O Festival Literário Internacional de Paraty é considerado o maior evento da cidade, mas sua realização vai além disso. A Flip já é sinônimo de grande sucesso, iniciada em 2003 e hoje reconhecida como um dos principais festivais de literatura do mundo. É caracterizada principalmente pela presença de autores e profissionais renomados e respeitados pelo público nacional e estrangeiro.
Apesar de pequena, a cidade de Paraty é extremamente hospitaleira durante o ano, e não seria diferente frente a um grande evento. Recebe pessoas de todas as idades nos cinco dias de festival e mais de 200 programações, entre shows, debates, exposições, oficinas, filmes e até mesmo apresentações de escolas. Os grandes eventos ainda contam com tradução simultânea e transmissão ao vivo nos telões da cidade e pela internet.
O festival é realizado pela Associação Casa Azul, e as atividades são divididas em 4 cenários: Flip - Programação Principal, FlipMais, FlipZona e Flipinha. A segunda diz respeito a uma programação paralela a principal, porém complementar. Na Casa da Cultura de Paraty e em outros locais da cidade, a FlipMais é a responsável por promover pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, além das exposições e debates.
A FlipZona foi criada em 2009 como uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia – dedicada principalmente aos jovens. Nos dias de festa, conversas, pautas, produções de texto e apresentações são realizadas, com o intuito de aproximar os jovens da leitura. Mas, o incentivo é oferecido durante todo o ano, da mesma forma que acontece com a Flipinha, uma ação social e educativa para as crianças.
Com todas as ações, o evento pretende promover a literatura, além de oferecer um espaço para a discussão de temas relevantes do cotidiano, sendo assim essencial para todos e crescendo a cada ano com a presença de importantes profissionais. Em 2014, por exemplo, a 12ª Flip aconteceu dos dias 30 de julho a 3 de agosto, e fez homenagem a Millôr Fernandes. O dramaturgo, escritor, desenhista e tradutor foi participante da primeira edição do evento, sendo assim um nome mais que especial para o Festival Literário de Paraty.
A programação principal da Flip é realizada na Tenda dos Autores, no auditório com cerca de 850 lugares, que reúnem os mais diversos convidados para uma conversa informal. Dentre os destaques do ano passado estavam Gal Costa, que fez o show de abertura; Antonio Prata e os humoristas Gregorio Duvivier (Porta dos Fundos) e Hubert, além do músico Edu Lobo, os jornalistas Glenn Greenwald, David Carr e Andrew Solomon, as escritoras Jhumpa Lahiri e Eleanor Catton, a atriz e também escritora Fernanda Torres, além de outros cineastas, ativistas, arquitetos, escritores e grandes nomes do jornalismo brasileiro. Para reservas seu lugar em uma das pousadas em Paraty acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/paraty/
Adoro esses festivais.
ResponderExcluirAlém de ser ótimos para quem já gosta de ler, atrai muita gente para esse nosso maravilhoso mundo. Paraty é uma cidade linda, um dia ainda irei conhecer :) Só me lembro de Crepúsculo, haha.
Beijocas,
www.segredosentreamigas.com.br