Titulo Original: Landline
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Edição: 1º
Páginas: 304
Gênero: Ficção Norte-Americana
Sinopse: GEORGIE MCCOOL sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano. Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças. Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo. Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer… Será que é isso mesmo o que ela deve fazer? Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido? (SKOOB)
'Ligações' foi o livro da Rainbow Rowell pelo qual eu tive mais dificuldade em mergulhar na leitura. Não sei se foi por causa do meu cansaço, pois estou trabalhando com a loja - de 12 horas pra mais - em uma exposição aqui da cidade, e quando chego só penso em banho, comida e cama. Ou se realmente esperar pelas primeiras noventa páginas para se afeiçoar com os personagens dessa estória é uma característica verídica desse livro.
Georgie Mccoll, nossa personagem principal, é uma mulher de família, casada e mãe de duas meninas muito fofas, deixou a tarefa de cuidar das crianças e da casa para seu marido, Neal. Georgie trabalha na TV, ela é roteirista de um seriado de comédia junto com seu melhor amigo da faculdade, Seth. Como esposa ela está sempre deixando um pouquinho a desejar por causa do seu sucedido trabalho na televisão, além do mais seu parceiro de escrita já foi motivo de outras desavenças entre o casal na época da faculdade. E acontece que agora, nas véspera do Natal - onde a família viajariam juntos para terra natal de Neal - Georgie recebe a proposta de escrever o seriado pelo qual sempre sonhou e batalhou para que acontecesse. Assim ela decide cancelar as férias da família, porém Neal decide ir para casa de sua mãe em Omaha, com as filhas e deixar Georgie para trás.
A intenção de Georgie era trabalhar nesses poucos dias até o Natal para entregar o roteiro do novo seriado a tempo, mas isso foi por água baixo com a partida de Neal. Ela sabe que seu casamento está em crise, e do quanto seu marido já abriu mão de sua vida para fazer dela uma mulher feliz e realizada. (E é exatamente nesse ponto do livro que a consciência de nossa protagonista começa a pesar, e ao mesmo tempo nos abre espaço para conhecer um pouquinho mais da história do casal através dos flashbaks de Georgie.) Isso a leva para um abismo profundo, ela não consegue trabalhar e nem tomar um banho decente, pois lhe faltam forças para encarar a casa - agora sombria - sem a presença do marido e das filhas. Neal também não atende suas ligações pelo celular, então na casa de sua mãe, Gergie pede autorização para usar seu antigo quarto de solteira e ligar do telefone fixo para o marido. Porém quando a ligação é finalmente atendida, quem se encontra do outro lado da linha não é exatamente seu marido, e sim o seu namorado, o Neal de 1998.
Rainbow Rowell é realmente uma autora incrível, ela juntou drama, romance e comédia em um único enredo e decidiu incrementá-lo com uma viagem ao tempo, mas não do tipo que estamos acostumados a ler por aí, ela usou um telefone mágico para que essa voltinha ao passado acontecesse, e eu achei isso mega original. Além do mais isso levou nossa personagem a tomar certas atitudes em seu presente para que pudesse 'salvar' seu futuro, e de certa forma fez com que eu refletisse na minha própria vida amorosa, pois para quem já vive um relacionamento que vem de longas datas, esse acaba sendo um drama do qual é possível se identificar bastante.
O único problema - na verdade não sei se posso julgar como um problema - é que como eu mencionei no inicio da resenha, os personagens não me convenceram logo de cara, e até meados da página noventa, era como se tudo estivesse demorando muito para acontecer. Confesso que eu fiquei meio frustrada, mas como eu não desisto de um livro - ainda mais de uma autora favorita - tão fácil assim, descobri o quão impossível é largar de 'Ligações'. Realmente a estória começa acontecer depois que o telefone mágico entra em cena, e eu fiquei radiante ao ver que Rainbow Rowell - a autora que eu tanto amo - nunca escreveu nada ruim, nem mesmo se tratando de um dos seus primeiros livros.
Assim como nos seus demais romances, esses personagens são memoráveis! A garota - como já virou característica da escrita de Rainbow - é divertida e me arrancou boas risadas em meio a trama. O mocinho é apaixonante, o tipo de homem que não é comum encontrar fora dos livros, e eu como uma romântica incurável já estou fazendo meu protótipo do homem ideal, que na verdade se trata de uma mistura de Park, Levi, Lincoln e Neal ♥
Com certeza continuo a bater na tecla de que leria até mesmo a lista de super mercado da Rainbow, eu realmente me identifico com a escrita da autora e as referências que ela usa em suas histórias - que vão desde o maior sucesso dos tempos de hoje como as coisas mais clichês dos anos 80 e 90.
Eu não sei por qual livro você começou a ler as histórias da autora, mas te digo que se por um acaso o começo está sendo um pouquinho monótono, eu te recomendo calma, pois o conjunto da obra valerá cada paragrafo. Eu já li todos os livros da Rainbow publicados aqui no Brasil pela Editora Novo Século, e até hoje não encontrei algo que faça o meu amor pela escrita de Rainbow diminuir, pelo contrário, ela só aumenta a cada novo livro dela que eu tenho o prazer de ler.
