Título Original: Midnight in Austenland
Autor: Shannon Hale
Editora: Record
Tradutor: Regiane Winarski
Ano: 2015
Gênero: Romance estrangeiro
Páginas: 320
Comprar: Saraiva
Sinopse: Meia-Noite na Austenlândia - Charlotte Kinder é bem-sucedida nos negócios, mas não no amor. Tentando se reerguer após um doloroso divórcio — e ainda obrigada a ver o ex-marido se casar com a amante —, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Sem esperanças, se presenteia com duas semanas na Austenlândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen. Lá, todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes. Todos em Pembrook Park devem desempenhar um papel, mas, com o passar do tempo, Charlotte não tem mais certeza de onde termina a encenação e começa a realidade. E, quando os jogos na casa se mostram um pouco assustadores, ela descobre que talvez nem mesmo o chapéu mais bonito poderá manter sua cabeça grudada ao pescoço. Ao contrário do que se poderia pensar, Pembrook Park se revela um lugar intimidante, e a experiência de Charlotte passa a ser muito diferente da descrita no pacote de férias. (SKOOB)
Algum tempo atrás eu postei aqui sobre o filme 'Austenland', porém eu não sabia que era uma adaptação do primeiro livro da série de Shannon Hale, lançada ano passado aqui no Brasil pela Editora Record. Quando eu decidi ler 'Meia-Noite na Austenlândia' eu já tinha as minhas suspeitas, mas só confirmei depois que realmente dei inicio a leitura. O que não me atrapalhou em nada, pois mesmo antes dessa confirmação, eu sabia que um livro não era exatamente uma sequência do outro.
Em 'Meia-Noite na Austenlândia' conhecemos Charlotte, uma grande empresária, mãe de dois filhos, mas que não teve muito sucesso em sua vida amorosa. James, seu ex-marido, costumava traí-la e a largou para viver com uma outra mulher, o que fez Charllote desistir do amor, e não conseguir se envolver novamente com mais ninguém.
Um belo dia, em frente as suas anotações da adolescência, ela se depara com uma lista onde ler os romances de Jane Austen, era um dos tópicos. Charlotte sempre leu livros de suspenses, ao estilo Agatha Christie, e agora vendo que não tinha muito sorte no amor, decidiu procurar por ajuda nas estórias de Austen. Quem sabe a solução de seu problema estaria lá? Charlotte devorou livro por livro, e mergulhou profundamente no universo de Austen, de forma que a levou a procurar por algo mais, algo que estivesse a seu alcance, ali na vida real, e foi assim que descobriu 'Austenlândia'.
Austenlândia nada mais é do que uma pousada temática, onde na mansão de Pembrook Park, todos vivem como na época dos romances de Austen, e os homens, que na verdade são atores contratados, tratam suas hospedes como perfeitos cavaleiros. Tudo que não esteja de acordo aos costumes da Inglaterra Regencial, - como a tecnologia por exemplo - é deixado de fora do cenário. Então para se entreter, bordados, caças e jogos são as atividades praticadas na mansão.
Uma certa noite, todos se reúnem para brincar de 'Assassinato Sangrento', uma espécie de jogo parecida com 'Detetive', onde o assassino da rodada deve ser desvendado, só que em uma espécie de pique esconde. É aí que nossa protagonista se depara com um ambiente secreto e a visão de algo que se parece com a mão de um cadáver. O único problema, é que em meio a tanta interpretação e as brincadeiras misteriosas do Coronel Andrews, Charlotte já não sabe mais o que é real ou não. E na tentativa de não se iludir novamente com o amor, ela se dedicará a descobrir os mistérios que rondam os bastidores de 'Austenlândia'.
Pode até parecer loucura eu decidir ler este livro, visto que eu nunca li nada escrito por Jane Austen ou Agatha Christie, mas foi justamente a junção desses dois universos que me deixaram instigada pela leitura. Eu sempre fui fã de romance, mas também aprecio um bom suspense. Então, quando vi que Shannon Hale uniria os mundos de duas autoras de grandes referencias desses dois gêneros, não consegui ignorar e não desejar lê-lo.
