Nos dias 10 e 12 de abril aconteceu o 8º Festival da Mantiqueira - Diálogos com a literatura, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP). O evento reuniu diversos escritores brasileiros em atividades gratuitas. Com a proposta de balancear as tendências da literatura brasileira contemporânea em suas diversas manifestações, o tema deste ano foi “Todos os Cantos”.
O cantor Renato Teixeira foi uma das primeiras atrações confirmadas pela programação e ele abriu o festival. O músico se apresentou com canções clássicas como “Romaria” e “Tocando em Frente”. Outra atração super esperada na abertura foi o escritor Affonso Romano de Sant’Ann, com a conferência “O Amor na poesia ocidental”. Ao todo, 31 autores participaram, para mais detalhesbasta visitar a página do evento http://festivaldamantiqueira.com.br/2015/participante.
A curadoria desta edição é de responsabilidade do escritor Luiz Ruffato, autor das obras Eles eram muitos cavalos (2001), De mim já nem se lembra (2006), Estive em Lisboa e lembrei de você (2009), Flores artificiais (2014) e do projeto Inferno Provisório, composto por cinco volumes.
Antes do evento, a organização preparou uma prévia para ‘esquentar’ o festival. O poeta e cronista Fabrício Carpinejar - do qual já resenhamos vários livros aqui no blog - foi a atração no centro de eventos Expo Vale Sul. Ele conversou com o público sobre as maneiras de viver de literatura no Brasil. O encontro estava aberto ao público que fez a pré-inscrição com antecedência no site do Festival da Mantiqueira.
O Governo do Estado de São Paulo é responsável pela realização desse festival, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). A programação completa você pode encontrar no site do festival. Para outras informações sobre restaurantes e pousadas em São Francisco Xavier acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/sao-francisco-xavier/
XOXO
Olá, tudo bem??
ResponderExcluirAdorei a proposta do evento... Uma pena não ter isso aqui em Curitiba. Já li uma resenha do Fabrício e adorei a obra dele!
XOXO
Umnovo-roteiro.blogspot.com
Pá: te vejo lá no meu cantinho, né??
Ahhh que legal, adorei essa iniciativa!!!
ResponderExcluirUma pena não morar por perto, de vez em nunca aqui na minha região tem algo do tipo mas ainda tenho esperança ;) já li alguns livros do Fabrício Carpinejar e gostei muito.
\ e viva ao mundo com mais eventos assim /
beijão*...*
http://notinhasderodape.blogspot.com.br
Iniciativa incrível!! Realmente é uma pena eu morar tão longe, algum dia eu vou ( rs rs) Já li resenhas de alguns livros do Fabrício e adore.
ResponderExcluirBjs
http://livrosmaslivros.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirAdorei a iniciativa, ainda mais porque hoje em dia quase não existe mais eventos assim e ainda com atrações como essas!
Pena não ter uma assim em São Paulo, se não eu certamente iria!
Beijos
ummundochamadolivros.blogspot.com
Oi Thais, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a iniciativa incrível e o evento deve ter sido muito legal!
Uma pena nunca ter nada do tipo aqui na minha cidade e nem na cidade vizinha! Ei iria adorar poder participar...
Beijo :*
http://www.livrosesonhos.com/