DecapitadosTitulo Original: Decapitados
Autor: Leonardo Brasiliense
Editora: Benvirá
Ano: 2014
Edição: 
Páginas: 125
Gênero: Literatura Brasileira 

Decapitados - Em uma demonstração de carinho e respeito, os moradores de Vale São José, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, decidiram retirar o crânio do falecido monsenhor e mantê-lo em uma urna de vidro no cemitério. Assim, ele jamais seria esquecido.Mas, quando a relíquia religiosa desaparece, tanto as instituições quanto as relações entre as pessoas são desestruturadas, e a cidade se transforma em uma grande confusão. Em meio ao caos está o jovem Alexandre, que encontrou, sem querer, o objeto desaparecido, e vê todo o seu futuro assim como o da cidade ameaçado por não fazer ideia de como devolve o crânio o crânio sem ser descoberto. (SKOOB)

Alexandre acorda em sua pacata e interiorana cidade achando que terá mais um dia comum e entediante de sua vida. No entanto, um cranio muito conhecido - não só por ele, mas por toda sua cidade - que está sobre o tapete do seu quarto mostra que o dia de Alexandre será tudo menos comum ou entediante.

O cranio sobre o tapete de Alexandre é do Monsenhor, uma especie de guardião da cidade. O cranio fica exposto em uma urna de vidro no cemitério da cidade, para que toda a população possa prestar respeito a ele, e também não esquece-lo. Por isso, Alexandre sabe que voltar com o cranio para a Urna sem que ninguém o culpe pelo "roubo" é praticamente impossível.

Quando o sumiço do cranio vem a publico, a cidade se transforma em uma grande confusão. Pessoas começam a incriminar umas as outras, sem nenhuma prova, apenas para poder se safarem de uma possível acusação. Alguns fatos começam a ser justificados pelo sumiço do cranio e algumas mortes também. Acredita-se que com o sumiço do cranio, maldições e desgraças irão pairar sobre a cidade.

Enquanto tenta descobrir como o cranio foi parar em seu quarto e como fará para devolve-lo sem que ninguém descubra que foi ele, Alexandre embarcará numa intrigante aventura que mudará pra sempre o rumo de sua vida.


Esse livro foi um misto de boas e não tão boas assim surpresas. Apesar de amar um bom livro de suspense/policial, quando esse livro chegou para mim, eu não estava tão animada para lê-lo. No entanto, ao iniciar a leitura, o autor conseguiu me ganhar e eu fui ficando cada vez mais curiosa em relação a narrativa.

Mas quase nas ultimas paginas do livro, eu achei que a história se embolou e ficou muito confusa, e acabei me perdendo e não entendendo o final. O que me decepcionou bastante e frustrou toda a boa leitura que eu tinha feito do livro.

A diagramação desse livro é muito interessante, e eu achei que foi bem feito os cortes de capitulo, e que assim eles contribuíram para o crescimento do texto.

Talvez, daqui um tempo eu releia esse livro para poder tentar entender o final. Mas para aqueles que gostam de um bom livro policia 'Decapitados' é uma ótima indicação.

NOTA: 


Leonardo Brasiliense publicou, entre outros, os livros Adeus conto de fadas (7 Letras, 2006, Prêmio Jabuti na categoria Juvenil em 2007 e selecionado para o PNBE 2009) e Três dúvidas (Companhia das Letras, 2010, Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas em 2011).                                                                                                                                                                                                             

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. nossa que chato que no final desandou a história, mas eu não curti muito a premissa do livro sabe. não só é esquisito como não me chama nem um pouco a atenção. por isso passo a leitura, mas a diagramação pelo pouco que vi está legal.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Eu achei a premissa desse livro bem diferente e interessante, apesar de não ter uma capa muito bonita, ela condiz com a história, ao menos até a parte que sei. Fiquei levemente interessado no livro, quem sabe não leio.
    Ótima resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. olá Ana,
    Eu amo livros policiais, esse eu não conhecia e estava gostando muito da sua resenha, achei muito interessante e cheio de mistérios, mas quando você falou que o final ficou embolado e que não conseguiu entender, me desanimou também, gosto de livros com suspense, mistérios e surpresas, mas que no final tudo s encaixe

    ResponderExcluir
  4. Histórias policiais não fazem o gênero que costumo ler, mas até que seria uma boa obra para dar uma oportunidade. Gostei muito da sua resenha! E uma pena que o final tenha te decepcionado.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Adorei o enredo, não é algo que a gente esteja acostumado a ver todos os dias. Eu com certeza leria, mas seu comentário sobre o final me deixou com um pé atrás. Ainda assim, é bom nos mesmos lermos para tirar as conclusões que tiverem de ser tiradas, certo? Darei uma chance.
    Com carinho,
    Celly.


    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Adorei o enredo, não é algo que a gente esteja acostumado a ver todos os dias. Eu com certeza leria, mas seu comentário sobre o final me deixou com um pé atrás. Ainda assim, é bom nos mesmos lermos para tirar as conclusões que tiverem de ser tiradas, certo? Darei uma chance.
    Com carinho,
    Celly.


    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!