PS: Carry On, será o próximo lançamento da autora, e eu já estou ansiosa! Hey Novo Século, não nos deixe esperando por muito tempo ♥
NOTA:

Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline). Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens para a Disney e discute sobre coisas que não são muito importantes. Ela vive em Nebraska com seu marido e dois filhos. (SKOOB)
Nossa, me deixou mais ansiosa do que eu achava possível estar. Amei o Neal e essa parte do telefonema mágico. A Rainbow é a cara da perfeição e com Carry on creio que não será diferente. Super curiosa pra saber como vai ficar uma ficção escrita por ela. ♥
ResponderExcluirBjão, Carol.
Já ouvi falar muito desse livro e de todos os outros da Rainbow. Nunca tive a oportunidade de ler nenhum, mas pela sua resenha pude ver que é melhor eu ir adiantando isso aí, já que ela parece ser uma autora maravilhosa, e escreve livros com histórias totalmente originais, o que é difícil hoje em dia.
ResponderExcluirAdorei a resenha e seu blog é lindo.
Bjs
http://myself-here1.blogspot.com.br/
Eu confesso que curto comédia romântica e gostei dessa atemosférica nostálgica que o livro traz consigo. O livro me soa como uma última leitura para se fazer num final de domingo de chuva :)
ResponderExcluirElder F.
oepitafio.blogspot.com.br
Nossa, me deixou mais ansiosa do que eu achava possível estar. Amei o Neal e essa parte do telefonema mágico. A Rainbow é a cara da perfeição e com Carry on creio que não será diferente. Super curiosa pra saber como vai ficar uma ficção escrita por ela. ♥
ResponderExcluirBjão, Carol.
Oi Thais!! Ai amei a sua resenha!! Acabei de ler Anexos agoraaaa!! Exatamente as 3h10 da manhã, não consegui parar de ler pra ir dormir, e tô feliz que eu não parei, essas olheiras vão super valer a pena! Tô com um sorriso de orelha a orelha aqui, só falta Ligações pra mim ♥ Eu já tô mais que curiosa pra saber como é essa viagem ao tempo e já saquei que eu tenho que ter paciência, isso aconteceu comigo em E&P, Fangirl e em Anexos, já entendi! É só esperar que eu serei devidamente recompensada haha Como sempre, amo as suas fotos ^^ Beijos!
ResponderExcluirhttp://www.trocandodisco.com.br/
Fernanda tudo bem?
ResponderExcluirhá algum tempo eu estou querendo ler esse livro, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e a sua me despertou a vontade de ler ainda mais, achei interessante você falar que os personagens só te ganharam por volta da página noventa mas que você nunca desiste de um livro, eu também penso assim. Bjsss
blog http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
A sua resenha é a primeira que leio sobre esse livro. Adorei a ideia do telefone mágico e to doida pra ler o livro. Mas to surpresa agora que você disse que leva 90 páginas pra agitação começar!!! Assim fica difícil mesmo.
ResponderExcluirhttp://despindoestorias.com/2015/resenha-objetos-cortantes-gillian-flynn/
Olá!
ResponderExcluirAdorei a resenha! Já tinha visto muita gente ansiosa pelo livro e ainda não tinha lido uma resenha, e confesso que a sua me fez querer o livro agora mesmo.
Infelizmente ainda não li nada da autora, mas quero MUITO ler, e em breve, pois é muito dificil encontrar alguém que não goste dos livros dessa mulher, haha!
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/04/tbr-maratona-literaria-24-horas-x2.html
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha, essas fotos estão incríveis!
Acredita que ainda não li nada da autora? Tenho o Eleanor & Park aqui em casa e quero ler em breve pois me falam sempre que é ótimo, mas até hoje não li ainda.
Achei a capa desse livro muito linda, a editora arrasa nas capas dos livros das Rainbow.
Fico feliz que tenha gostado do livro!
Beijão ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Ai, meu Deus! Não consigo mais ler resenhas sobre esse livro sem que meu coração fique apertadinho de vontade de lê-lo. Quero-o tanto!
ResponderExcluirSuas fotos são lindas! Parabéns.
www.bonitapordentro.com
Eu nunca li nada dessa autora, mas, ultimamente só leio ótimas opiniões acerca de suas obras, e querendo ou não fico curioso, e com sua resenha não foi diferente, fiquei bem instigado a ler. Amei as fotos.
ResponderExcluirBeijos.
http://marcasliterarias.blogspot.com.br/
Oiee!
ResponderExcluirPrimeiramente adorei as fotos, e a capa também é muito bonita!
Ainda não li nada da autora, mas a Iza do blog adora! E aposto que ela vai ler Ligações também. Curti a premissa do livro e parece bem legal, além de todo mundo indicar, falar bem e tal. Acho que eu iria gostar, como leitura leve!
Curti muito sua resenha, parabéns!
Beijo!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirAdorei a capa, é muito bonito!
Não conhecia a autora e nunca li nada da mesma, mas me interessei bastante. Curti bastante a premissa do livro e parece ser legal. Acho que vou gostar!
Amei o blog!
http://livrosmaslivros.blogspot.com.br/