Titulo Original: Allegiant
Autor: Veronica Roth
Série: Divergente - Livro 3
Gênero: Distopia
Edição: 2014
Editora: Rocco
Paginas: 526
A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times. (SKOOB)Aviso: Antes de começar a ler o resumo da história desse livro que eu farei, leia Insurgente, pois o inicio dessa história é um spoiler de Insurgente!
Convergente é o volume final da trilogia de 'Divergente'. Em 'Insurgente' Tris descobre que há vida fora da cidade que ela conhece, e que na verdade a cidade aonde cresceu nada mais é que um experimento do governo Americano.
Sob o julgo de Evelyn, que destruiu o sistema de facções, mas continuar governando com o mesmo autoritarismo dos governantes das facções, a população começa a sentir-se insatisfeita. É assim que Tris é contatada pelo grupo denominado Leias, que tem como objetivo derrubar o governo de Evelyn e restaura o sistema de facções.
Juntamente com esse grupo, Tris e Quatro se organizam em uma "excursão" para fora dos limites das cercas. Fora da cidade, eles encontram as verdadeiras pessoas responsáveis pela cidade ondem viviam. E são essas pessoas que contam toda a verdade para Tris e Quatro. Verdades como: A mãe da Tris era uma pessoa fora do sistema, que foi "colocada" lá dentro para ajudar os governantes a controlar as facções, que os chamados 'Divergentes' são as pessoas com o DNA normal, sem alterações genéticas, entre outras coisas.
Com o tempo Tris acaba descobrindo outros segredos dos governantes, enquanto assisti em uma das salas do lugar aonde está, a vida na sua cidade seguir em frente através de câmeras - tipo um BBB. O mais importante, é que Tris percebe que os governantes não querem o melhor para as pessoas de sua cidade, e então ela fica dividida entre manter o povo da sua cidade sobre o domínio autoritário de Evelyn ou permitir que as pessoas fora da cerca façam o que quiser com os conhecidos de Tris.
Por ser o ultimo volume da trilogia, que foi minha queridinha do ano passado, confesso que estava com as expectativas lá nas alturas, e creio ser por isso que me decepcionei bastante.
O livro tem muita ação, tem boas doses de romance e tem segredos e descobertas fascinantes, que acabam por prender o leitor. A escrita da autora continua dinâmica e envolvente.
Maaaaaaaas eu acabei me perdendo dos personagens, eu achei que eles se modificaram muito, e eu não conseguia me envolver e gostar tanto deles igual aconteceu nos dois primeiros livros. Eu sei que as personagens precisam mudar, evoluir e essas coias mas acho que a Veronica se perdeu no meio do caminho e a mudança não foi assim tão bem feita :(
E o que foi a cereja do bolo no quesito decepção foi o final desse livro. Não, não estou falando da SPOILER ON -
Enfim, curti bastante a Trilogia, mas acho que o final deixou a desejar ...
NOTA:

Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de DIVERGENTE.Veronica afirma que escreve desde a altura em que se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia DIVERGENTE se iniciou! Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de DIVERGENTE, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.
Beijos, Anna (:
Estou lendo Convergente, e sinceramente, esperava bem mais do livro, para mim esses acontecimentos estão sendo muito monótonos em relação aos livros anteriores, assim como você, está me decepcionando bastante.
ResponderExcluirBeijo,
http://pactoliterario.blogspot.com.br/
Oi Anna, tudo bem? Gostei da sua resenha e concordo com todos os pontos que você citou, mas acredito que a sua resenha esteja com spoiler não só de Insurgente, mas também do próprio Convergente e muita gente que vai ler essa resenha pode não ter lido ainda o livro, e é chato ler uma resenha cheia de spoiler.
ResponderExcluirEnfim, eu não gostei muito do livro e fiquei super decepcionada. Não gostei da visão do Quatro, destruiu toda a imagem que eu tinha dele nos outros livros, e detestei a explicação sobre o que de verdade seriam os divergentes. Acho que a Veronica Roth destruiu todo o universo que ela construiu nos outros dois livros. Também não gosto de como o spoiler aconteceu, achei simplesmente nada a ver.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Eu concordo contigo, a história foi maravilhosa mas eu acredito que o final poderia sim ter sido melhor, até pra fazer jus a série que foi incrível. Mesmo assim, a trilogia continua sendo uma das minhas favoritas! ♥
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirDivergente é minha distopia favorita e Convergente é o meu segundo favorito da série, apesar de também ter notado essa diferença nos personagens, gostei bastante. O que não me agradou foi ver o sofrimento do Quatro..
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Também me decepcionei com o último livro. Primeiro porque achei que a autora não conseguiu diferenciar os personagens de maneira satisfatória durante os capítulos. Se não houvesse uma indicação não saberia de quem era qual capítulo. Eu gostei da coragem que ela teve ao final do livro, mas não da forma que aconteceu. Uma pena pois Divergente e Insurgente são excelentes!
ResponderExcluirBeijos
Porão da Liesel
Oi Anna!
ResponderExcluirConfesso que não sou muito fã dessa série. Assisti aos dois filmes, mas acho que não teria paciência para ler os livros.
Não sabia que a Veronica Roth era tão jovem, que legal!!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Olá.
ResponderExcluirAdoro essa série, embora o ultimo livro tenha me decepcionado um pouco também. Senti o mesmo que você quando aos personagens, e acho que a morte da Tris podia ser bem mais elaborada e trágica, já que a série é rica em ação.
Vamos ver o que eles farão com a adaptação para os cinemas, já mudaram Insurgente, quem sabe não melhoram Convergente né?! hahaha
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Olá.
ResponderExcluirAdoro essa série, embora o ultimo livro tenha me decepcionado um pouco também. Senti o mesmo que você quando aos personagens, e acho que a morte da Tris podia ser bem mais elaborada e trágica, já que a série é rica em ação.
Vamos ver o que eles farão com a adaptação para os cinemas, já mudaram Insurgente, quem sabe não melhoram Convergente né?! hahaha
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Olá,
ResponderExcluirEu amo essa série e super entendo quando as pessoas falam que ficaram mega desapontadas com o final desse, mas eu realmente não fiquei, achei muito rico em ações e acho que a morte da Tris não podia ser mais elaborada ou diferente, tipo, ela passou por tudo, conseguiu vencer os desafios impostos, mas ela não podia ter morrido por causa deles, ela já tinha os superados.
Beijos
http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirMais uma vez sou obrigada a passar reto na resenha, pois ainda não li Divergente e pretendo iniciar a leitura em breve :(
Assim que eu ler, venho aqui conferir sua resenha! Estou curiosa xD
Beijos!
www.livrosdajess.com
Olá,
ResponderExcluiracabei de ler Convergente e também já postei a resenha no meu blog aheuahuea.
Tive praticamente as mesmas impressões que você. Principalmente sobre o final, porque também fiquei decepcionada, não por Tris ter morrido, mas pelo motivo de sua morte.
Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Ainda nao li nenhum livro dessa série, acredita? Por causa disso, ainda n tive coragem nem de ver o filme. Hehehehe. Mas espero iniciar em breve. Tenho tanta leitura pendente... :/ http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2015/05/reflexao-maldade-oracao.html
ResponderExcluir