Um Vicio Chamado Fanfic

postado dia 21 abril 2015


Hello People, hoje eu vim falar com vocês sobre um assunto que é uma velhaaaaaaaaaaaa paixão, mas mesmo assim continua fortemente em minha vida. Siiiiiiiim o assunto de hoje é Fanfics. E sim, eu finalmente criei vergonha na cara, pois desde o ano passado eu esta falando em criar esse post (hahhaha).

O que é Fanfic?

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada de fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. (Wikipédia)

Como eu descobri/passei a ler fanfics?

Em meados de 2008 e inicio de 2009, navegando pelas comunidades do orkut (siiiiim, sou da época do orkut e morro de saudades - hahahah) eu descobri um tópico onde uma menina escrevia uma história que se passava alguns anos depois do final da novela 'A Usurpadora'. Apaixonada como era pela novela logo me encantei e comecei a acompanhar a história. Algum tempo depois achei uma história mais ou menos parecida com essa mas era sobre a novela 'Lalola', e eu logicamente acompanhei também.

Mais tarde em 2009 ainda, surgiram as primeiras fanfics sobre 'Crepúsculo' e foi ai que o vicio se tornou enorme, e eu passei a dedicar horas da minha vida a ler fanfics de 'Crepúsculo'. E posteriormente até mesmo arriscar a escrever algumas histórias.



Aonde ler fanfics?

Quando eu comecei a ler fanfics, eu só sabia do orkut, mas com o tempo esse mercado cresceu bastante, e hoje já existem centenas de site especializados nesse tipo de entretenimento. Assim como existem histórias sobre tudo... banda, artistas, seriados, filmes, Tv, livros, enfim ... TUDO!

Os dois sites que eu mais utilizo hoje em dia são: FanFiction.Net e Nyah! Fanfiction.



Siiiiim, eu prefiro ler no Fanfiction.net (hahahha).

O que é um Ship?

Normalmente esse termo é usado para indicar que os fãs torcem para que um determinado casal fique junto, ou para indicar que a história será centrada naquele casal. Por exemplo: Edward X Bella | Hermione X Ronny

Além de casais comuns, pode haver ship de casais que não formaram casais nas histórias originais.Como por exemplo: Bella X Jasper | Hermione X Harry 


Eu sou extremamente viciada em fanfics, durante o mês eu chego a ler entre 8 a 10 fanfics, se elas tiverem o máximo de capítulos entre 40 e 50. A ideia inicial desse post surgiu devido a vontade de fazer um post com algumas dicas de livros que surgiram através de fanfic (coisa que eu farei mais adiante, em outro post).

Como todas as fanfics que deram origem a livros foram retidas do ar por causa de direitos autorais e tal, eu resolvi colocar nesse post as fanfic que ainda estão no ar e que são minhas favoritas. Se você achou ou acha esse mundo interessante, de uma oportunidade a esse tipo de leitura e delicie-se nas minhas dicas, e souber de alguma fanfic boa me mande nos comentários, hahaha.

♥ Química Imoral - Jeu GuanaBeer
♥ A Dama e o Vagabundo - Jeu GuanaBeer
♥ Palavras com Amigos - Nolebucgrl (traduzida por Pervas Place)
♥ Parachute - KitsuShel (Traduzida por Pervas Place)
♥ BECAUSE OF A BOY - cutestkidsmom ( Traduzida por Ju Martinhao)


Momento vergonha na cara: Siiiim, eu sempre fui a leitora BBB, só olhava e raramente comentava, mas confesso que era assim por que sempre morria de vergonha. Pode parecer que não, mas eu sou uma pessoa extremamente timida. Maaaaaaaas não sejam assim, (hahaha) então vou deixar aqui minha conta no Nyah (onde tenho algumas histórias postadas) e também o link do meu perfil no wattpad, não tem nada postado lá, por enquanto, mas se quiserem me acompanhar por lá também ...


Tirando a primeira foto do post, todas as outras foram tiradas da pagina The Universe of Fics no Facebook.

Enfim, espero que vocês tenham gostado desse post, e aguarde que logo mais farei a segunda parte desse post que consiste em trazer para vocês uma lista com fanfics que viraram livros e muito de vocês não sabem (hhahahaha). 

E ai alguém aqui li/le fanfic? Já conheciam esse tipo de leitura? Contem-me tudo.

Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Ah amo! Escrevo fanfics há tempo, e leio muitas, as vezes deixo livros de lado para ler fanfics que são minha paixão!!
    http://blogsonhosdameianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Também sou da época do orkut e morro de saudades hahahaha. Minhas amigas adoram Fanfics e algumas até escrevem, porém nunca me interessei muito por ese universo, quem sabe depois desse seu post eu procure saber mais, não é?
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, já li muitas fics na minha vida hahaha mas agora tenho tanto livro pra ler que nao tenho nem tempo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!!! Você faz um post assim aqui e a Paola faz lá no Trocando o Disco hahaha Eu gosto de ler livros que já foram publicados porque quando tentei acompanhar uma fanfic, a pessoa parou de postar, e depois sumiu e eu fiquei traumatizada #falomesmo hahaha Mas eu adoro essa plataforma! Os fãs ficam felizes, os autores constroem a sua base de fãs, expõem os seus trabalhos hehe todo mundo sai ganhando! Adorei o post e a imagem com a cara da Blair haha beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu era uma completa viciadaaaa em fanfics no auge dos meus 14 anos hahaha Mas eram aquelas fanfics interativas, onde você colocava o seu nome, as suas características no personagem e eu super me sentia na história! Geralmente eram sobre McFly, eu lia no FanficAddiction! Ficava louca quando as meninas demoravam para postar mais um capítulo ~e elas demoravam MT~ hahahaha Hoje em dia, já tô com 22 e não acho mais tanta graça assim =[ Talvez porque não veja mais fanfics interativas hahahahaha!
    Acho que me falta paciência para ler em pc, então fico com meus livros mesmo <3
    Mas caso você escreva uma interativa, me avisa que eu quero ler pq né kkkkkkk
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Sou um mega leitor de fics, mas eu gosto mais daquelas que dão continuidade a algo que gostei muito mas acabou ou foi cancelado, como as fic de HP ou algumas de Teen Wolf que eu lia para passar o tempo enquanto as temporadas não eram lançadas. Nunca escrevi nada, mas leio muito pelo Archives Of Our Own, que é um site americano com um grande número de fanfisc de todos os temas possíveis, animes, livros, séries, filmes, tem até fics com ships de artistas famosos HAHAHA. Pena que lá só tem fic em inglês. Depois vou olhar algumas no Watt pra ver se vale a pena.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Tudo bem ?
    Ótimo tema para abordar . Aliás não leio muito fic , mais no wattpad tem bastante e leio alguns por lá .
    Já até pensei em escrever um kkkk sei lá desisti por achar meio bobo minha idéia , mas se eu chegar a escrever te aviso e peço sua opinião .
    Beijos


    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aaahh fanfics *.* eu sinto uma falta de ler/escrever hehehe
    Confesso que tive um momento da minha vida que fui viciada em ler fanfics, até me aventurei em escrever uma \o/ kkkkkk mas atualmente parei com esse vício faz exatamente 4 anos '0'
    Adoro essas histórias, pois ao lê-las você se sente a vontade, aliás fica até com uma empolgação em poder ser uma autora o/ Quantas pessoas já não ficaram famosas e ricas escrevendo fanfics?
    Parabéns pela postagem!
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    Fanfics são velhas conhecidas minhas também. Acho que as primeiras que eu conheci foi em meados de 2009 e foi mais ou menos como você. Hoje em dia leio pouquíssimas e normalmente só no Fanfiction.net também. Antes o Nyah era recheado de ótimas histórias, mas atualmente são raras as que conseguem prender a minha atenção. Adorei o post, me fez lembrar da empolgação que isso proporcionava.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Ana eu tive minha fase de fanfic, tudo por conta de crepúsculo hahah
    Mas não era viciada como você não. Normalmente lia umas curtas, com essa ou outra cena que não tinham no livro (nem da pra contar as milhões de fanfics que li sobre a bendita lua de mel da Bella e Edward!), mas com o tempo fui deixando pra la.
    Eu ficava me sentindo presa aquele mundo, sem conseguir 'seguir em frente' sabe aahha então tenho preferido ficar revoltada com a história original, sem capítulos extras rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. O QUE É UM SHIP? HAHA
    AMEI!
    Sou viciada em fanfic até hoje, acho que leio até mais que livros. Temos esse amor em comum ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!