Título Original: Stone Heart
Autor: Charlie Fletcher
Editora: Geração Editorial
Série: Coração de Pedra - Livro 1
Ano: 2007
Páginas: 464
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Comprar: Saraiva, Submarino
Sinopse: O romance ''Coração de Pedra'', do inglês Charlie Fletcher, publicado pela Geração-Ediouro, conta a fascinante história de uma guerra entre estátuas mitológicas e estátuas de seres humanos em Londres. O início de tudo foi um soco de um adolescente, George Chapman, decepando a cabeça de um dragão de pedra do pórtico do Museu de História Natural. Ele é perseguido por um Pterodáctilo, réptil de dentes afiados e pontudos, que se soltou da fachada do museu e o olhava fixamente com ódio e fome. George é salvo pela estátua do Artilheiro do Memorial de Guerra. Somente o jovem enxerga as estátuas em movimento. Para reparar o estrago que aprontou, ele tem de colocar a cabeça do dragão no Coração de Pedra, mas George não sabe onde encontrá-la. Na busca, conta com a ajuda de Edie, uma menina bem decidida. Com linguagem ágil e fácil, a história tem ritmo eletrizante, mas ao mesmo tempo diverte. (SKOOB)
A série 'Coração de Pedra' é uma trilogia tendo como primeiro livro 'Coração de Pedra', o segundo é 'Mão de Ferro', lançado também pela Geração Editorial no ano passado e o terceiro ainda não tem previsão de lançamento, mas o título original da obra é 'Silver Tongue'.
A história se passa em Londres o que já é um fato que me agrada, pois sou apaixonada pela cidade (hahaha), no entanto descobrimos que existe uma Londres totalmente diferente da que todos estamos acostumados. George, um menino de 12 anos está em um museu da cidade numa excursão escolar e é repreendido pelo professor que o deixa de castigo. Irritado pelo acontecimento George deixa o museu e desconta sua fúria em uma das gárgulas quebrando a cabeça dela.
É ai que a vida de George vira de cabeça para baixo e a história realmente começa. Ele começa a ser perseguido por um Pterodátilo de pedra após quebrar a cabeça da gárgula, ele foge pelas ruas de Londres até perceber que ninguém além dele próprio pode ver a estátua o perseguindo. Quando George já está sem forças para continuar correndo ele encontra uma outra estátua, dessa vez de um Artilheiro que também ganha vida e o salva do Pterodátilo.
Descobrimos então que todas as estátuas de Londres ganham vida e apenas pessoas específicas podem vê-los, como George e Edie (comentarei dela mais tarde). O Artilheiro explica que existem uma rixa entre as estátuas da cidade, os Cuspidos, que são réplicas dos seres humanos, e os Estigmas, que são as estátuas de animais e gárgulas. Basicamente Cúspidos são bons e Estigmas são maus.
Agora vamos falar de Edie, a menina também tem 12 anos assim como George, mas ela é um tanto arrogante quando a conhecemos, mas descobrimos o porque disso ao desenrolar da história. Ela é uma fagulha, e fagulhas nunca trazem nada de bom segundo as estátuas que preferem sempre manter a distancia da menina, mas o que realmente é uma fagulha? Bem, ela pode ver o passado que ocorreu com cada estátua e trazer a tona todos os sentimentos ruins dos acontecimentos.
"Do mesmo jeito que a esperança aumenta a felicidade, o medo agrava a calamidade."
Agora vamos falar de Edie, a menina também tem 12 anos assim como George, mas ela é um tanto arrogante quando a conhecemos, mas descobrimos o porque disso ao desenrolar da história. Ela é uma fagulha, e fagulhas nunca trazem nada de bom segundo as estátuas que preferem sempre manter a distancia da menina, mas o que realmente é uma fagulha? Bem, ela pode ver o passado que ocorreu com cada estátua e trazer a tona todos os sentimentos ruins dos acontecimentos.
"- Às vezes tudo o que se pode fazer é tentar. Mas enquanto se tenta, não se desiste, e isso é a metade do caminho."