Quanto a essa criativa ideia eu não sei até que ponto poderia elogiar Shannon Hale, visto que não li os livros de Jane e Aghata, mas garanto que dentro dessa estória, romance e suspense caminham juntos, na proporção certa. Além do mais, com seus personagens a diversão também é algo garantido. O inicio do livro pode até parecer um pouco monótono, pois a narração nos conta um pouco do passado de Charlotte, em relação a traição do marido. Mas isso é por pouco tempo, já que estamos começando a conhecer a protagonista, depois de alguns momentinhos de devaneios começamos aperceber o quanto Charlotte é divertida. As suas discussões com seus pensamentos mais profundos, e o seu jeito curiosa de ser, foram o que mais me agradaram nela.
Resumindo, 'Meia-Noite na Austenlândia' é um romance mesclado com suspense, baseado nos mundos criados por Janes Austen e Aghata Christie, e não um livro para se comparar ou superar ao das autoras. Nele é possível se divertir, suspirar e temer ao mesmo tempo. Recomendo para todos que gostem da junção de vários gêneros em um único livro. A leitura é leve, flui com muita facilidade, as páginas são amareladas e a diagramação da Editora Record está divina.
Nota:

Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.
Eu nunca fui muito fã de romance, apesar de amar a saga do Tigre (romance, infelizmente é o que não falta nos livros da série), mas gosto bastante de um suspense e acho que, romance na medida certa pode até me atrair. Costumo ler mais sobre aventura e fantasia do que livros dos gêneros citados na resenha, mas me interessei pela trama e tentarei lê-lo em breve. Também fiquei encantada com a obra feita na capa. A combinação de preto e azul é uma de minhas preferidas. Hah.
ResponderExcluirBeijos, Fay.
Império Imaginário
Oi, Thais! Tudo bem? Nunca li nenhum livro da Jane Austen ou da Agatha Christie (dessa eu pretendo ler vários), mas fiquei bem interessado no livro! Achei a premissa dele de juntar romance (inspirado nos livros da Jane) com suspense (inspirado nos livros da Agatha) bem legal e a capa da obra é bem bonita! *-* Parabéns pela resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br
Que sonho passar uns dias em Austenlândia, não?? =D
ResponderExcluirBeijos,
http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirFiquei curiosa para ler esse livro, nunca li os livros de Jane e e Agatha, mas a história parece ser legal, foi boa ideia da autora juntar as autoras e escrever uma história <3
Beijos - www.doceliterario.com
Não li Austenlândia, mas assisti o filme me interessei MUITO pelo livro. Nem sabia que teria essa 'continuação' e ainda mais envolvendo suspense à lá Agatha Christie *_* Com certeza entrou pra minha lista de desejados <3 Espero poder ler os dois ainda esse ano.rs
ResponderExcluirBeijos
http://mon-autre.blogspot.com/
Oláá
ResponderExcluirPoxa, deve ser um livro muito gostoso de ler, romance com suspense, misturado haha ótimo, eu adoro os dois gêneros então com certeza iria curtir o livro.
A capa está muito bonita e sua resenha bem informativa, adorei.
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Estou realmente querendo muito esse livro. Esse e o primeiro, que ainda não li, mas a cada resenha cresce a vontade de me envolver na história.
ResponderExcluirAdorei a capa. E seu blog.
Café com Letras
Oi!! Ual, primeiramente vou comentar sobre a capa e a contracapa, que estão INCRÍVEIS! Este é o segundo né? Li várias resenhas dos dois, e o primeiro não me despertou muita curiosidade rsrs, mas o segundo sim kkkkkk, coisa doida o.O
ResponderExcluirSua resenha está ótima, e me deixou curioso para lê-los, parecem ser bem legais mesmo, ainda mais que é meio suspense rsrs.
Beijos!
Oi!
ResponderExcluirJá tinha visto essa capa e achei linda! Tinha ficado curiosa pra saber do que se tratava, mas não parei pra ler sinopse nem nada.
Agora vindo aqui, li a sinopse e sua resenha, e fiquei mesmo interessada no livro.
Assim como você, eu também nunca li nada da Jane e nem da Aghata, mas como isso não interfere na leitura e compreensão da historia, vou fazer como você e me arriscar! rs
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Olá :)
ResponderExcluirNossa, que estranho ver algumas pessoas amando e outras odiando esse livro. Uma amiga minha está indignada e faltou palavrões para xingar a obra na minha inbox, haha. É ótimo ver dois lados da mesma história. Sou bem curiosa para ler esses livros, principalmente porque amo Jane Austen e porque a Aghata é genial.
Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br/