e aventuras.
ResponderExcluirEu sou uma apaixonada por ilustrações, então são elas que mais me prendem a livros infantis.
Beijos!
Que livro fofo!!! Literatura infantil é muito amor! Lunática! haha
ResponderExcluirE essas ilustrações são lindas!!
Adorei a resenha!
Beijos
www.notavelleitura.blogspot.com
Bem legal. Escrever para crianças é um baita desafio e aprecio quem o faz com perfeição.
ResponderExcluirEu tenho vários livros infantis em casa e agora você me deu uma ideia... Eu acho que vou buscar algum projeto de literatura em escolas de ensino básico e doar os meus antigos livros infantis.
Oi oiii!
ResponderExcluirEu sou suspeita pra falar porque adoro livros infantis, são sempre tão legais e fofos hahahaha Além disso, tenho um irmão pequeno e um primo também pequeno que estão nessa fase de ler e que acho que vão adorar as estórias de Jerô, deixei a dica anotada!
Beijão!
Oiii!!
ResponderExcluirNossa, que ilustrações fofas e coloridas!! Eu adoro livros infantis, sempre fico folheando eles nas livrarias, querendo ser criança de novo e pelo que você contou na resenha, deve ser uma história muito gostosinha de ler e é um ótimo presente para os filhos das amigas!!
Beijos
LuMartinho
Amei o livro! Foi feito de uma maneira muito inteligente, as ilustrações ficaram encantadoras e a proposta da historia é perfeita! Poderia usa-lo na escola, os alunos teriam uma leitura prazerosa e poderiam refletir sobre as proezas e desventuras do personagem fazendo inferências sobre suas próprias vidas.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirAdorei essa dica de livro como meu filhote ta começando a ler agora estou em busca de alguns livros pra ele. As ilustrações achei linda tbm como é um livro que fala sobre família deve ter um ensinamento bem legal para as crianças. Com certeza vou anotar a dica aqui pro filhote bjs
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Oi Thais, tudo bem? Esses livros infantis são muito amor <3 Adorei o Jerô e realmente, cada família é um pouco louca... e é ótimo para introduzir as relações familiares aos mais novos. Adorei as ilustrações, são ótimas e sério, eu queria ter um cachorro com botão liga-desliga, só assim para o meu cachorro não ficar latindo desesperadamente quando estou dormindo... rsrs.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Adoro indicações desse gênero, aí posso mostrá-los a minha irmã. :3
ResponderExcluirNunca li, nem havia ouvido falar. Mas vou procurar, parece ótimo para quem está entrando no mundo da leitura.
Beijos!
www.bonitapordentro.com