A narração em terceira pessoa é leve e gostosa, mas as vezes nos faz dar uma viajada e as vezes nos prende a ponto de querer devorar todas as páginas em um único minuto. A Capa do livro é apaixonante (haha) nunca vi uma capa com esses detalhes que encontrei nessa, as partes de pedra e Gárgula no desenho da capa são ásperos como se estivéssemos realmente tocando algo de pedra.
Eu super recomendo a leitura, eu acabei demorado um pouco para ler porque tive de passar outras mais urgentes na frente, mas não é uma leitura lenta, mesmo contendo partes onde a gente damos uma dispersada.
Nota:

Beijos, Pri!
Charles "Charlie" Fletcher estudou Literatura Inglesa na Universidade de St. Andrews, na Escócia, e formou-se como roteirista na Universidade de Cinema e Televisão da Califórnia do Sul, em Los Angeles. Foi roteirista de cinema e televisão antes de começar a escrever a trilogia Coração de Pedra, sua primeira saga para jovens. Hoje, ele mora e escreve em Edimburgo, Escócia, com a mulher Domenica, seus dois filhos Jack e Ariadne e um cão terrier.
Ola! Tudo bem?
ResponderExcluirTenho vontade de ler esse livro. Parece un livro interesante.
Gostei muito da sua resenha.
Boas leituras! :-)
http://abracalibro.blogspot.com.es
Parece bem interessante esse livro.
ResponderExcluirVou por na minha lista de leituras!
Ótima resenha! s2
Continue assim.
Curte a page:
https://www.facebook.com/NoobStore
segue:
https://twitter.com/NoobsBlog
e confere o blog:
http://noobse.blogspot.com.br/
Tkz!
Olá!
ResponderExcluirConfesso que achei a capa muito trabalhada mas não bonita então eu meio que pularia a leitura. Maaaas a resenha me mostrou um enredo bem diferente do que eu imaginava e eu gostei bastante disso!
Achei legal essa rivalidade de estatuas e o fato da menina ser uma fagulha.
Vou tentar ler ;)
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
O livro não faz muito o meu tipo, mas achei a resenha ótima!
ResponderExcluirA capa do livro é linda, muito bem feita! As duas quotes também são incríveis.
Beijos
Carol
www.sobrevicioselivros.com
Oi Pri! Eu também sou apaixonada por Londres e adoro ler histórias que se passam ali! Me apaixonei de cara pela capa desse livro e, quando li a resenha, já entrei no site do Submarino pra procurar um exemplar pra mim! hahaha
ResponderExcluiradoro histórias que exploram o lado B das cidades, o que acontece ao cair da noite, quando a magia está solta no ar!
Estou animadíssima para ler esse livro, muito obrigada pela dica, Pri!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Olá!
ResponderExcluirAchei a capa bem feinha, para falar a verdade. Mas você citou que é bem trabalhada, então vale a pena! Fiquei curiosa e queria tocá-la hahaha.
A sinopse desse livro não me chamaria a atenção, se eu não tivesse lido sua resenha. Você conseguiu me deixar curiosa em relação a leitura, e já estou anotando a dica aqui!
Assim que puder, irei ler!
Ótima resenha!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Achei bem curiosa a história do livro, apesar de não fazer muito meu estilo é sempre bom sair da zona de conforto e ler algo diferente.
ResponderExcluirEntrou para minha lista de leitura!
Bjs, Beank.
OI, como vai?
ResponderExcluirAdoroooo infantojuvenis e adorei conhecer melhor Coração de Pedra!
Já tinha visto a capa do livro por aí mas não sabia sobre a história e já estou mega curiosa para me aventurar por Londres!
Espero poder comprar em breve e descobrir melhor sobre essas estátuas...
Beijão!
Oi Pri! Adoro Londres e histórias de livros situados lá. A premissa dessa é bem interessante e até bastante original. Que bom que tu gostou da história! Espero que tanto o segundo livro quanto o terceiro também sejam boas leituras!
ResponderExcluirBeijos,
http://www.entreleitores.com/
Olá Pri,
ResponderExcluirQuando eu vi a capa do livro eu pensei: "Que capa linda, eu quero", mas infelizmente a sinopse me deu uma desanimada, apesar de ficar animada com a sua resenha kkkk, preciso pesquisar um pouco mais para ter certeza do que acho dele.
Beijos
http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/